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Clube de assinatura: opções e estratégias para aplicar em 2021

Nos últimos anos, o chamado clube de assinatura tem sido uma ótima estratégia de marketing para aumentar as vendas, criar um relacionamento sólido entre a marca e os consumidores, além de fidelizar seus clientes. 

Isso porque, com a correria do dia a dia, cada vez mais, as pessoas estão em busca de praticidade, conforto e comodidade. 

E a proposta desse modelo de negócio é justamente essa: fazer com que os produtos cheguem nas casas dos clientes de forma recorrente e sem complicações. 

Segundo pesquisas, no Brasil, esses clubes de assinatura geram um montante de  bilhão de reais por ano ano.  Já nos Estados Unidos, esse número é ainda maior, chegando a 10 bilhões por ano. 

Quer aprender como estruturar um clube de assinatura no seu negócio? Vem com a gente, pois  separamos dicas de como aplicar essas estratégias em 2021 e as opções mais vantajosas do mercado. 

 

Incentive seus clientes a fazer o unboxing de seu clube de assinatura.

O que é e como funciona um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura são basicamente um modelo de negócio voltado à compra recorrente de produtos ou serviços. Esse formato é o mesmo das assinaturas de jornais, onde os leitores recebiam os exemplares em casa. 

A ideia desse modelo de negócio é garantir uma boa experiência de consumo e incentivar a retenção e fidelização de clientes, já que os assinantes pagam um valor mensal por determinado plano e recebem os produtos periodicamente.

Ao final da assinatura, o cliente tem a possibilidade de renovar o plano sem deixar de receber os itens.  

O que é possível vender em um clube de assinatura?

O mercado de serviços por assinatura é muito versátil e possibilita a venda dos mais diversos tipos de produtos. 

Com a popularização desse modelo de negócio, é possível encontrar clubes de assinatura, que vão desde vinhos, cervejas, livros, produtos de beleza, materiais de escritórios, pets e por aí vai.

Como criar um clube de assinatura

Para criar um clube de assinatura que realmente seja interesse para os seus consumidores, o primeiro passo é entender se os produtos oferecidos pelo seu modelo de negócio realmente são itens recorrentes. 

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, faça uma pesquisa de mercado e entenda como os seus concorrentes trabalham, os preços praticados e os produtos mais vendidos nesse formato de negócio. 

Caso esse modelo de trabalho seja viável para a sua empresa, é preciso definir as regras e os planos que serão oferecidos pelo seu serviço de assinatura. Não se esqueça de pensar em toda a logística e custos que essas entregas envolvem.

Feito isso, analise se o seu e-commerce precisará fazer alguma adaptação no site, inserindo uma página específica, onde seus clientes vão escolher os produtos. 

Com todas as questões operacionais concluídas, coloque em prática suas estratégias de divulgação nas mídias sociais, e-mail marketing e por aí vai. Para você que deseja aprender como estruturar um clube de assinatura, não deixe de aproveitar essas dicas. 

Vantagens de vender através de assinatura

O mais legal de aplicar essas estratégias no seu negócio é que esse modelo de venda gera benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende. 

Para os consumidores, o principal benefício, sem dúvida, é a comodidade e o conforto de receber os produtos em casa, sem a necessidade de ter que repetir o processo de compra todos os meses. 

Além disso, essa ansiedade em receber os produtos em casa também gera uma experiência de consumo que encanta seus clientes, já que passa uma sensação de exclusividade. 

Para as empresas, o mercado de serviços por assinatura também é muito vantajoso. Além de estimular as vendas recorrentes e fidelizar os clientes, esse modelo de negócio permite uma previsibilidade de receita, já que é possível saber quanto entrará no caixa.

Somado a isso, você consegue fazer um controle maior do seu estoque, uma vez que a sua equipe saberá exatamente a quantidade de produtos que precisarão ser comprados. 

Alguns exemplos de clubes de assinatura

Hoje em dia, é muito fácil encontrar as mais diversas opções de clube de assinatura, pois esse formato de negócio ganhou o coração dos consumidores de todo o mundo. Listamos aqui alguns exemplos mais comuns do mercado. Confira!

Clube de assinatura de papelaria

O clube de assinatura papelaria é um verdadeiro sucesso, já que há pessoas que são verdadeiras apaixonadas por esse tipo de produto. Nesse segmento, os e-commerces vendem os mais diferentes itens, como cadernos, adesivos, agendas, canetas e por aí vai. 

Entre os clubes mais famosos está o Papel na Caixa que, inclusive, faz muito sucesso por conta dos nomes excêntricos dos planos, como “resistir pra que?” e  “vou com calma”. O que vale é a criatividade para atrair a atenção dos consumidores. 

Clube de assinatura de cosméticos

O setor de cosméticos é um dos segmentos que mais cresce no país, principalmente, na internet.  

De olho nessa tendência, essas empresas de cosméticos investem pesado nos clubes de assinaturas que, claro, garantem ótimo retorno. Entre os clubes mais famosos estão o Glambox, Make Box e My Care Box. 

Clube de assinatura de bebidas

Nos últimos anos, o clube de assinatura de cerveja é um verdadeiro sucesso, principalmente, com o aumento da quantidade de cervejarias artesanais no país. 

O Clube do Malte, Clubeer, BeerFlakes, Beer Bier e Treze Beer são os mais populares entre os cervejeiros de plantão. 

Clube de assinatura nerd

Essa tendência também não passou despercebida pelo grupo dos nerds. Os clubes de assinatura também caíram nas graças dos adeptos desse estilo de vida. 

Entre as opções que estão bombando no mercado, podemos citar a Casa Geek, voltada para decoração e o Nerd ao Cubo, que trabalha caixas misteriosas. 

Clube de assinatura pet

 

Claro que também o clube de assinatura pet também não ficaria de fora da lista dos mais populares. Os donos dos bichinhos recebem mimos, brinquedos, petiscos e muito mais. Os mais populares desse segmento são o Box.Petik, Joy Pet Box, Pet in BoxBox4Pet 

Outros clubes de assinatura

Além desse, há ainda clube de assinatura de livros, café, doces, roupas, decoração, churrasco, vinho, queijo, bebidas e muito mais. Com o sucesso desse formato, o que não faltam são clubes dos mais variados tipos. 

Conclusão

O clube de assinatura é uma opção muito vantajosa para quem busca aumento de vendas, retenção e fidelização de clientes. Mas antes de montar o seu, lembre-se de analisar o mercado e entender se, de fato, seus produtos têm uma característica de recorrência.

Caso esse modelo de negócio seja viável, não deixe de montar toda a estrutura para possibilitar a entrega mensal dos kits. 

Lembre-se que o processo de entrega deve ter total atenção e você precisa ter parceiros de envio de encomendas de confiança e que ofereça segurança, agilidade, pontualidade e fretes baratos

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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