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Embalagens sustentáveis para e-commerce: opções, vantagens e dicas

As embalagens sustentáveis estão se tornando cada vez mais necessárias no varejo online, tendo em vista que a preocupação com o meio ambiente se tornou uma prioridade no mundo atual.

E você, já adotou estratégias para que seu e-commerce colabore com essa causa? Medidas ecológicas, além de contribuírem com a preservação do nosso planeta, também são essenciais para ganhar a preferência do consumidor.

Uma pesquisa da Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apontou que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.

E tem mais: 70% dos entrevistados afirmam que não se importam de pagar um pouco a mais por isso.

Portanto, se você quer garantir maior competitividade e diferenciação no mercado, enquanto protege o planeta, as embalagens sustentáveis são boas soluções. Por isso, acompanhe o artigo e entenda tudo sobre o tema. 

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O que é sustentabilidade, afinal?

Sustentabilidade é buscar o equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e o uso dos recursos naturais.

Em outras palavras, são ações para atender às demandas dos consumidores no presente sem destruir o nosso planeta para não afetar as gerações futuras.

Portanto, uma empresa sustentável é aquela que busca preservar da melhor forma possível o meio ambiente.

Quando falamos de e-commerce, usar embalagens sustentáveis ​​é uma das principais ações que você pode colocar em prática para contribuir com a causa.

E o que são embalagens sustentáveis?

As embalagens sustentáveis, também conhecidas como biodegradáveis ​​e recicláveis, são aquelas cujo o fornecimento, desenvolvimento e uso reduzem a pegada ambiental deixada no planeta.

Elas são essenciais para acomodar, transportar e preservar os produtos para que cheguem em perfeitas condições ao consumidor.

Geralmente são feitas com materiais orgânicos e renováveis e seu principal objetivo é minimizar o impacto ambiental na produção e no descarte do material.

Existem três requisitam que tornam a embalagem ecologicamente correta:

  • ingredientes: ser feita com matérias-primas recicláveis, orgânicas ou biodegradáveis, como papel reciclado, fibra de coco e fécula de mandioca;
  • processo de produção: ser produzida com o uso reduzido de recursos naturais, energia elétrica e água;
  • reutilização: causar o mínimo de impacto no descarte ou ser reutilizável para criar uma economia circular em torno da embalagem ao estender seu ciclo de vida e usabilidade.

Quais as vantagens de usar embalagens sustentáveis no seu e-commerce?

Optar por embalagens ecológicas é uma estratégia simples para promover a sustentabilidade em sua empresa e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Só para você ter uma ideia da importância de adotar ações sustentáveis, nós chegamos ao ponto de consumir mais recursos que o planeta é capaz de produzir, ao mesmo tempo que produzimos mais lixo do que a Terra é capaz de absorver. 

Segundo dados da WWF (World Wide Fund for Nature), o Brasil é o 4º país que mais produz lixo plástico no mundo. Nós ainda consumimos matérias-primas em ritmo acelerado e aproveitamos menos os resíduos do que a média mundial. 

Se não mudarmos o nosso processo de produção e consumo, o planeta não terá mais capacidade de renovação e as matérias-primas esgotarão.

As empresas são essenciais para mudar essa realidade. Ao utilizar embalagens sustentáveis, a sua loja virtual contribui para diminuição do uso de recursos naturais e produção de resíduos.

Além de ser crucial para o nosso planeta, a sua empresa também poderá se beneficiar com essa ação. Confira as vantagens:

Melhora a reputação da marca

Investir em embalagens sustentáveis te ajuda a construir uma imagem positiva da sua marca no mercado. Já uma boa reputação transmite confiança ao cliente e é essencial para vender mais.

Ganho da preferência do consumidor

Segundo uma pesquisa da Febraban/Ipespe, 96% dos brasileiros acreditam que as empresas devem adotar práticas sustentáveis. 

Além disso, 49% estão reduzindo o consumo de materiais descartáveis e 35% afirmam que deixaram de comprar produtos de empresas que não respeitam o meio ambiente.

Essas informações deixam claro que adotar medidas ecológicas ajuda a ganhar preferência dos consumidores. Também é uma poderosa estratégia de marketing para se diferenciar da concorrência.

Redução de custos

Diferentemente do que muitos imaginam, utilizar embalagens sustentáveis também é benéfico para as finanças da empresa.

Isso porque esse tipo de embalagem costuma ter preços competitivos no mercado. Além disso, também há economia ao reaproveitar recursos em vez de comprar tudo novo.

E ainda vale lembrar que o consumidor está disposto a pagar um pouco a mais por produtos sustentáveis. Logo, também possibilita agregar valor aos seus produtos.

Quais os tipos de embalagens sustentáveis?

Primeiro é importante saber que as embalagens são classificadas de acordo com a sua função. Ela pode ser:

  • primária: usada para armazenar, proteger e identificar o produto;
  • secundária: utilizada para agrupar as embalagens primárias e facilitar a comercialização do produto em maior escala;
  • terciária: necessária ao embalar uma encomenda para o transporte logístico.

Todas essas camadas de embalagens são utilizadas para proteger o produto até chegar ao consumidor final e podem ser sustentáveis.

Dito isso, existem diferentes tipos de embalagens sustentáveis. Conheça as principais:

Embalagens de papel reciclável

O papel reciclado é um dos exemplos mais comuns de embalagens ecológicas. Ele protege bem os produtos, é leve e pode ser facilmente cortado e moldado, o que o torna ideal para caixas de transporte. 

Também possuem um longo tempo de vida útil, o que maximiza o valor extraído das matérias-primas e economiza energia na produção.

Embalagens à base de plantas

Como o próprio nome sugere, essas embalagens sustentáveis são feitas de fontes biológicas, como cogumelos, algas marinhas, mandioca, milho, cana de açúcar e fibra de coco.

A grande vantagem é que são biodegradáveis e alguns materiais podem até ser comestíveis, como é o caso das embalagens de cogumelos. Também não são nocivas aos seres humanos.

É preciso apenas se atentar às especificações de cada material e escolher a melhor alternativa para o tipo de produto que você comercializa.

A fécula de mandioca, por exemplo, só pode ser utilizada para embalar alimentos secos ou de consumo imediato. Já as embalagens feitas de milho ou cogumelos são mais resistentes e podem ser utilizadas para embalar itens mais volumosos.

Alternativas de plásticos biodegradáveis

As embalagens de plástico biodegradáveis são utilizadas para substituir os plásticos convencionais, como o poliestireno (PS) e polietileno (PE), que podem levar até 500 anos para se decompor.

Um bom exemplo é o plástico PLA (poliácido láctico), feito a partir de bactérias que produzem o ácido lático por meio da fermentação de vegetais ricos em amido, como milho. Esse material leva de seis meses a dois anos para se dissolver. 

Embalagens de vidro

As embalagens de vidro também podem ser consideradas sustentáveis por serem facilmente reutilizadas pelos consumidores, retornadas ao fabricante após consumo e recicladas.

O material não libera substâncias tóxicas e pode ser transformado em outras embalagens sem perda de matéria-prima até 30 vezes.

Contudo, é indispensável que o consumidor faça o descarte corretamente já que o vidro demora 4 mil anos para se desintegrar.

Aprenda a enviar encomendas de forma sustentável

Você também pode tornar o envio das suas encomendas mais amigável para o meio ambiente ao adotar boas práticas durante o processo de empacotamento. Saiba como:

Caixas de papelão

A caixa de papelão é a melhor opção para embalar suas encomendas para o transporte por se tratar de um material reciclável e que se decompõe em seis meses na natureza.

No entanto, certifique-se de utilizar caixas com selo Forest Stewardship Council (FSC), que assegura que a confecção da embalagem estava de acordo com as normas de proteção do meio ambiente. 

Plásticos sustentáveis

Evite usar plástico na hora de enviar suas encomendas. Contudo, se for necessário, dê preferência aos plásticos mais sustentáveis, como o PLA ou o plástico de cana.

Além de serem provenientes de matérias-primas renováveis, a sua produção é mais controlada e visa não prejudicar o planeta.

Bio Pack

Já para proteger produtos frágeis, você pode substituir o plástico-bolha por Bio Pack, que é uma espuma de origem vegetal 100% biodegradável usada para preencher embalagens e proteger itens delicados.

Se a mercadoria não for delicada, é possível utilizar apenas jornal ou papéis dentro da embalagem.

Papel manteiga

A nota fiscal ou declaração de conteúdo é obrigatória na hora de enviar suas encomendas e devem ficar em um lugar visível na caixa. Por isso, a grande maioria dos lojistas utiliza sacos plásticos.

Contudo, existe uma alternativa ecológica e criativa para substituir esse plástico: o papel manteiga. Ele é resistente à água, tem certo nível de transparência e é biodegradável. Basta criar um bolsinho com o material para inserir a nota fiscal e colá-lo na embalagem.

Fita gomada

Até mesmo a fita adesiva comum pode ser substituída por uma solução reciclável. A fita gomada é feita a partir de papel kraft e é indicada para fechar as embalagens de papelão.

O material é menos prejudicial que a fita plástica e pode ser reciclado junto com as caixas de papelão.

Dicas para utilizar embalagens sustentáveis em sua loja virtual

Já deu para perceber como é importante adotar embalagens sustentáveis em seu e-commerce, não é? Já para te ajudar a aproveitar ao máximo o processo, nós separamos algumas dicas para você. Confira:

1. Planeje a mudança

Toda mudança deve ser bem planejada, por mais que pareça simples. Por isso, antes de sair implementando novidades em todo e-commerce, faça análise de riscos, defina objetivos e trace ações.

Vale analisar diferentes opções de embalagem e ver qual alternativa melhor atende às necessidades do seu negócio. 

E não se esqueça de utilizar todas as embalagens antigas primeiro para que não haja desperdícios.

2. Peça amostras de produtos

É arriscado se comprometer com uma nova solução de embalagem antes de testá-la. Considere encomendar um pacote de amostra ou uma pequena quantidade para verificar a qualidade do material.

Quando estiver convencido de que essa é uma boa opção para seu negócio, você pode comprar em quantidades maiores.

3. Encomende pequenos volumes

É importante testar como sua marca e seu consumidor se adaptam à nova embalagem. Por isso, encomende algumas peças e analise a reação dos seus clientes. 

4. Ajuste seus preços

Depois de escolher suas embalagens, é importante calcular se você pode absorver o custo do novo material ou se irá precisar aumentar os preços dos seus produtos. Assim, você garante a lucratividade do seu negócio!

5. Considere um rebranding

Rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma empresa ou produto e você pode aproveitar a implementação de embalagens sustentáveis para redesenhar sua marca.

Novas cores, novo logotipo e diferentes designs podem te ajudar a complementar as embalagens na hora de demonstrar que a sua empresa está focada na sustentabilidade.

6. Exiba sua embalagem ecológica

Os consumidores querem saber quando a marca se preocupa com o meio ambiente e adota ações sustentáveis.

Por essa razão, exiba suas práticas ecológicas e embalagens sustentáveis por meio de estratégias de marketing para a sua empresa se destacar da concorrência e ser vista pelos clientes.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu que as embalagens sustentáveis ajudam a reduzir os impactos ambientais causados pela produção e descarte de materiais.

Também apresentamos vários tipos de embalagens que você pode utilizar em sua loja virtual, além de dicas para investir nessa mudança.

Agora você já pode tornar seu e-commerce mais verde e ainda aproveitar diversas vantagens, como ganhar a preferência do consumidor, reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado.

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