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Como tornar sua loja virtual mais sustentável? Confira aqui

Ter uma loja sustentável envolve muito mais do que somente vender produtos eco-eficientes ou amigáveis ao meio ambiente.

Para que a sua loja virtual seja realmente sustentável, você deve pensar em aspectos como a logística de entrega dos seus produtos, o uso de embalagens que você faz e diversas outras questões que diminuam o impacto da sua produção no meio ambiente.

E buscar alternativas para tornar a sua loja mais sustentável é essencial para que você adquira novos clientes e coloque a sua loja no futuro, já que a tendência do mercado é que cada vez mais a demanda por sustentabilidade aumente.

Veja no texto a seguir como tornar a sua loja virtual mais sustentável! Boa leitura!

O que significa um produto ser sustentável?

Um produto é sustentável quando apresenta um excelente desempenho ambiental ao longo do seu ciclo de vida, ou seja, ele tem um baixo impacto sobre o meio ambiente.

Entretanto, para poder dizer se um produto é sustentável ou não, é necessário fazer uma comparação entre o impacto do produto em si e seus processos de fabricação com os outros produtos da mesma categoria.

Ou seja, para dizer se um produto é sustentável ou não, é necessário olhar para origem e forma de exploração da matéria prima, os métodos de produção, a eco-eficiência desse produto e se ele gera renda para pequenos fornecedores e comunidades de baixa renda.

Produtos que possuem como matéria prima recursos provenientes do manejo sustentável, ou seja, que respeitem os critérios ambientais e sociais e que garantem a renovação natural dos ecossistemas podem ser considerados sustentáveis.

Agora, produtos que são fabricados através de um processo que busca diminuir o impacto da produção na natureza, seja eliminando produtos tóxicos, reduzindo a produção de resíduos gerados do processo, usando material reciclável como insumo na produção e outras práticas do gênero também podem ser considerados sustentáveis.

Já os produtos eco-eficientes são aqueles que têm uma operação mais eficiente, ou seja, utilizam menos recursos (como energia, água, etc) durante sua utilização. Exemplos clássicos de produtos eco-eficientes são carros movidos a energia elétrica.

Por fim, produtos que geram renda para fornecedores e comunidades de baixa renda também podem ser considerados sustentáveis, pois geram recursos para a manutenção dessas comunidades, diminuindo o impacto humano sobre a natureza.

3 exemplos de produtos sustentáveis para vender online

Agora que você já sabe o que é um produto sustentável, vamos dar uma olhada em 3 exemplos de produtos sustentáveis para você vender online na sua loja virtual:

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED já são conhecidas no mercado por serem muito mais econômicas e eficientes do que as lâmpadas incandescentes.

Ou seja, trata-se de um ótimo exemplo de um produto eco-eficiente! Ele pode ser um pouco mais caro do que lâmpadas normais em um primeiro momento, mas, no fim do mês, o preço compensa, já que ela ajuda a economizar energia.

Roupas Sustentáveis

Roupas sustentáveis, por sua vez, são aquelas que são feitas com matéria prima sustentável.

Ou seja, roupas feitas com algodão orgânico, corantes naturais e cosméticos não testados em animais fazem parte da lista de produtos sustentáveis.

Embalagens biodegradáveis

Por fim, embalagens biodegradáveis são aquelas que têm a capacidade de, quando jogadas na natureza, serem decompostas, ao contrário do plástico proveniente do petróleo, que, quando jogado na natureza, permanece inalterado por milhares de anos.

Nesse sentido, você pode tanto vender embalagens biodegradáveis para seus clientes em sua loja online, quanto utilizá-las na hora de embalar as demandas que você tem de entregar.

Benefícios da sustentabilidade para o seu e-commerce

Adotar a sustentabilidade no seu e-commerce pode parecer algo inútil para muitos lojistas, entretanto, para muitos clientes, o fato de uma loja ser ou não sustentável já é um fator decisivo na hora da compra.

Em 2019, a Nielsen divulgou o estudo “Estilos de Vida 2019”, que busca entender as preferências dos consumidores brasileiros.

Segundo o estudo, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando os seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente, e 30% estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos.

Ou seja, a tendência para o futuro é que, cada vez mais, as empresas sofram a demanda de serem sustentáveis por parte dos consumidores.

E o quanto antes a sua loja se adequar melhor, você estará aproveitando um nicho que está em amplo crescimento e que só tende a crescer ainda mais.

Como ter um uma loja virtual mais sustentável

Agora que você já sabe o que faz um produto ser sustentável, já tem noção de alguns exemplos e já entende a importância desse assunto, está na hora de dar uma olhada em estratégias para tornar a sua loja virtual mais sustentável. Confira:

Logística reversa e compensação das emissões

A logística reversa diz respeito à coleta, reciclagem e reaproveitamento dos materiais utilizados na empresa.

Em outras palavras, podemos dizer que a logística reversa é a reintegração do produto à cadeia produtiva.

Um exemplo clássico de logística reversa são bebidas embaladas em garrafas de vidro, que podem ser devolvidas no mercado em troca de uma garrafa nova e cheia por um preço menor.

Ao utilizar esse sistema logístico, as empresas de bebidas contribuem para a produção de vidro e não incentivam a fabricação de plástico.

Trata-se, no fim das contas, de uma forma de economizar dinheiro com embalagens enquanto poupa a vida de diversos animais e plantas que são prejudicados ao ter de conviver com os resíduos plásticos, que têm efeitos negativos sobre toda a cadeia alimentar.

Isso porque o plástico, apesar de não ser biodegradável, se decompõem e pequenas partículas de microplástico, que são absorvidas pelos peixes e plantas no mar na respiração e podem acabar no prato do ser humano no futuro.

Logística e sustentabilidade: diminua o seu impacto ambiental

Tenha um certificado que ateste compromisso ambiental da sua loja

Existem diversos certificados, também conhecidos como “selos verdes” ou “eco-selos”, que foram criados para auxiliar o consumidor na hora da decisão da compra.

Portanto, conseguir algum desses certificados é uma ótima forma de trazer confiança para a sua loja. Confira a seguir quais são os principais certificados existentes hoje no Brasil:

  • Procel Edifica;
  • Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED);
  • Carbon Trust Standard;
  • BREEAM;
  • Forest Stewardship Council (FSC);
  • ISO 14001;
  • ISO 26000;
  • ISO 50001;
  • OHSAS 18001;
  • Rainforest Alliance Certified;
  • Ecocert;
  • Instituto Biodinâmico (IBD);
  • Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica;
  • CESVI.

Cada um desses “selos verdes” só é dado a uma loja depois de um processo de vistoria, que serve para garantir para o consumidor final que a empresa é sustentável.

Portanto, procure saber mais sobre cada um deles e sobre outros disponíveis no mercado e, caso avalie que sua loja já é sustentável, demande uma vistoria e aplicação do selo.

Se conseguir a certificação, não se esqueça de anunciar nas redes sociais, para que o awareness de que a sua loja virtual é sustentável cresça ainda mais.

Torne as rotas mais eficientes no processo de entrega

Implementando um sistema de entregas com rotas mais eficientes, é possível diminuir tanto o tempo de entrega dos seus produtos para os seus clientes, como o consumo de gasolina.

Quando essas medidas são aliadas à união de várias remessas em um mesmo veículo, isso reduz a quantidade de viagens e, consequentemente, a emissão de gases poluentes.

Trata-se de uma forma simples de tornar a sua loja virtual mais sustentável e você pode terceirizar essas soluções através de serviços como o da Kangu!

Venda produtos sustentáveis

Vender produtos sustentáveis é uma forma de começar a se tornar uma loja sustentável. Por isso, é muito importante que você conheça muito bem quem são os seus fornecedores e que saiba de onde vêm a matéria prima para produção dos seus produtos.

Promova ações educativas

Por fim, ações educativas nas suas redes sociais ou mesmo no ponto físico da sua loja são uma ótima maneira de tornar a sua loja mais sustentável.

Se você tem uma loja de eletroeletrônicos, por exemplo, pode transformar o seu ponto físico em um ponto de coleta de pilhas e baterias descartáveis.

Nas redes sociais da sua loja, pode aproveitar oportunidades como dias voltados à conscientização ambiental para fazer publicações que informem o seu público sobre o problema ecológico que estamos vivendo e que sugira soluções para resolvê-los, mesmo que parcialmente.

Saiba como a Kangu atua na promoção da sustentabilidade com soluções inteligentes de envio. 

Conclusão

Tornar a sua loja mais sustentável é uma ótima forma de aproveitar uma tendência no mercado que tende a se tornar maior a cada ano que passa.

Isso porque o problema ambiental no planeta Terra está se tornando cada vez mais inevitável e os efeitos das mudanças climáticas estão tomando conta das manchetes mundo afora, o que vai impactar na maneira como todos nós nos relacionamos com os produtos que compramos.

Por isso, dar o primeiro passo agora é tornar a sua loja sustentável hoje é, além de uma forma de angariar novos clientes, uma maneira de se preparar para o futuro e colocar a sua loja virtual como pioneira na produção, uso de logística e venda de produtos sustentáveis.

Se você não tiver condições de vender produtos sustentáveis, aplicar logística reversa ou ter um “selo verde”, então tornar as rotas de entrega dos seus produtos mais eficientes através da ajuda de soluções como a Kangu já é um começo!

Conheça mais sobre a Kangu e como podemos ajudar o seu negócio a se tornar mais sustentável ao mesmo tempo que aumentamos a satisfação dos seus clientes com o preço do frete mais em conta!

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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