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Live Commerce: tudo sobre essa tendência nas vendas

Você sabia que é possível alavancar suas vendas com um live commerce? Essa estratégia já é explorada por marcas famosas e tem grande potencial para lojas virtuais.

A pesquisa The Evolution of Social Media Report, realizada pela empresa App Annie, prova que as lives seguem como uma forte tendência no ambiente virtual.

Segundo o levantamento, o ano de 2021 deve acumular 740 bilhões de horas gastas na internet em todo o mundo. De todo esse tempo gasto online, 74% devem representar as lives.

Os números evidenciam que as transmissões ao vivo seguem como um dos formatos de conteúdo favoritos entre os internautas, e que pode muito bem ser utilizado como uma estratégia de venda. Quer saber como? Acompanhe o artigo!

 

O que é live commerce? 

Live commerce é uma experiência de compra realizada por meio de uma transmissão ao vivo na internet e que tem a proposta de apresentar produtos aos internautas.

Também conhecido como live stream shopping e shop streaming, o formato é um bate-papo em tempo real entre o porta-voz da marca (geralmente influenciadores digitais) e a audiência.

Neste momento de interação, os consumidores ou clientes em potencial podem conhecer novos produtos, tirar dúvidas e até conferir avaliações de outros clientes.

O grande diferencial do formato é a oportunidade de criar uma proximidade maior entre a marca e os consumidores.

A partir daí, fica mais fácil para o consumidor confiar na marca e no produto, o que aumenta as chances de vender produtos online.

Como funciona o live commerce? 

Este novo recurso já é considerado uma tendência capaz de mudar o varejo e o consumo das pessoas.

Porém, para aproveitar todo o potencial da estratégia, é preciso entender como funciona o live commerce. 

Na verdade, o formato não é tão novo assim. O uso de tecnologia de transmissão ao vivo para anunciar produtos já era utilizado desde 1980 nos canais de televisão. 

Até hoje existem programas na TV com vendedores que apresentam produtos e deixam o número de telefone na tela para o telespectador entrar em contato e realizar a compra.

O live stream shopping tem uma estrutura similar! A diferença é que a novidade funciona no ambiente virtual, por meio de redes sociais, como Instagram e YouTube, ou plataformas de streaming.

Diferente do formato antecessor, agora existe interatividade. O público pode conversar com o apresentador e tirar dúvidas em tempo real, o que é decisivo no processo de compras.

Qual a melhor plataforma para live commerce? 

Na China, onde nasceu o formato, o live commerce é feita integralmente dentro de uma única plataforma que suporta as funcionalidades de transmissão, interação e compra.

Já no Brasil, a maioria das marcas fazem a transmissão ao vivo nas redes sociais e o consumidor precisa finalizar a compra no e-commerce ou no aplicativo da loja.

Ainda existem poucas plataformas no nosso país que permitem uma experiência completa. Algumas delas são:

  • 4Show: plataforma que permite transmissões ao vivo, vendas por e-commerce e interação no chat. Há diversos planos disponíveis para contratação;
  • Laralive: a live acontece na própria loja virtual, sem precisar de um app específico. A ferramenta é compatível com as melhores plataformas virtuais;
  • Mimo: integra os produtos do e-commerce à live para que os consumidores não precisem parar a transmissão para comprar. Disponível também para marketplaces.

Como vender ao vivo online? 

Conteúdos em vídeos conseguem gerar bastante engajamento nas redes sociais. Mas, para que a sua live seja um sucesso, você deve vender com qualidade.

Portanto, esqueça a ideia de fazer uma live no improviso. Você precisa planejar a transmissão ao vivo para garantir um conteúdo relevante e interessante para sua audiência.

Antes de começar, você precisa ter:

  • roteiro da live;
  • especialista do nicho ou influenciador para ser apresentador;
  • cenário;
  • iluminação;
  • bons equipamentos de som e imagem;
  • planejamento de cenas de exibição de produtos.

Já durante a transmissão, é importante incentivar a participação da audiência, mostrar os benefícios dos produtos e responder às perguntas enviadas no chat.

Além de interagir, não se esqueça de direcionar o cliente para o site ou aplicativo da sua loja para que ele possa adquirir o produto.

Para isso, você pode disponibilizar o link da oferta ou até exibir um QR code na tela.

Quais as vantagens de fazer um live commerce? 

Os vídeos e as lives estão cada vez mais presentes na vida dos usuários. Segundo relatório da Video Viewers, 86% dos brasileiros assistem vídeo na web.

Portanto, se você quer impulsionar as suas vendas, o uso desses recursos será um grande aliado. São diversas vantagens de fazer um shop streaming, como:

Mostrar o produto 

Você sabia que 84% dos internautas se sentem convencidos a comprar um produto após assistir um vídeo? É o que diz uma pesquisa da Wyzowl!

Então, aproveite o formato para mostrar como seu produto funciona na prática e apresente seus benefícios e funcionalidades. 

Interagir e tirar dúvidas 

Além de apresentar o produto de maneira diferente, essa experiência torna o processo de compra mais humanizado

Por isso, converse com seu público e tire dúvidas em tempo real. A interação instantânea ajuda o consumidor a se decidir pela compra!

Captar novos leads 

A melhor maneira de captar novos leads é por meio da criação de conteúdo, como é o caso da live. Para isso, você pode solicitar que o usuário preencha um formulário para acessar o conteúdo exclusivo.

Depois, é só nutrir o lead para conduzi-lo durante toda a jornada de compra até a fidelização.

Promoções relâmpago 

A experiência de assistir a um conteúdo diferenciado desperta o desejo do consumidor e incentiva a compra por impulso.

Para aumentar as chances de conversões, ofereça promoções exclusivas para a sua audiência.

Conclusão

O live commerce é capaz de aumentar o alcance da marca e gerar mais interação entre a marca e os consumidores. Por essa razão, é uma ferramenta poderosa para divulgar produtos e impulsionar as vendas.

Depois de conquistar mais vendas, você também precisa garantir uma entrega barata, segura e rápida. A qualidade do envio é essencial para a retenção de clientes!

Por isso, conte com os melhores parceiros de frete, como a Kangu. Nossa plataforma conecta vendedores e transportadoras em todo o Brasil. 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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