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Como fazer promoções que vendam mais em sua loja virtual

Tem uma loja virtual e precisa aprender como fazer promoções para bombar as suas vendas? 

 

Saiba que essas ações são uma excelente oportunidade para impulsionar as compras online do seu e-commerce e movimentar o seu estoque.

 

Mas para garantir que essas estratégias de vendas alcancem, de fato, o resultado esperado, é importante que você leve em consideração uma série de fatores para que o “tiro não saia pela culatra”. 

 

Para poder aproveitar essas ações ao máximo, confira as dicas de como desenvolver promoções de sucesso. Vem com a gente!

 

Confira nossas dicas para vender mais pelas redes sociais

Como fazer promoções de sucesso em sua loja virtual?

Para você lojista que deseja fazer uma campanha promocional sem comprometer a lucratividade do seu negócio, saiba que o primeiro passo é entender o que possível oferecer em termos de descontos sem comprometer o seu orçamento.

 

Lembre-se que, de nada adianta fazer promoções geniais se, na hora que acabar a campanha, a conta do seu caixa não fechar. 

 

Por isso, antes de colocar em prática qualquer ação, olhe para dentro e entenda até que ponto seu ecommerce pode garantir vantagens ao seu público sem prejudicar o seu caixa. Feito isso, você pode começar a definir as suas estratégias. 

Dicas de como fazer promoções

Agora que você já sabe o primeiro passo para fazer uma campanha de sucesso, vamos te guiar nas etapas para colocar em prática as ações promocionais do seu comércio eletrônico. Confira!

Defina o público-alvo

Essa dica até pode parecer óbvia, mas a verdade é que ela é muito relevante quando o assunto é como fazer promoções criativas para lojas virtuais. 

 

Vamos pensar o seguinte: se tem um ecommerce com um mix de produtos variados, você pode fazer uma promoção de roupas infantis, por exemplo.

 

Sendo assim, sua campanha será destinada para um público específico, ou seja, para as mães. Diferente, se a ideia fosse fazer promoções de calçados masculinos, quando as ações são direcionadas para homens.

 

Por isso, dentro do grupo de consumidores que compram da sua loja, você precisa determinar a quem esse campanha se destina com base nos produtos que entrarão em promoção. 

 

Esse cuidado é extremamente importante para desenvolver estratégias de promoção de vendas direcionadas de acordo com o perfil do seu cliente. 

Tenha claro o seu objetivo

Essa é uma etapa importante para o sucesso das suas ações. Para ter bons resultados, você precisa determinar antes de tudo qual o objetivo das suas campanhas? 

 

As vendas estão fracas e quer atrair o máximo de visitantes para toda a loja? Quer dar saída para alguns produtos que estão parados no estoque?  

 

Precisa aumentar as vendas em uma data comemorativa como o Dia dos Pais, Dia das Mães ou Dia dos Namorados?

 

Independentemente da intenção, é preciso que o seu objetivo esteja muito claro, pois, esse cuidado será extremamente importante na hora de divulgar a sua campanha.

Selecione os produtos participantes

Entre as práticas mais importantes de como fazer promoções, selecionar os produtos participantes estão no topo da lista.

 

Para obter sucesso, é importante que você entenda quais itens, de fato, podem garantir um bom retorno para a sua loja virtual. De nada adianta colocar um produto que a margem de lucro é baixa e você só vai perder dinheiro.

 

Claro que muitas promoções tem como objetivo de atrair consumidores para a sua loja, mas, mesmo assim, tome cuidado ao colocar essas estratégias em prática. 

Tipos mais comuns de promoções

Para você entender como fazer uma promoção para atrair clientes, é importante conhecer as modalidades mais comuns usadas por e-commerces de diferentes segmentos para aumentar as vendas. Confira!

Promoções em datas especiais

Essa modalidade de promoção é a mais comum, já que acontecem em datas especiais, onde o comércio eletrônico deseja faturar. 

 

Jamais fique de fora de datas, como Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Pais, que são os períodos que apresentam maior faturamento. 

Promoções surpresa

Promoções fora de época também trazem muito retorno para os varejistas online. Isso porque, você oferece a oportunidade do seu cliente comprar aquele produto que ele estava querendo com um ótimo desconto.

 

Você pode fazer também uma promoção surpresa para os clientes nascidos em determinado mês, por exemplo, ou até criar um aniversário simbólico da sua loja. 

Promoções relâmpago

Esse tipo de promoção acontece por um prazo determinado. Por exemplo: “24 horas de saldão”,  “semana de promoção de queima de estoque”, “descontos da madrugada”. 

 

Essas são algumas das ideias de campanhas que funcionam muito bem para aumentar as vendas de um determinado período. 

Promoções de carrinho abandonado

Essa promoção de carrinho abandonado deve ser uma ação mais segmentada. Ou seja, você oferecerá descontos apenas para os consumidores que entram na sua loja, colocaram produtos no carrinho, mas saíram sem concluir a compra.

 

Nesse caso, há ferramentas que identificam a movimentação dos seus usuários e quais deles deixaram itens no carrinho. 

 

A partir desse rastreio, é possível disparar e-mails ou mensagens oferecendo desconto nesses produtos e convidando o cliente para voltar ao site.

Promoções de frete

Para você, lojista, que precisa entender como planejar uma promoção, leve em consideração a realização de ações promocionais para frete grátis.

 

Para você ter uma noção, os altos custos para o envio de encomendas são um dos principais motivos que levam os consumidores a desistirem da compra. 

 

Isso é o que revela uma pesquisa feita pelo Instituto de Baymard. De acordo com o levantamento, 60% dos clientes desistem de uma compra devido aos valores elevados do frete. 

 

Para oferecer frete grátis, por exemplo, é possível determinar um valor mínimo de compras, para uma região específica ou para um determinado produto.  Essa ação promocional, sem dúvida, garantirá boas vendas para a sua loja virtual. 

Conclusão

Aprender como fazer promoções é fundamental se você deseja aumentar as vendas do seu comércio eletrônico.

 

Mas lembre-se sempre que antes de colocar qualquer ação em prática, é necessário determinar os objetivos da sua campanha, definir o seu público-alvo e selecionar os produtos certos para entrar em promoção. 

 

Escolha também o tipo de campanha que mais coerente com os seus objetivos para que as suas estratégias tenham sucesso. Mas independentemente do tipo de promoção que escolher, é importante que tenha total cuidado com o seu processo de entrega.

 

De nada adianta desenvolver as melhores estratégias, se o produto chegar com atraso para o seu cliente ou ter problemas de avaria. Se você, lojista, que garantir o melhor envio de entrega para seu cliente, conheça a Kangu.

 

Nossa plataforma de entregas tem parcerias com transportadoras de todo o Brasil, além de oferecer pontos de entrega e retiradas de produtos perto de você.

 

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Diogo Inoue

Head of Sales

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