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Copywriting: saiba o que é, melhores técnicas e como aplicar

Você quer ser capaz de convencer seu cliente a fazer uma compra por meio do uso estratégico das palavras? Ao utilizar técnicas de copywriting, isso é possível!

Além de impulsionar suas vendas, esse método de escrita também ajuda a engajar seus consumidores, pois utiliza estratégias que incentivam o público a realizar determinada ação.

Ficou interessado e quer entender tudo sobre o assunto, desde a definição do conceito até dicas para criar a copy perfeita? Então vem com a gente!

Conheça as melhores estratégias para vender online

O que é Copywriting?

Copywriting é a técnica de escrever textos persuasivos que estimulam o leitor a realizar uma ação específica em campanhas de marketing e vendas.

A estratégia pode ser utilizada em diferentes tipos de comunicação, como sites, blogs, anúncios em redes sociais, páginas de vendas e e-mail marketing.

Para isso, o redator deve escrever um texto convincente — chamado de copy — que impactará o cliente e despertará seu interesse por meio de estratégias de redação e gatilhos mentais.

Mas não se engane. O objetivo não é apenas atrair clientes e convencê-los a comprar o produto ou serviço anunciado.

A técnica também pode ser usada para incentivar o consumidor a baixar um e-book, ler seu blog, se inscrever em sua newsletter ou assistir ao seu vídeo. 

A origem da escrita persuasiva: entenda a história

Você acredita que a técnica já existe há mais de 150 anos? Pois é! O termo até parece algo moderno, mas na verdade surgiu lá no século 19.

Em 1870, o publicitário John Emory Powers recebeu o título de primeiro copywriter da história por escrever textos persuasivos em anúncios. 

A escrita de Powers era caracterizada por uma linguagem simples, fácil de entender e títulos curtos. 

A expressão foi utilizada para distinguir seu estilo de escrita da jornalística. A partir daí, os redatores publicitários começaram a ser definidos como copywriters.

No entanto, com a evolução tecnológica e o surgimento do marketing digital, a técnica se distanciou da publicidade. 

Isso porque o texto publicitário tem caráter informativo-descritivo e trabalha principalmente com a concepção de marca, enquanto a copy visa estimular a tomada de decisão no consumidor.

Eventualmente, a redação publicitária pode usar técnicas de copywriting para persuadir clientes. Portanto, são dois tipos de escrita complementares.

Copywriting e seus benefícios para e-commerces

Agora você deve estar se perguntando como seu e-commerce pode se beneficiar com esta estratégia, não é? 

Como o copywriting tem como foco a conversão, o uso inteligente dessa técnica de escrita ajudará a atingir o principal objetivo de todo negócio: vender mais.

Isso é possível porque ao incorporá-lo  em suas comunicações, você poderá:

  • aumentar a credibilidade da marca;
  • engajar seu público em suas redes sociais;
  • gerar conexão com os leitores;
  • aumentar a confiança em relação à sua empresa;
  • atrair mais clientes em potencial para sua loja virtual;
  • levar clientes a conhecerem seus produtos;
  • convencer os consumidores a realizarem uma compra.

Estratégia de copywriting: como elaborar corretamente?

Claro que escrever bem e de forma criativa é essencial, porém só isso não basta. Por trás de toda copy bem feita existem alguns elementos básicos que são cruciais para que o texto gere os resultados pretendidos.

Portanto, ao planejar sua estratégia de copywriting, você deve englobar os seguintes aspectos: 

Conhecimento aprofundado do público-alvo e do mercado

Uma copy precisa ter uma comunicação adequada com o público-alvo. Apenas desta forma será possível criar uma conexão com o leitor e convencê-lo a realizar uma ação.

Isso só é possível por meio de uma boa pesquisa de público-alvo que permitirá que você descubra informações importantes sobre seus clientes ideais, como:

  • idade;
  • gênero;
  • ocupação;
  • faixa salarial;
  • hobbies;
  • comportamento;
  • dores;
  • interesses;
  • etc.

Ao entender o comportamento do seu público, você saberá qual abordagem utilizar e sua comunicação será o mais assertiva possível.

Ainda é necessário conhecer o mercado em que sua loja virtual está inserida para apresentar os diferenciais dos seus produtos em relação aos concorrentes.

Objetivo

A criação de textos não deve ser feita de maneira indiscriminada. Muito pelo contrário, todo conteúdo precisa ter um propósito e ser conciso com a trajetória do cliente dentro do funil de vendas.

Você deseja vender? Engajar sua audiência na rede social? Convidar o leitor a assinar newsletter? Atrair clientes em potencial para sua base? 

Tenha esse foco bem definido para escrever conteúdos de forma estratégica. Para te ajudar nessa tarefa, crie um calendário editorial e acompanhe a jornada de compra dos seus clientes.

Exclusividade e relevância

Não tem como chamar a atenção do usuário na internet se você entregar mais do mesmo. Portanto, ao escrever, seja criativo e crie um conteúdo único que traga informações exclusivas.

Também é preciso pesquisar temas que sejam relevantes para a sua audiência e que possibilitem criar um relacionamento com a sua marca.

Análise

Publicou sua copy? Então chegou a hora de acompanhar os resultados. Observe se os clientes estão realizando a ação que você desejava e se o objetivo do texto está sendo atingido.

Ao acompanhar as métricas, você conseguirá identificar o que deu certo para potencializar suas estratégias e o que precisará ser revisto. 

Quais as principais técnicas de copywriting?

A boa notícia é que existem diversos métodos de escrita e estratégias que te ajudarão a criar um texto que gera conversão.

Conheça agora as principais técnicas de copywriting para aplicar em seus próximos conteúdos:

1. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que ajudam a despertar sentimentos nos leitores, o que contribui para a tomada de decisão e estimula a conversão.

De acordo com o livro “As Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, o comportamento humano é governado por alguns princípios psicológicos que nos levam a agir praticamente de forma automática diante de alguns estímulos.

Uma pesquisa feita pela Harvard Business identificou mais de 300 motivadores emocionais. Conheça os mais usados:

  • escassez: é acionado quando estamos prestes a perder algo. Você pode, por exemplo, enfatizar que são as últimas unidades disponíveis do produto;
  • reciprocidade: consiste basicamente em responder uma ação positiva com outra ação positiva. Para isso, é preciso criar uma relação recíproca com o leitor;
  • autoridade: transmite a ideia de superioridade e domínio do assunto, o que conquista o respeito do leitor. Para explorá-la, use fontes confiáveis e credíveis;
  • prova social: o princípio demonstra que somos influenciados pelos outros e quanto mais pessoas usam e aprovam algo, somos levados a tomar a mesma atitude. O uso de avaliações de comprados são uma boa estratégia para usar esse gatilho;
  • afinidade: tendemos a concordar e seguir ideias com as quais nos identificamos. Portanto, vale usar histórias próximas a realidade do leitor;
  • urgência: segue a mesma linha da escassez e enfatiza que é preciso tomar uma atitude imediatamente. Por exemplo, mostre que sua oferta é a última chance do seu cliente levar a solução que precisa.

2. Faça perguntas

As perguntas levam as pessoas a refletirem sobre o assunto e criam uma conexão imediata.  Por isso, ao criar uma copy, use o recurso para interagir com o leitor e atrair a sua atenção para o texto.

3. Divida seu texto de forma estratégica

A estrutura do texto também pode contribuir para a criação de um texto persuasivo. Uma sugestão é dividir seu conteúdo em quatro partes:

    1. Atenção: capturar a atenção do leitor por meio de frases impactantes;
    2. Conexão e identificação: gerar conexão ao abordar dores, problemas, sonhos ou usar técnicas de storytelling;
    3. Solução: informar o que seu produto pode fazer pelo cliente;
    4. Conversão: chamar o leitor para a ação.

4. Conte histórias

Também conhecida como storytelling, a arte de contar histórias é um dos truques do copywriting pois ajuda a envolver as pessoas na comunicação.

Para aplicar a técnica, crie narrativas que despertem emoções. Se preciso, vale recorrer a algumas fórmulas, como:

  • Future pacing: consiste em criar cenários imaginários na mente do leitor;
  • O fracassado que vende: personagem que superou os problemas e deu a volta por cima;
  • Jornada do herói: mais utilizada em filmes e livros, em que o protagonista supera desafios para se tornar um herói.

5. Toque nas emoções do seu público

Os textos precisam se conectar com as emoções do seu público. Desta forma, é possível levá-lo a um estado de inquietação que gera a conversão. 

Então, estude sua persona e conheça os motivadores emocionais que levam seus clientes a buscarem soluções. 

Descubra, por exemplo, os problemas que enfrentam no dia a dia, seus desejos mais profundos, medos e hábitos.

6. Aposte em números e dados

Para agregar valor ao que você está dizendo, use exemplos de pesquisas e dados estatísticos. Desta forma, você consegue dar mais credibilidade ao conteúdo e pode provar seus argumentos ao leitor.

7. Quebre objeções

O que faria seu cliente não comprar seu produto? Alguns exemplos de objeções são falta de dinheiro ou de tempo, não conhecer a empresa ou não ter certeza se o produto solucionaria seu problema.

Para que a sua oferta seja irrecusável, ao longo da copy você deve quebrar todas as possíveis objeções do seu cliente ao desenvolver argumentos válidos a cada uma delas.

8. Use palavras poderosas e persuasivas

Algumas palavras incentivam a tomada de decisão, pois ajudam a despertar sensações nas pessoas. São verdadeiros truques de copywriting!

Alguns exemplos de palavras que você pode usar na construção do seu texto são:

  • macio;
  • premiado;
  • seguro;
  • único;
  • luxuoso;
  • irresistível;
  • secreto;
  • entre outras.

Vale usar com parcimônia para não tornar o texto forçado demais e, claro, a escolha das palavras devem ser condizentes com as características do seu produto e da sua marca.

9. Use CTAs

O CTA (Call To Action, em português, chamada para ação) é um dos principais elementos do copywriting, pois incentiva o consumidor a fazer algo específico.

Portanto, ao final do conteúdo, chame o leitor para a realizar a ação de forma clara, objetiva e direta. A dica é apostar em verbos de ação no imperativo para que ele siga sua orientação. Exemplos:

  • compre;
  • inscreva-se;
  • experimente;
  • baixe;
  • cadastre-se;
  • faça;
  • leia;
  • etc.

Como fazer copy para anúncios e gerar vendas?

Criar anúncios que vendem, seja no Instagram, Facebook ou em outras plataformas, é o sonho de qualquer lojista, já que as conversões impactam diretamente na lucratividade do negócio.

Essa tarefa, no entanto, não é tão simples assim. Além de aplicar as técnicas de copywriting que ensinamos, ainda é preciso seguir mais alguns cuidados:

  • focar na sua persona;
  • criar uma conexão com o leitor;
  • escrever um texto claro e objetivo;
  • pensar em títulos chamativos;
  • usar fotos de boa qualidade, preferencialmente autorais e condizentes com o que está sendo anunciado;
  • sempre falar a verdade;
  • jamais criar expectativas que não poderão ser atendidas pela sua empresa;
  • garantir que seus anúncios sejam adaptados para todos os dispositivos, do notebook ao mobile.

Copywriting: veja os erros mais comuns e saiba como evitá-los

Por fim, se você quer criar o texto perfeito, também precisa evitar os erros mais comuns de quem faz copywriting. Vamos lá?

  • falar apenas de aspectos técnicos: as pessoas não estão interessadas nas características do seu produto, mas em como ele pode mudar a vida delas. Portanto, foque nos benefícios que a sua solução oferece;
  • exagerar nos benefícios: ao mesmo tempo que você deve valorizar sua oferta, é preciso ter cuidado para não forçar a barra. Caso contrário, o leitor irá perceber e perderá o interesse;
  • copiar: a proposta da copy é oferecer algo único e exclusivo para a sua persona. Copiar só te fará perder tempo, dinheiro e até credibilidade;
  • subestimar o leitor: não subestime a capacidade do seu público de captar clichés e excessos desnecessários. Isso fará com que ele saia da página e nunca mais volte.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, copywriting é a técnica de escrever textos persuasivos com foco na conversão em ações de marketing e vendas.

Agora que você já sabe como usar técnicas e gatilhos mentais para que o consumidor faça a ação desejada, pode começar a aplicar essa estratégia para gerar mais vendas em sua loja virtual.

E se sua meta é aumentar as conversões, lembre-se de garantir que todas as objeções dos seus clientes sejam quebradas. 

Já entre os principais motivos que levam o consumidor a desistir de uma compra estão os custos com o frete, segundo uma pesquisa da Statista.

Ou seja, talvez não adiante muito caprichar na copy, se você só disponibilizar fretes caros ou entregas muito demoradas. 

Por isso, na hora de enviar seus produtos, conte com a Kangu. Nós te ajudamos a encontrar os melhores preços e prazos com a nossa calculadora de frete, que simula envios com diversas transportadoras ao mesmo tempo.

Teste agora mesmo e comprove a economia:

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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