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Novidades no Instagram: as principais tendências para 2022

Quer descobrir quais são as novidades no Instagram para 2022? Essa é uma ótima ideia para sua empresa sair na frente da concorrência e aproveitar todo o potencial da rede social.

Afinal, a plataforma é considerada uma importante ferramenta para as empresas. São mais de dois bilhões de usuários ativos ao redor do mundo e, segundo o próprio Instagram, 90% deles seguem uma marca por lá.

Ao mesmo tempo que as oportunidades são elevadas por conta do número de usuários, a concorrência online também é acirrada. Ainda segundo o app, existem 25 milhões de perfis comerciais no mundo.

Portanto, se você quer que seu negócio se destaque na internet, precisa aprimorar constantemente suas estratégias nessa rede social. 

Por isso, vem com a gente conferir as novidades no Instagram e saiba como promover seu e-commerce da melhor forma possível.

Confira as principais novidades no Instagram para 2022

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, já deu uma prévia das atualizações que acompanharemos na rede social este ano.

E, como você deve saber, as novidades no Instagram sempre trazem novas funcionalidades que podem ser incorporadas nas estratégias de marketing da sua empresa para potencializar seus resultados.

Então, acompanhe o que vem por aí e se prepare:

Vídeos em foco

Você sabia que os vídeos têm duas vezes mais chances de serem compartilhados pelas pessoas nas redes sociais do que qualquer outro formato de conteúdo?

Isso é o que aponta uma pesquisa da Wyzow. Ainda segundo o estudo, 96% dos consumidores assistem vídeos para saber mais sobre um produto. E 88% dizem que já foram convencidos a comprar algo após assistir aos vídeos de uma marca.

Não é à toa que os conteúdos em vídeo são uma das principais tendências de marketing digital

Se olharmos especificamente para o público brasileiro, descobrimos que 99% dos usuários assistem vídeos na internet, sendo que 72% consomem o formato nas redes sociais

Já de acordo com um levantamento feito pelo Vidmob, os vídeos são capazes de aumentar as vendas em 30% em relação aos conteúdos estáticos. Especificamente os vídeos curtos possuem taxa de conversão 167% maior que os formatos longos.

Todos esses dados evidenciam a popularidade dos vídeos, especialmente os curtos, um movimento que foi desencadeado principalmente pela ascensão do TiKTok.

Foi com isso em vista que o head do Instagram anunciou que a rede social deixou de ser uma plataforma de fotos. Agora, o foco do app será a produção e a entrega de vídeos.

O formato irá se consolidar de vez na plataforma e você vai precisar explorar os vídeos para não ficar para trás, seja por meio de lives, Stories ou publicações no feed.

Novidades no Instagram Reels 

Pegando o gancho dos conteúdos em vídeo, vamos falar do Reels Visual Replies, mais uma das novidades no Instagram.

A atualização é inspirada no TikTok e permite que os usuários respondam comentários de um Reels com outro Reels, assim como já acontece na plataforma concorrente.

A partir dessa atualização, a ideia é que os conteúdos em vídeo se tornem mais interativos, o que poderá aumentar a proximidade entre usuários e marcas. 

Stories exclusivos e pagos

Já para quem trabalha com criação de conteúdo online, haverá uma nova forma de monetização no Instagram.

Ao que tudo indica, haverá uma versão “exclusiva” dos Stories, em que as postagens só poderão ser visualizadas por meio de uma inscrição, possivelmente paga.

Acredita-se que a ferramenta funcionaria de forma semelhante ao modelo de “assinantes” da Twitch.

Múltiplas timelines

E não são apenas os vídeos que prometem modificar a plataforma, também haverá mudanças na timeline. 

Até então, o feed do Instagram era organizado por meio de algoritmos que traziam publicações das pessoas que você segue, além de recomendações de conteúdo baseadas no seu perfil.

Agora, existirá três formatos de feed para que o usuário escolha a opção desejada. São elas:

  • Home: página inicial com todos os posts, similar ao modo que conhecemos;
  • Seguindo: apresentará as publicações dos perfis que o usuário segue em ordem cronológica, isto é, da mais recente para a mais antiga;
  • Favoritos: modo personalizável, que permitirá que o usuário veja apenas as publicações das contas que definiu como favoritas, por exemplo, amigos próximos e criadores de conteúdo que acompanha com frequência.

Segurança nas mensagens

A troca de mensagens online é o principal meio de comunicação entre as pessoas. Por essa razão, a segurança dessas informações se tornou prioridade para as redes sociais.

O WhatsApp, por exemplo, outro aplicativo do grupo Meta, já utiliza criptografia de ponta a ponta para proteger as conversas e, ao que parece, o Instagram seguirá o mesmo caminho neste ano.

Isso garantirá mais segurança para os usuários e para as empresas, que ficarão mais protegidas ao trocar informações por meio da rede social.

Controle parental

Também foi anunciado uma série de recursos para o Instagram que irão melhorar o controle parental para que a rede social se torne mais segura para adolescentes.

O Instagram Kids deixará de existir e, dentro do próprio app, os pais poderão supervisionar as contas dos seus filhos que possuem entre 13 e 18 anos de idade.

Após a atualização, também será possível definir limites de tempo de uso do aplicativo e ver quanto tempo passam na plataforma.

Além disso, ainda haverão outras novidades no Instagram. Os novos recursos prometem:

  • impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem;
  • possibilitar que adolescentes denuncie um perfil suspeito e notifiquem os responsáveis;
  • ter abordagem mais rígida ao algoritmo em relação ao que é recomendado aos adolescentes na rede social.

Instagram Shopping

Quem tem e-commerce e deseja vender pela rede social ficará bastante animado com esta novidade no Instagram.

O Instagram Shopping em si não é algo novo e já funciona como um catálogo de produtos dentro do aplicativo.

Por meio dessa função, os usuários podem tocar na imagem para ter acesso aos dados do produto, como descrição e preço. 

Agora, com a nova atualização, os usuários poderão fazer compras diretamente pelo aplicativo, sem ser direcionado para um site externo. Por exemplo, para a sua loja virtual.

Essa praticidade facilita a vida do consumidor e aumenta suas chances de vender mais pelo aplicativo.

Quais foram as novidades no Instagram de 2021?

Desde o ano passado, várias mudanças já começaram a acontecer na rede social mais popular do mundo. Essas atualizações mudaram aspectos importantes do aplicativo e é necessário conhecê-las para adaptar seu perfil comercial.

Se você perdeu as últimas novidades no Instagram, não se preocupe, nós listamos os novos recursos que já podem ser aproveitados por você: 

Posts colaborativos em dupla

Também conhecidos como collabs, os posts colaborativos permitem que uma única publicação tenha dois autores. Com isso, a publicação é exibida em ambos os perfis simultaneamente.

Já as interações no post são contabilizadas individualmente, o que gera um alcance muito maior.

Por isso, o formato é uma ótima ideia de conteúdo para publicidade com influenciadores, já que a publicação aparecerá tanto no perfil da marca, quanto do influencer. Muito útil, não é?

Stories mais longos

Nós já falamos bastante sobre o vídeo ser uma grande tendência de conteúdo online. Com isso em vista, surgiu outra novidade no Instagram: os Stories mais longos. 

Anteriormente, só era possível publicar Story com duração de até 15 segundos por publicação. Isso fazia com que os conteúdos mais aprofundados ficassem muito picotados, o que atrapalhava a transmissão da mensagem e a experiência do usuário.

Já nesta nova fase, os vídeos podem ter até 60 segundos, igual ao Reels. Desta forma, os conteúdos mais densos ficam mais fluidos. 

Figurinha “Use a sua”

Você provavelmente já deve ter se deparado com este recurso. Trata-se de uma figurinha no Story que permite que o usuário crie correntes de fotos ou vídeos. 

Quando alguém posta um Story utilizando o sticker “Use a sua”, outras pessoas podem clicar na figurinha para continuar a corrente. Isso gera mais engajamento e interação na rede social. 

O interessante é que você também pode usar o recurso a favor da sua marca, basta clicar no ícone de figurinha no Story, selecionar a opção “Use a sua” e compartilhar com a sua audiência.

Integração com o Facebook Messenger

Essa é mais uma das novidades no Instagram que já podem ser utilizadas pelos usuários. Com a integração com o Messenger, as conversas do Insta e do Facebook podem ser acessadas pelo aplicativo de chat.

Como as mensagens ficam centralizadas em um único lugar, é mais fácil realizar o atendimento ao cliente de forma ágil e sem perder nenhuma interação de consumidores e clientes em potencial.

Música nas publicações do Feed

Antes possível apenas para publicações do Reels e Stories, agora a inserção de música também está disponível para as postagens da linha do tempo.

Os usuários podem incluir trechos de até 90 segundos nas imagens utilizando o catálogo de faixas e artistas no app.

O título da canção aparecerá no cabeçalho da postagem e é uma ótima pedida para deixar seus conteúdos mais interativos.

Fim do “arrasta para cima”

O recurso “arrasta para cima” era utilizado para direcionar os usuários para sites externos. Porém, a ferramenta era exclusiva para perfis com mais de 10 mil seguidores.

Após a atualização, o recurso de inserir links externos no Stories foi modificado e funciona como um adesivo. A boa notícia é que está liberado para todos os usuários, independentemente do número de seguidores.

Isso significa que pequenos e médios empresários já podem utilizar a ferramenta para direcionar sua audiência até o site do seu e-commerce ou mesmo para a página de algum produto.

Como seu e-commerce pode seguir as novidades no Instagram?

Toda empresa deseja crescer no Instagram para atrair novos clientes, aumentar a presença digital da marca e, claro, impulsionar as vendas.

E o melhor caminho para alcançar esses objetivos — além de publicar conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público-alvo — é acompanhar as novidades no Instagram.

Sempre que a plataforma lança uma nova ferramenta, ela prioriza as entregas de conteúdos que utilizam esses recursos. Isso significa que suas publicações poderão alcançar mais usuários e gerar um engajamento maior.

Portanto, ao traçar suas próximas estratégias de marketing nas redes sociais, incorpore os novos recursos e explore as possibilidades que a plataforma oferece. 

Lembre-se também de apostar nos vídeos já que, como vimos ao longo do texto, esse tipo de conteúdo se tornou uma das prioridades do aplicativo, além do público engajar cada vez mais com esse formato.

Conclusão

Ano passado chegaram muitas novidades no Instagram, como integração com o Facebook Messenger, Stories mais longos e posts colaborativos. Todas essas novas funcionalidades já podem ser aproveitadas pelos donos de lojas virtuais.

Para 2022, ainda há outros recursos a caminho que prometem melhorar a experiência do usuário, manter a atratividade do aplicativo, além de trazer novas oportunidades para marcas e criadores de conteúdo.

E se você não quer ficar para trás no ambiente digital, vale a pena acompanhar de perto todas essas atualizações. 

Mas nem só de marketing nas redes sociais vive uma empresa, não é verdade? Após conquistar o consumidor e convencê-lo a fechar a compra, também é preciso garantir que o produto chegue ao seu cliente de forma ágil, flexível e confiável.

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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