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Como divulgar no Instagram: Ideias, Dicas e Cases

Ter ideias para postar no Instagram pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, já que o Instagram é uma rede social com uma enorme concorrência e que exige uma quantidade de postagens frequentes, para que a página esteja sempre gerando engajamento.

Por isso, hoje a Kangu decidiu fazer um texto especial, mostrando algumas ideias de posts e dando dicas de quais ferramentas utilizar para aumentar o engajamento do perfil da sua loja virtual nessa rede social. Boa leitura!

Melhores práticas de Redes Sociais para Lojas Virtuais

Antes de começar a falar sobre como divulgar no Instagram, é preciso saber que existem algumas “regras não escritas” nas redes sociais.

Em outras palavras, isso significa que existem uma série de práticas que você deve seguir na hora de fazer postagens em redes sociais para que as suas publicações consigam atingir o maior número de pessoas e, consequentemente, prospectar clientes.

Essas práticas envolvem tanto usar imagens em um tamanho ideal de imagens, para que carreguem mais rápido para pessoas com todos os níveis de conexão de internet, até uma frequência ideal de postagens.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que nem todas as redes sociais conversam com o público alvo desejado.

Hoje, por exemplo, redes sociais como o TikTok são muito mais efetivas para se comunicar com um público alvo jovem, enquanto redes sociais mais “clássicas”, como o Facebook, são mais adequadas para um público mais velho.

É importante notar diferenças como essa, pois você quer que a sua estratégia de marketing digital ressoe com o público que você quer atingir. De nada adianta anunciar no Linkedin, por exemplo, se você quer vender produtos divertidos e descontraídos para o público adolescente.

Nesse caso, o ideal seria o Instagram ou o TikTok, redes sociais onde esse público alvo está mais presente e onde produtos com essas características vão ter mais chances de chamar a atenção, ou seja, são os locais apropriados para esse tipo de produto.

Em segundo lugar, é muito importante que você planeje bem as suas publicações. Você precisa de um planejamento estratégico para a divulgação dos seus produtos e precisa se planejar para ter uma frequência adequada de postagens.

Nesse sentido, cada rede social possui suas próprias “regras” que vão te ajudar a aumentar o engajamento das suas publicações.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, exigem uma frequência ideal de 1 a 3 posts por dia, enquanto, no Linkedin, o ideal é 20 posts por mês (ou um post a cada 36 horas).

Já o Twitter, que é uma rede social muito mais rápida e dinâmica, pode exigir várias postagens por dia, sendo que o ideal é que elas tenham um intervalo de pelo menos 20 minutos entre uma postagem e outra.

Outra “regra” das redes sociais diz respeito aos horários em que as postagens são feitas. Isso acontece, pois existem momentos do dia que são considerados horários de pico de usuários, ou seja, são horários em que a sua publicação tem a chance de encontrar mais pessoas.

Por fim, é muito importante que você tenha noção do tamanho recomendado para as imagens que vão ilustrar as suas postagens nas redes sociais.

Assim como a frequência de publicações, cada rede social possui dimensões recomendadas para cada tipo de postagem.

Imagens de capa, por exemplo, devem ter dimensões diferentes das imagens que vão ilustrar publicações, assim como fotos de perfil e fotos que vão ser postadas em Stories.

Você pode encontrar todas essas informações com uma pesquisa rápida na internet e, uma vez que você comece a segui-las, seus posts devem conseguir um engajamento maior.

Ideias do que postar no Instagram e alcançar melhores resultados 

Agora que já vimos quais são algumas das melhores práticas em redes sociais, vamos olhar algumas ideias para postar no Instagram e aumentar o engajamento da sua marca. Confira:

Dicas e tutoriais

Dicas e tutoriais são conteúdos que são sempre bem-vindos quando estamos falando de Instagram. Trata-se de um tipo de conteúdo muito versátil e que chama a atenção das pessoas.

Você pode fazer esses tutoriais tanto através de infográficos, com publicações no feed em carrossel, como em vídeo para ser postado no Instagram Reels.

Mas lembre-se: você deve postar tutoriais que tenham a ver com os produtos ou serviços que a sua loja virtual oferece, afinal, essas publicações devem servir como uma espécie de chamariz para que as pessoas conheçam a sua página e os seus produtos.

Sorteios e concursos

Sorteios e concursos são uma ótima maneira de agradar o seu público, dando um mimo para o ganhador e conseguindo uma espécie de publicidade “grátis”.

Entretanto, o que faz com que sorteios e concursos sejam uma ferramenta ótima para ganhar mais seguidores são justamente as regras de participação.

Se você usa o Instagram, com certeza já deve ter reparado que as regras dos concursos normalmente envolvem seguir a página, curtir a publicação, comentar do sorteio e / ou marcar um número X de amigos nos comentários.

Essa é uma forma de aumentar o engajamento desses posts e fazer com que os próprios seguidores da sua página acabem mostrando a sua página para os amigos que eventualmente marcarem nas publicações.

Carousel Posts

Os Carousel Posts, ou posts em carrossel, são aqueles em que há várias fotos em sequência.

Trata-se de uma ótima ferramenta para mostrar um produto em diferentes modelos. Se você tem uma loja de sapatos, por exemplo, pode utilizar das postagens carrossel para mostrar as diferentes cores de um modelo específico de sapatos, por exemplo.

Vídeo IGTV

O vídeo (antigo IGTV) é a ferramenta de vídeos mais longos do Instagram. Diferente dos Stories e dos Reels, que são focados em vídeos mais curtos, você pode abusar desse limite no vídeo, já que a plataforma permite o upload de vídeos de até uma hora de duração.

Usando como exemplo os posts de tutoriais, você pode utilizar o Reels para tutoriais curtos e o vídeo (antigo IGTV) para tutoriais mais longos.

Também pode utilizar a plataforma para trazer um conteúdo mais aprofundado, como uma entrevista com algum especialista da área ou com um influenciador que pode aumentar a exposição da sua marca para o público em geral.

Vídeos e fotos do produto em uso

Outra ideia para postar no Instagram é de vídeos e fotos do seu produto em uso. Isso vale para todo tipo de produto, desde roupas até utensílios domésticos.

Fazer postagens que mostram como o produto funciona em ação é uma forma de mostrar para os seus clientes que o produto funciona de verdade e ajuda a converter mais espectadores em clientes.

Depoimentos e avaliações de clientes

Quando se tem uma loja virtual, depoimentos e avaliações positivas são uma coisa natural para aqueles lojistas que oferecem um bom serviço.

Se você recebeu boas avaliações e depoimentos, converse com esses clientes para postar esses reviews positivos na sua página.

É uma forma de mostrar para os outros espectadores que a sua loja oferece um serviço confiável e de qualidade.

Publicidade nativa (Native Ads)

A publicidade nativa é uma forma de entregar anúncios relevantes para o público em um contexto que não atrapalhe a experiência do usuário.

Na prática, são anúncios que não se parecem exatamente com anúncios, mas que se adequam ao contexto da plataforma em que a pessoa está navegando.

No Instagram, os native ads são como postagens do próprio Instagram. Você pode, por exemplo, postar fotos dos bastidores da empresa ou relembrar fatos que aconteceram no passado, postando um TBT.

Publicações promovidas em parceria com outros sites

Fazer parcerias com outros sites pode ser uma estratégia longa e duradoura, mas também pode ficar restrita a um pequeno comentário em alguns conteúdos conteúdos exclusivos.

O importante, nesses casos, é criar vínculos relevantes com outras marcas e mostrar aos seus seguidores que a sua marca não está trabalhando sozinha.

Idealmente, você deve procurar por marcas que tenham alguma relação direta com os seus produtos. Por exemplo: se você vende tapetes de yoga, então uma parceria interessante pode ser com lojas que vendem roupas voltadas para a prática de yoga.

Lives

As lives são uma ótima ferramenta para você se aproximar do seu público instantaneamente. Como são eventos que acontecem ao vivo, eles te dão uma chance de conversar com o seu público de maneira instantânea, na hora.

Os clientes costumam gostar desse tipo de conteúdo, pois ele aumenta a proximidade do cliente com a marca.

Se você quiser saber como fazer lives no Instagram, você pode conferir o guia completo que fizemos sobre o assunto:

Conteúdos gerados pelo usuário (UGC)

Conteúdos gerados pelo usuário, ou UGC (User Generated Content), são  aliados poderosos para a sua marca, pois mostram que você e sua empresa se importam bastante com a sua comunidade de seguidores.

Uma das grandes vantagens desse tipo de conteúdo é que ele pode ser utilizado para promover a marca de uma maneira sutil, mas altamente eficiente.

Para conseguir esse tipo de conteúdo, a melhor estratégia é deixar uma mensagem fixada no perfil (ou no Stories) da loja e, se preferir, inserir uma hashtag exclusiva.

Uma vez que você encontrou um bom conteúdo, basta pedir permissão do usuário para publicá-lo no seu feed!

[Bônus] Estratégias para destacar ainda mais suas publicações

Agora que você já viu algumas ideias para postar no Instagram, vamos te mostrar algumas estratégias para destacar ainda mais as suas publicações dentro dessa rede social. Confira:

Parcerias com Micro Influenciador de nicho

Fazer parcerias com micro influenciadores de nicho é uma ótima forma de conseguir fazer com que a sua marca atinja exatamente o seu público alvo.

Por exemplo, se você vende utensílios gamers, encontrar influenciadores que produzam conteúdo voltado para esse público alvo para fazer publicidade da sua loja virtual é uma ótima forma de atingir exatamente o seu nicho.

Portanto, pesquise por influenciadores que tem a ver com a sua marca. O grande diferencial desse tipo de publicidade é que os influenciadores tem uma relação direta e muito mais forte com o seu público, então a publicidade que eles fazem tendem a render mais conversões.

Você pode criar um código de desconto que só aqueles que viram o conteúdo do influenciador podem utilizar na sua loja. É uma forma de monitorar o quão bem foi a campanha.

Realize promoções exclusivas aos seguidores

Fazer promoções exclusivas para os seus seguidores é uma forma de agradar os seus seguidores e, possivelmente, aumentar esse número.

Promoções voltadas para os seus seguidores exclusivamente vai fazer com que eles se sintam valorizados pela sua loja e aumenta as chances de eles indicarem a sua página para mais pessoas.

Não deixe de features super importantes no Instagram

Por fim, é muito importante que você utilize os features do Instagram. Eles ajudam a turbinar as suas postagens e dão um diferencial a mais para as suas publicações. Confira:

Stickers

Os stickers do Instagram são uma espécie de “figurinha” que você pode colocar nas suas postagens no Instagram e nas conversas com outros usuários.

Você pode criar stickers personalizados da sua loja para que os seus seguidores utilizem-os nos seus Stories quando estiverem mostrando os produtos que compraram com você.

Instagram Shoppable Posts

Os shoppable posts permitem que a sua página no Instagram vire uma vitrine para os seus produtos, mostrando não só o produto, mas os preços.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, bater fotos de looks inteiros e colocar uma price tag em cada uma das peças.

É uma ótima ferramenta para mostrar para os seus seguidores não só os seus produtos, mas também o preço deles, aumentando a praticidade das suas publicações.

Se inspire nas contas de empresas que são um sucesso no Instagram

Por fim, a melhor maneira de sempre ter boas ideias de postagens para o Instagram é seguindo contas de outras empresas que já têm grande sucesso na rede social em busca de inspiração para suas próprias postagens.

Confira a seguir uma lista com algumas empresas que já são sucesso no Instagram para se inspirar:

Conclusão

Ter ideias para postar no Instagram não é tarefa fácil, já que essa rede social tem muita concorrência e exige um número grande de postagens por dia.

Entretanto, existem várias estratégias que você pode seguir, como postar dicas e tutoriais, concursos e sorteios ou depoimentos e avaliações de outros usuários.

Além disso, sua marca também vai ganhar muito ao se aproveitar dos diferentes tipos de conteúdo que podem ser postados no Instagram, como as lives e posts carrossel.

Também é interessante fazer parcerias com micro influenciadores que tenham a ver com o nicho de mercado em que a sua empresa trabalha.

Fazer stickers também é uma ótima forma de diferenciar o engajamento com a sua marca. Ah, e não se esqueça dos shoppable posts!

Uma vez que você aplicar essas estratégias, seus posts no Instagram com certeza vão ter um engajamento maior.

E uma vez que o seu engajamento melhorar e você começar a vender mais, vai precisar escolher as melhores plataformas de entrega.

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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