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Dia do Consumidor: estratégias de sucesso para preparar seu e-commerce e vender mais

Você quer impulsionar as suas vendas no começo do ano? Aproveitar a Semana do Consumidor para criar campanhas que movimentam seu e-commerce é uma excelente estratégia.

Afinal, este é um dos períodos mais relevantes para o varejo, já que gera um aumento significativo no interesse do público. 

Não é à toa que o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é considerado a Black Friday do primeiro semestre. Em 2021, as lojas virtuais faturaram R $6,3 bilhões na primeira quinzena do mês, de acordo dados do relatório da AlliN.

E você não vai querer ficar de fora, não é? Então, acompanhe o artigo e saiba como preparar seu e-commerce para vender mais neste período.

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é considerado uma celebração dos direitos conquistados pelos consumidores e tem origem lá nos Estados Unidos, há cinco décadas.

Tudo começou em 15 de março de 1962, quando o presidente norte-americano John Kennedy fez um discurso ao congresso citando alguns dos princípios básicos da proteção dos direitos dos consumidores.

Foi a primeira vez que alguém que ocupava um cargo de alto escalão mencionou o tema!

A partir daí, o discurso serviu de inspiração para que, em 15 de março de 1983, se comemorasse o primeiro Dia do Consumidor com intuito de valorizar a experiência de consumo das pessoas.

O evento só chegou ao Brasil em 2014. Porém, ainda que seja uma data relativamente recente em nosso país, já se tornou parte das estratégias de vendas dos e-commerces e entrou para o calendário de compras dos brasileiros.

Segundo levantamento da AlliN, este ano, 42% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções desta data.

Quando é a Semana do Consumidor?

Assim como acontece na Black Friday, as ações promocionais não se concentram apenas em um único dia, mas se estendem durante toda a semana para que os lojistas aproveitem ainda mais o aumento no volume de buscas e de vendas.

Por essa razão, surgiu a Semana do Consumidor, período que vai de segunda-feira até o domingo da semana do dia 15. Em 2022, a comemoração ocorrerá entre os dias 14 e 20 de março.

Esta ação incentiva os clientes a anteciparem suas compras, além de possibilitar que aproveitem os descontos, mesmo se perder a data do evento.

Inclusive, há e-commerces que oferecem o Mês do Consumidor e esticam a temporada promocional por todo mês de março.

Qual a importância do Dia do Consumidor para os e-commerces?

A Semana do Consumidor se tornou um evento importante para aquecer as vendas no primeiro semestre do ano por conta do aumento do volume de buscas por promoções.

Como apontamos no início do artigo, o faturamento do varejo online entre os dias 2 e 15 de março alcançou R$ 6,3 bilhões.

Somente no Dia do Consumidor, os e-commerces faturaram R$ 592 milhões em vendas, o que representa 10% do total da primeira quinzena do mês, segundo o estudo da AlliN.

Além disso, uma pesquisa do estudo do Think With Google revelou que 35  milhões de pessoas já conhecem a data no Brasil. Destas, 65% encontram as promoções que procuram.

E tem mais: o estudo ainda apontou que as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor e a Semana do Consumidor crescem gradativamente a cada ano.

Somado a isso, vale lembrar que esta não é apenas uma oportunidade de vender, também é uma maneira de demonstrar o comprometimento da sua empresa com a experiência do consumidor.

Como preparar seu e-commerce para o Dia do Consumidor? 

Para atrair clientes e gerar mais vendas, sua loja virtual precisa se planejar para tirar proveito máximo da data e ainda garantir uma boa experiência de compra ao cliente.

Por isso, nós listamos as principais dicas e estratégias para que você turbine seu faturamento no Dia do Consumidor. Confira:

Faça promoções reais

Para chamar a atenção dos consumidores diante da concorrência e incentivar a conversão, sua loja precisa fazer promoções atrativas.

Parece uma dica óbvia, mas não é. Se você não oferecer descontos e promoções vantajosas para o cliente, ele pode desistir da compra.

Algumas ideias para conquistar seus clientes são:

  • reduzir o preço dos produtos mais desejados pelos consumidores;
  • criar ofertas para os itens parados em estoque;
  • conceder cashback para ser usado em compras futuras;
  • oferecer brindes;
  • montar kits de produtos.

Vale ainda analisar as estratégias e os preços praticados pelos concorrentes para verificar se a sua campanha promocional está competitiva no mercado.

Mas, atenção! Antes de baixar preços, calcule o custo do produto para aplicar um percentual de desconto que não comprometa a sua lucratividade. 

Ofereça uma boa experiência ao consumidor

Para sua ação ser bem-sucedida, não basta oferecer bons descontos, também é necessário garantir uma boa experiência de compra ao consumidor. Afinal, é justamente este o motivo da celebração do Dia do Consumidor.

Por isso, certifique-se que:

  • seu estoque estará preparado para o aumento da demanda;
  • seu site dará conta de um número maior de visitas simultâneas;
  • seu e-commerce poderá flexibilizar condições e meios de pagamento;
  • o atendimento ao cliente será excepcional;
  • o processo de entrega do pedido será o melhor possível.

Ao se atentar a todos esses aspectos, você garante uma experiência positiva ao comprador e gera mais conversões para sua loja.

Não esqueça do pós-venda

É no pós-venda que você tem a oportunidade de fidelizar clientes

Então, se você quer que seu público volte a comprar no seu e-commerce, aproveite a Semana do Consumidor para aplicar estratégias eficientes após a venda do produto.

Uma das principais maneiras de fazer isso é garantir que os produtos cheguem rapidamente na casa do consumidor, em perfeitas condições e na data prevista. De preferência, com frete grátis.

Você também pode proporcionar um processo de logística reversa que seja prático e eficiente em caso de trocas e devoluções, além de garantir um bom atendimento a este público.

Conclusão

O Dia do Consumidor celebra os direitos conquistados pelos clientes e tem grande potencial para aquecer as vendas do seu e-commerce.

Porém, além de aproveitar a data para vender mais, você precisa encarar a Semana do Consumidor como a chance de oferecer uma experiência de compra memorável. Assim, você estreita os laços com seu público e fortalece sua imagem no mercado.

Dentre as estratégias para garantir a satisfação do cliente nesta data está o cuidado redobrado com a logística de distribuição do seu e-commerce.

Prazos curtos e fretes justos ou até grátis são primordiais para que o cliente efetue uma compra. Já no pós-venda, entregas dentro do prazo e que preservam todas as características dos produtos são essenciais para a fidelização.

Por essa razão, na hora de enviar suas encomendas, não tenha dúvida de que a melhor opção é contar com a Kangu

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Ainda asseguramos segurança do pacote desde a postagem até a entrega e ainda disponibilizamos um processo simplificado de logística reversa.

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Diogo Inoue

Head of Sales

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