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Como vender no Google Shopping? Passo a passo e dicas para turbinar as vendas

Saber como vender no Google Shopping é crucial para todos os tipos de negócio. Afinal, você já deve ter percebido que quando alguém deseja comprar um produto na internet a pessoa pesquisa no Google, não é? 

Esse comportamento padrão dos consumidores traz grandes oportunidades de vendas para o varejo online, ainda mais quando falamos de um mercado que faturou R$ 161 bilhões em 2021, segundo levantamento da Neotrust.

Claro que, para aproveitar todo o potencial da internet, a sua loja virtual precisa aparecer nos resultados das buscas e umas das formas de fazer isso é justamente pelo Google Shopping.

Exibir suas mercadorias online é mais fácil do que você imagina. Então, vem com a gente que vamos te ensinar como vender no Google Shopping e impulsionar suas vendas online.

Conheça as melhores estratégias para vender online

O que é o Google Shopping?

De forma simplificada, o Google Shopping é uma vitrine virtual integrada com a ferramenta de pesquisa do Google que serve como um comparador de preços.

Nessa plataforma, as mercadorias de diversos e-commerces são exibidas de acordo com a pesquisa do usuário.

Se o consumidor buscar por “celular Samsung”, por exemplo, irá encontrar anúncios online de diversos modelos deste smartphone vendidos por diferentes lojas virtuais

Esses anúncios podem ser gratuitos ou pagos (anúncios do Shopping). Contudo, vale deixar claro que a listagem de produtos gratuita aparece abaixo das versões pagas. Veja só o exemplo:

Você pode também pode aparecer no Google para chamar a atenção dos usuários e atrair mais clientes em potencial para sua loja. Basta aprender como vender no Google Shopping.

Tipos de anúncio do Google Shopping: saiba quais são

Além de poder anunciar de forma paga ou gratuita, também existem dois tipos de anúncios do Google Shopping. São eles:

  • anúncios de produto: criados com base nos dados de mercadorias enviados pelos  Merchant Center.
  • anúncios de inventário local: ativados por buscas locais (nas proximidades) para aumentar tráfego em lojas físicas. 

Quais as vantagens de vender no Google Shopping?

Existem inúmeras vantagens de aprender como vender no Google Shopping, mas a principal é impulsionar suas vendas. 

Isso ocorre porque os anúncios aparecem para inúmeros usuários que possuem intenção de compra. Segundo a pesquisa Social Commerce, feita pelas empresas Opinion Box e Social Miner, 61% dos entrevistados usam o shopping do Google para buscar produtos.

Logo, colocar sua empresa neste espaço ajuda a atrair um público-alvo altamente qualificado para sua loja e, consequentemente, vender mais.

Além disso, nos anúncios do Google é possível adicionar as informações mais importantes sobre seus produtos, como modelo, preço e avaliações.

Com isso, você facilita a tomada de decisão e consegue encurtar a jornada de compra até o consumidor decidir adquirir o produto.

Outro ponto forte é que os produtos do Google Shopping ganham destaque, pois aparecem antes de todos os outros resultados, até mesmo dos anúncios do Google Ads. Confira o exemplo:

Tudo isso ainda colabora para aumentar a sua presença digital, o que possibilita que sua marca e seus produtos sejam conhecidos por um número maior de pessoas.

Como vender no Google Shopping: passo a passo

Vender no Google Shopping não é uma tarefa difícil, mas existem algumas etapas essenciais que você deve seguir para anunciar seus produtos. Confira a seguir o passo a passo:

1. Crie sua conta no Merchant Center

A primeira etapa é criar uma conta no Google Merchant Center. Será necessário preencher as informações do seu negócio e seguir os passos de verificação para garantir que você é o proprietário da loja.

2. Cadastre seus produtos

Em sua plataforma de e-commerce, ative a integração com o Google Shopping. Assim, os dados dos produtos serão importados automaticamente do seu site para a plataforma.

Caso não consiga realizar a integração, você pode buscar por extensões ou aplicativos que extraiam os dados dos produtos do seu site em arquivos XML ou Planilhas do Google.

Depois, é só subir esses dados no Merchant Center. No vídeo abaixo, a equipe do Google ensina como fazer upload do seu repositório de produtos:

Também é possível cadastrar manualmente os produtos que você deseja anunciar. Será necessário preencher informações como nome do produto, marca, foto, descrição, categoria, etc.

3. Integre o Google Merchant Center ao Google Ads

Acesse sua conta do Merchant Center e vá no menu suspenso que contém três pontos. Depois clique em “vinculação de contas” e selecione “Google Ads”. Por fim, digite o seu ID e clique em adicionar.

4. Crie sua campanha

Agora você já pode criar suas campanhas no Google Shopping. Para isso, acesse o Google Ads e siga as seguintes etapas:

  1. Vá em Campanhas;
  2. Clique no botão de adição (+);
  3. Selecione a opção “Nova campanha”;
  4. Em Tipo de campanha, selecione Shopping;
  5. Selecione o tipo de campanha (Vendas, Leads, Tráfego);
  6. Configure o orçamento da campanha;
  7. Clique em Salvar e continue;
  8. Opte por promover seus produtos individualmente ou usar o Showcase Shopping para promovê-los coletivamente.

Como vender no Google Shopping: custos e investimentos

Como vimos, você pode configurar o Google Shopping para que seus produtos apareçam nas listagens gratuitas dos resultados de pesquisas. Ou seja, sem precisar investir nada por isso.

Agora, se você quiser e puder investir um pouco mais, pode usar o Google Ads, uma ferramenta de publicidade paga que aumenta as chances dos seus anúncios serem acessados pelos usuários.

Com ela, além de aparecer no topo dos resultados de pesquisas do Google e Google Shopping, seus produtos também serão mostrados em outros sites.

Já os custos com a ferramenta variam de acordo com as configurações de orçamento. Dentro do Google Ads, você definirá o limite mensal que poderá gastar com publicidade paga.

Não há valores mínimos para anunciar. Além disso, você só será cobrado quando o usuário clicar no anúncio — custo por clique (CPC). 

Como vender mais pelo Google Shopping?

Agora que já sabe como vender pelo Google Shopping, é importante conhecer algumas estratégias para aproveitar todo o potencial desta plataforma e, assim, impulsionar suas vendas.

Com algumas ações simples, você conseguirá conquistar resultados ainda melhores de taxas de conversão e retorno sobre investimento. Confira:

  • capriche nas fotos de produtos;
  • crie descrições completas, atrativas e relevantes para o usuário, além de incluir palavras-chave referentes ao item;
  • seja detalhista quantas às características da mercadoria;
  • evite o uso excessivo de de linguagens promocionais;
  • otimize o título dos produtos para que tenham menos de 70 caracteres;
  • categorize os produtos corretamente no Google Shopping;
  • adicione contagem de estoque na página do produto;
  • ofereça frete grátis para se destacar da concorrência.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como vender no Google Shopping e descobriu as vantagens de aparecer nos resultados de pesquisa. Aumento das vendas e maior presença digital para sua marca são alguns dos benefícios.

Além disso, trouxemos algumas estratégias para otimizar seus anúncios e se destacar da concorrência nesta plataforma, como oferecer frete grátis.

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