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Como escalar seu negócio? Dicas Imperdíveis

De acordo com especialistas, na trajetória do empreendedorismo só existem dois caminhos: crescer ou morrer.

Contudo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas rumam à falência e fecham em até três anos.

Para evitar a maior preocupação de todo empreendedor — a falência, é crucial saber como escalar seu negócio e, assim, atrair mais capital e clientes.

Vale lembrar que o resultado não é sorte, mas um conjunto de estratégias bem aplicadas, que vamos te ensinar neste artigo. Vamos juntos?

O que é escalar um negócio?

A escalabilidade é um termo que todo empreendedor deve conhecer e é utilizado para indicar a capacidade de criar um volume crescente e constante de trabalho.

Em outras palavras, escalar um negócio significa expandir a empresa para aumentar a receita sem precisar aumentar os gastos com a produção.

Como escalar seu negócio? 8 Melhores dicas para sua empresa

Crescer também pode ser um problema, se você não souber como escalar seu negócio da maneira correta, sabia?

Diante do aumento da demanda, nem todas as empresas conseguem garantir um crescimento saudável.

A falta de preparo pode gerar  atrasos para atender pedidos e até perdas de clientes, por exemplo.

Então, não busque apenas um crescimento acelerado, mas também o preparo para lidar com esse aumento de demandas.

Agora confira as nossas dicas de como escalar seu negócio:

1. Faça networking

Networking é uma rede de contatos para troca de informações relevantes e ajuda mútua, que pode ser extremamente útil para acelerar o crescimento da sua empresa.

Aqui, a ideia é manter um bom relacionamento com outros profissionais e empresas do mesmo ramo ou segmento de mercado.

Desta forma, é possível fechar parcerias em troca de divulgação para atrair novos consumidores, além de proporcionar contatos com os melhores profissionais para apoiar a execução dos seus projetos.

2. Identifique o seu diferencial

Como escalar seu negócio, sem um diferencial? Dificilmente você conseguirá se destacar fazendo mais do mesmo.

Então, identifique qual o seu diferencial diante da concorrência e mostre isso aos seus clientes em potencial.

Primeiro, analise o mercado e veja quais anseios e desejos do público-alvo que os concorrentes estão deixando de atender.

Em seguida, demonstre seus diferenciais e os benefícios dos seus produtos em seus canais de comunicação, como redes sociais e site da empresa.

3. Crie processos

Esforços desconexos e sem planejamento comprometem a produtividade e, consequentemente, a escalabilidade da sua empresa.

Por isso, quando falamos sobre como escalar seu negócio, também é preciso frisar a criação de processos e padrões.

Eles devem permitir uma operação simples para serem replicados sistematicamente, além de estarem alinhados com os objetivos do negócio. Assim, os padrões serão seguidos, mesmo que você não esteja presente.

4. Utilize a tecnologia 

Se você deseja ter mais fôlego para escalar o seu negócio, utilize a tecnologia ao seu favor. 

Automatize processos repetitivos que consome tempo e dinheiro e invista em soluções que facilitam a rotina da empresa, como o cloud computing (armazenamento na nuvem).

Assim, você consegue ganhar em produtividade e agilidade nos processos, o que é essencial para crescer.

5. Defina metas e planeje-se

Você precisa ter objetivos claros de onde quer chegar. Sem isso, não dá para planejar seus próximos passos e você estará contando com a aleatoriedade do mercado.

Então, defina suas metas de crescimento e planeje-se para alcançá-las. Neste planejamento, você deve incluir:

  • objetivo final;
  • etapas e ações necessárias para alcançar a meta;
  • gerenciamento dos recursos otimizado para alcançar os objetivos.

6. Acompanhe resultados

Não tem outra forma de descobrir o que está dando certo ou o que precisa de ajustes sem acompanhamento.

Portanto, meça os seus resultados para otimizar os processos e garantir um retorno ainda melhor. Considere, por exemplo, os recursos:

  • temporais: tempo das finalizações de tarefas/
  • financeiros: ticket médio, ROI (Retorno do Investimento), Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • operacionais: captação de clientes, taxa de conversão, taxa de rejeição, entre outros;
  • humanos: produtividade, demandas atendidas, necessidades de novas contratações, etc.

Saiba mais sobre os cálculos do ganho de capital.

7. Não fique parado

Este é um fator determinante para quem deseja saber como escalar seu negócio. Afinal, as mudanças acontecem quando você menos espera.

Portanto, acompanhe as novidades do mercado, inove, teste novas ferramentas e se desenvolva constantemente. A inovação é o melhor caminho para o sucesso.

8. Invista em Marketing

O marketing é uma poderosa ferramenta na hora de escalar o seu negócio. Por meio de estratégias personalizadas para o seu público-alvo, você conseguirá:

  • construir uma imagem positiva da sua empresa;
  • aumentar o alcance da sua marca.
  • nutrir e fidelizar clientes;
  • atrair novos consumidores em potencial; 
  • impulsionar as vendas.

Existem diferentes táticas de marketing que você pode adotar, como uso das redes sociais,  Inbound Marketing, criação de um canal no YouTube ou de um blog, entre outros.

9. Cliente em primeiro lugar

Os clientes são a base do negócio. Logo, colocá-los em primeiro lugar é fundamental para se destacar da concorrência e conquistar resultados expressivos.

Segundo um levantamento da Salesforce, a experiência proporcionada pela empresa é tão importante quanto o produto oferecido por ela.

Isso significa que a experiência do consumidor também é um fator decisivo na hora da compra e para a fidelização. 

Para colocar o cliente no centro da sua empresa, algumas das atitudes importantes a serem adotadas são:

  • valorizar seus clientes;
  • ser transparente;
  • garantir um bom atendimento;
  • proporcionar soluções rápidas e eficientes;
  • incentivar a fidelização;
  • investir no pós-venda;
  • desenvolver relacionamentos duradouros;
  • pedir feedbacks por meio de pesquisas de satisfação.

Por outro lado, custos altos de frete, atrasos no envio, avarias nos produtos e dificuldades em realizar trocas ou devoluções, são alguns dos principais motivos de insatisfação, que devem ser evitados.

Conclusão

Agora que você descobriu como escalar seu negócio, pode colocar essas ações em prática para alcançar resultados ainda melhores.

Como vimos, uma das principais ações para acelerar o crescimento da empresa é colocar o cliente em primeiro lugar.

Por isso, ofereça a melhor experiência de entrega. Fretes baratos ou até mesmo grátis, entregas rastreáveis e qualidade nos envios são alguns dos fatores que contribuem para uma experiência de compra memorável.

Então, na hora de contratar seu próximo parceiro de frete, conte com a Kangu! Nossa plataforma possui uma rede de transportadoras e pontos de entrega e retiradas de produtos espalhados por todo Brasil. 

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Diogo Inoue

Head of Sales

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