skip to Main Content

Quais os tamanhos de caixas de papelão e como escolher o ideal para seu e-commerce?

Quando é preciso enviar produtos aos clientes, você fica em dúvida sobre quais são tamanhos de caixas de papelão disponíveis e como escolher o ideal?

Esta é uma preocupação relevante para todo dono de e-commerce, já que a escolha da embalagem pode interferir no preço do frete e nas condições que o produto chegará ao destinatário.

Além disso, você ainda precisa se atentar às regras e especificações dos Correios e das transportadoras para o envio das encomendas.

Portanto, se você quer evitar custos desnecessários, seja ao adquirir embalagens inapropriadas ou acabar com mercadorias avariadas, precisa acompanhar o artigo de hoje. Vamos lá?

Saiba como tornar seus envios mais baratos para seus clientes

Características das caixas de papelão para loja virtual

Antes mesmo de escolher os tamanhos de caixas de papelão, é preciso entender as especificações deste material. Assim, você escolherá o tipo certo de embalagem para o seu e-commerce.

Primeiramente, você deve saber que toda caixa de papelão é composta por três elementos:

  • Parede Externa: capa de fora da caixa que serve como revestimento e proteção;
  • Parede Interna: parte interna da caixa, feita de material menos resistente;
  • Miolo (ondas): camada interna, formada por um papelão mais grosso, responsável por conferir resistência e amortecimento à caixa.

Dito isso, fica mais fácil compreender os tipos de caixa de papelão que você pode encontrar em um site de fornecedor de acordo com a quantidade de paredes (ou ondas):

  • Papelão de Parede Simples: o mais tradicional e simples, indicado para objetos leves e pequenos;
  • Parede Dupla (Duplex): possui duas camadas de ondas internas, o que confere mais resistência à umidade;
  • Parede Tripla: conta com três camadas internas, que conferem mais resistência à embalagem. É indicada para produtos grandes, pesados ou frágeis;
  • Parede Múltipla: possui mais de três camadas de ondas e só costuma ser utilizada no transporte de equipamentos da área industrial.

Quais os principais tamanhos de caixas de papelão?

A caixa de papelão é a forma mais prática, versátil e segura para embalar suas encomendas. Por essa razão, existem inúmeros formatos e tamanhos disponíveis no mercado para atender às diferentes necessidades dos lojistas.

Os principais tamanhos de caixas de papelão são:

  • N0: possui 16 cm de comprimento, 11 cm de largura e 6 cm de altura;
  • N1: possui 21 cm de comprimento, 14 cm de largura e 7 cm de altura;
  • N2: possui 28 cm de comprimento, 18 cm de largura e 9 cm de altura.

No entanto, essas dimensões não são padronizadas e podem variar de acordo com o fornecedor escolhido.

Tamanhos de caixas de papelão dos Correios

Os Correios também vendem embalagens, que podem ser adquiridas pessoalmente na hora de despachar os seus produtos.

O preço (por unidade) costuma ser mais elevado do que comprar com fornecedores especializados, mas vale a pena utilizar essas informações como parâmetro de custo e de dimensões.

Confira:

Formatos e regras para envios por Correios e transportadoras

Na hora de escolher sua caixa de papelão para enviar suas encomendas, é necessário conferir as especificações dos Correios e das transportadoras em relação aos tamanhos mínimos e máximos permitidos, além do peso da embalagem.

Correios

Correios Mini

Transportadoras

As regras de peso e dimensões para as transportadoras podem variar de acordo com a empresa escolhida. Contudo, a maioria segue as seguintes especificações:

Tamanhos de caixa de papelão: como escolher o ideal para seu e-commerce?

Para escolher a caixa de papelão mais adequada para a necessidade da sua loja virtual, você precisa levar dois fatores em consideração.

O primeiro é em relação a quantidade de paredes da caixa. O formato tradicional costuma ser suficiente para a maioria dos envios.

Porém, se você comercializa itens que não podem ser molhados ou são mais frágeis, considere a caixa com paredes duplas.

Já o segundo fator é sobre os tamanhos de caixas de papelão. Quando for escolher, tenha em mente a quantidade de itens a serem enviados e as dimensões finais dos objetos, incluindo, se for o caso, as camadas de plástico bolha ou isopor de proteção.

Além disso, o ideal é que o espaço interno seja suficiente para acomodar os produtos sem deixar muito folgas. Os pequenos espaços que sobrarem devem ser preenchidos, seja com papel, biopack ou isopor. 

Lembre-se que se você utilizar uma caixa muito maior que o necessário, irá pagar um frete mais caro na postagem do que realmente precisaria. 

Aprenda como economizar no frete com a Kangu

Agora que você já sabe definir quais os tamanhos de caixas de papelão mais indicados para seu e-commerce, que tal aprender como economizar no frete?

A Kangu é uma plataforma de envios que conecta o seu negócio com diversas transportadoras e pontos de entrega e coleta em todo Brasil. 

Ao usar nossa plataforma gratuita, você pode cotar e comparar preços com diversas transportadoras simultaneamente, como Loggi, Uello, Total Express e os próprios Correios.

Você ainda tem acesso a prazos e fretes exclusivos e pode economizar até 75% no envio das suas encomendas. Assim, fica mais fácil encontrar a opção de envio mais vantajosa para você e para o seu cliente, não é?

Nossos serviços são gratuitos e não há exigências de quantidades mínimas de envios. Você só pagará pelos fretes contratados. 

E ainda há mais vantagens de usar a Kangu na hora de enviar seus produtos. Veja só:

  • gestão de todos os seus envios em um só lugar;
  • rastreamento e controle dos envios em tempo real;
  • menos impacto no meio ambiente;
  • mais de 2.800 pontos de coleta e retirada espalhados pelo território nacional;
  • possibilidade de oferecer ao seus clientes a retirada da mercadoria em um dos nossos pontos;
  • integração com diversas plataformas de e-commerce.

Quer aproveitar todos esses benefícios agora mesmo? Clique na imagem abaixo e cadastre-se em nosso site:

Conclusão

Como vimos, existem infinitos formatos e tamanhos de caixas de papelão, e os padrões variam de acordo com o fornecedor.

Portanto, não há uma resposta simples que te ajude a escolher a opção ideal para o seu negócio. Para acertar na escolha, é preciso levar em consideração a quantidade e dimensões dos produtos que você costuma vender.

Além disso, é uma solução inteligente contar com mais de um tamanho em seu e-commerce para escolher a mais adequada para cada pedido.E para economizar nos envios, você já sabe, não é? É só usar a Kangu!

Back To Top