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Descrição de produto: importância para o e-commerce e guia para fazer corretamente [+Exemplos]

Você sabia que uma boa descrição de produto é capaz de gerar mais tráfego para o seu site e ainda contribuir para a tomada de decisão do consumidor?

Segundo estudo da Salsify, 87% dos compradores classificam o conteúdo do produto como extremamente ou muito importante para a decisão de compra.

Além disso, 50% dos clientes devolveram um item que compraram online porque não correspondia à descrição do produto. E mais: 98% já deixaram de finalizar uma compra por informações incorretas ou rasas.

Já deu para perceber a relevância deste conteúdo para qualquer loja virtual, não é? Então, acompanhe o artigo e saiba como criá-lo corretamente. 

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O que é uma descrição de produto?

A descrição de produto é um texto descritivo que fornece detalhes sobre as principais características do item, seus benefícios, indicações e formas de uso.

O principal objetivo deste conteúdo é informar, educar e convencer o cliente a realizar a compra. Para isso, é essencial que responda a algumas perguntas, como:

  • o que é o produto?
  • como usar este produto?
  • quais problemas ele resolve?
  • quais os diferenciais do item em relação aos dos concorrentes?
  • do que ele é feito e qual a origem?

Portanto, se você deseja que o usuário clique no botão comprar, precisa apresentar informações e argumentos suficientes para apoiar esta decisão dentro da página do produto.

Qual a importância de uma boa descrição de produto?

A descrição de produto desempenha dois papéis importantes no e-commerce: incentivar a conversão e melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca.

Com uma descrição de qualidade, a sua loja virtual demonstra profissionalismo, credibilidade e conhecimento no assunto. Isso te coloca em uma posição de autoridade no mercado.

Já para o cliente, gera maior confiança, além de poder amplificar o desejo em realizar a compra.

Tenha em mente que o consumidor não poderá ver ou sentir o produto fisicamente, e não terá nenhum vendedor para tirar suas dúvidas e persuadi-lo. 

Portanto, sua principal ferramenta para convencê-lo é justamente a descrição. Então, use-a ao seu favor para despertar a imaginação do cliente e responder dúvidas.

Agora, quando falamos sobre mecanismos de buscas, se o texto seguir as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) e apresentar informações ricas, seu site poderá aparecer nas páginas de resultados de pesquisas nos motores de buscas.

Todas essas ações contribuem para gerar mais vendas. A prova disso é a pesquisa E-commerce Quality Index 2019, que constatou que a otimização de conteúdo online no cadastro de produtos aumenta em até 30% a taxa de conversão.

Informações que precisam estar em qualquer descrição de produto

A descrição pode estimular a venda dependendo da qualidade do texto e das informações apresentadas. Já a falta deste texto descritivo ou mesmo o uso de um conteúdo incompleto pode impedir a conversão.

Se você não quer que isso aconteça, confira os elementos que toda descrição de produto deve ter:

Características do item e informações técnicas

Descreva as principais características do produto, como cores, materiais de fabricação, durabilidade, etc.

Se você não souber as matérias-primas utilizadas, entre em contato com o fabricante para solicitar a ficha técnica do produto. Eles costumam ter essas informações prontas.

Dimensões do produtos

As dimensões do produto precisam estar claras. Imagine que frustrante seria para o seu cliente comprar um item e, ao recebê-lo, descobrir que era menor ou maior do que imaginava?

Esse é um dos principais motivos de trocas e devoluções, mas que pode facilmente ser evitado se você apresentar as dimensões das mercadorias.

Se você vende roupas online, vale também indicar as medidas para cada parte do corpo. Informar apenas os tamanhos “P, M, G” pode não ser suficiente. 

Confira o exemplo de um vendedor do Mercado Livre:

Garantia

Seu produto oferece alguma garantia? Então vale deixar isso claro na descrição também, além de avisar em quais casos o recurso pode ser concedido ao cliente.

Dicas de uso

Informe também como o item funciona e quando pode ser utilizado. Por exemplo, se você vende um cosmético de beleza, precisa indicar como utilizá-lo adequadamente e em qual período do dia.

Palavras-chave

Como o seu cliente buscaria por seu produto no Google? Você pode descobrir esta resposta utilizando algumas ferramentas, como:

  • Google Keyword Planner: ajuda a determinar as consultas mais populares;
  •  Google Search Console: possibilita encontrar as palavras que mais levam tráfego para o seu site.

Após identificar os termos, use-os nos títulos e das descrições de produto. Mas, atenção com o uso repetitivo da palavra-chave. O indicado é que a densidade não ultrapasse 3% e apareça no texto de forma natural.

Como criar a descrição de produto perfeita? 

Existem ainda alguns truques para criar uma descrição de produto perfeita que te ajudará a atrair a atenção do consumidor e incentivar a venda. Dá uma olhada:

Atente-se ao tamanho do texto e a formatação

O recomendado é que você escreva conteúdos de pelo menos 300 palavras. Contudo, a formatação deve ser feita de forma estratégica.

Lembre-se que o leitor costuma estar com pressa e pode não se interessar por textos longos. Então, crie parágrafos curtos, use bullet-points e negrite trechos importantes para transmitir a informação com maior agilidade.

Use o tom de voz da marca

As descrições representam a sua empresa e é uma maneira do cliente ter contato com a sua marca. Por isso, adote um tom de voz que seja condizente com a identidade do seu negócio.

Ressalte os benefícios

Escreva o que seu produto faz para melhorar a vida do cliente, qual problema ele resolve e quais os benefícios que oferece.

Geralmente, os clientes já estão cientes dos atributos do produto. Agora, o que fará com que ele compre o produto, são as vantagens que o item oferece.

Aposte em palavras sensoriais

Adjetivos sensoriais, como “rico”, “macio”, “encorpado”, “cheiroso”,  transmitem sentimentos e sensações. Por isso, são ferramentas poderosas para despertar a imaginação do cliente e incentivar a conversão.

Responda preocupações e perguntas comuns

Use o espaço para esclarecer as principais dúvidas dos seus consumidores em relação ao produto. Inclusive, isso ajuda a desafogar o seu canal de atendimento ao cliente.

Não esqueça dos recursos visuais

A descrição não precisa ter apenas textos, você também pode incluir fotos, vídeos, gráficos e infográficos para explicar benefícios, atributos e formas de utilização. Isso melhora ainda mais a experiência do usuário!

Conclusão

Independente do seu nicho de atuação, vale melhorar as descrições de produto do seu e-commerce, já que esta ferramenta contribui para gerar tráfego orgânico para o seu site, além de incentivar as conversões.

E por falar em converter vendas, outro fator que tem grande peso na hora do cliente decidir se irá fechar uma compra ou não é o frete, sabia?

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Diogo Inoue

Head of Sales

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