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Influenciadores digitais: Encontre o melhor para a sua marca

Os influenciadores digitais tomaram conta da internet e têm sido muito usados nas estratégias de marketing de empresas de diferentes portes e segmentos. 

 

Isso acontece porque essas autoridades virtuais apresentam um amplo alcance de seguidores e taxas de engajamento consideradas elevadas, emprestando a credibilidade para que as marcas possam alcançar o público de uma forma criativa e com naturalidade. 

 

Para você entender o potencial desse mercado, de acordo com dados de uma pesquisa do Instituto QualiBest, esses influenciadores da internet estão em segundo lugar no que se refere ao poder de influência em uma compra, ficando atrás apenas de amigos e família, com 57%. 

 

Quer entender como encontrar os melhores influenciadores para a sua marca e quais são os tipos mais comuns utilizados no mercado digital. Vem com a gente e fique de olho nesse artigo que preparamos para você. Confira!

 

Aprenda a utilizar a cultura do unboxing a seu favor com nossas dicas.

 

O que são os influenciadores digitais e qual seu papel

Antes de encontrar as autoridades virtuais mais recomendadas para o seu negócio, é importante entender o que são influenciadores digitais e qual seu papel nas campanhas de marketing de diferentes perfis de negócios, principalmente, no online.

 

Eles basicamente são pessoas que utilizam as mídias sociais, como Facebook, Instagram ou Youtube para compartilhar conteúdos e informações, que podem influenciar o comportamento dos seus seguidores. 

 

O papel dessas autoridades é gerar credibilidade, autoridade e envolvimento com o público que a sua marca tem interesse em se relacionar e, claro, vender, seja produtos ou serviços.

 

Como a minha marca pode utilizar influenciadores digitais a seu favor

Se você quer utilizar um digital influencer a favor da sua marca, saiba que, primordialmente, ele precisa gerar valor para o seu público-alvo, ou seja, oferecer conteúdos relevantes para os seus seguidores, que estejam de acordo com a proposta da sua empresa. 

 

A ideia é estimular os usuários a seguir a sua página nas redes sociais e, consequentemente, passar a se relacionar e fazer negócios com a sua marca, como comprar produtos da sua loja virtual, por exemplo.

 

Além disso, essas autoridades também são capazes de contribuir para fortalecer a percepção sobre a marca e até ressignificar a visão de uma pessoa sobre a empresa, dependendo do caso.

 

Tipos mais comuns de influenciadores digitais

Hoje em dia, o que não faltam são influenciadores digitais famosos na internet, mas para que as suas estratégias realmente gerem resultados, você precisa escolher aquele estilo de autoridade que está relacionado com o perfil da empresa.

 

Por isso, separamos aqui os principais tipos de influencers para que você possa encontrar aquele que mais combina com a proposta da sua marca. 

Celebridades

Os influenciadores denominados celebridades geram conteúdos genéricos para os seus seguidores, não sendo, portanto, especialistas em algum nicho de mercado. 

 

No entanto, eles possuem alta relevância em diferentes setores, o que pode ser uma boa escolha para um ecommerce, por exemplo, que tem uma grade de produtos variados. 

Fitness

Nos últimos anos, com a busca por uma estilo de vida mais saudável, os influenciadores digitais fitness ganharam  ainda mais mercado nas redes sociais. 

 

Por isso, se você tem um e-commerce que comercializa produtos saudáveis, roupas ou equipamentos de ginástica, esse tipo de influencer é uma boa opção, já que os seguidores costumam ser muito influenciados pelas dicas fornecidas por essas pessoas. 

 

Blogueiras de moda e maquiagem

Há também as blogueiras de moda e maquiagem que, sem dúvida, são as modalidades que estão mais em alta no mercado, hoje em dia.

 

Esse perfil de influenciador é altamente indicado para marcas que querem se relacionar com mulheres ou até com homens que são mais vaidosos e não dispensam dicas de moda e beleza. 

Autoridade de nicho

O  digital influencer de nicho é uma autoridade muito respeitada na internet por ser uma referência em determinado assunto. 

 

Normalmente, essas pessoas são procuradas pelas marcas pelo conhecimento aprofundado em um tema específico, uma vez que são verdadeiros professores para os seus seguidores. 

 

Os influenciadores que são autoridades de nicho exercem muita persuasão para incentivar as compras ou a contratação de um determinado serviço. 

Trendsetter

Esse tipo de influenciador também tem feito muito sucesso na internet. Isso porque, os trendsetters são pessoas que defendem uma causa ou uma ideologia, exercendo grande influencia sobre seus seguidores, além de serem muito respeitados. 

 

Se você deseja posicionar a sua marca em uma determinada causa, essas pessoas podem te ajudar a conquistar o seu público. 

Mídia

Os influenciadores da mídia, normalmente, são jornalistas ou formadores de opinião, que pregam a imparcialidade e falam sobre temas relevantes. Normalmente, são muito respeitados na sociedade e ainda mais admirados por seus seguidores.

 

Nessa modalidade, essas personalidades exercem forte influência no público, o que aumenta a chance de incentivar os seguidores a comprar da sua marca. 

Como escolher o melhor influenciador digital para a minha marca

Para encontrar os melhores influenciadores digitais para a sua marca, o primeiro passo é conhecer profundamente a sua persona. 

 

Entender o seu público, fará com que você saiba, de fato, quais são as necessidades, problemas, desejos e quais pessoas que mais exercem influencia sobre a decisão de compra do seu público. 

 

É preciso descobrir também quais redes sociais que os seus consumidores mais acessam e que tipo de conteúdo consomem. Se possível, faça pesquisas com os seguidores das suas redes sociais para saber quais são os influenciadores que seu público mais gosta. 

 

Com todos esses dados em mãos, você pode pesquisar sobre as autoridades que mais tem a ver com a sua marca e quais deles têm relevância no mercado de atuação. 

 

Observe também a quantidade de seguidores que o influenciador possui, o nível de engajamento do público nas publicações e quais empresas já trabalham com ele. 

 

Os valores praticados pelos influencers também precisam ser levados em consideração para não comprometer o orçamento da sua empresa. 

 

Para entender se realmente esse influenciador contratado pela sua marca tem trazido retorno para os seus negócios, é importante levar em consideração as seguintes métricas:

 

  • AA (Audience Authenticity ou Autenticidade da Audiência).
  • AVM (Average Views Per Month ou Média de Visualizações Mensal), para analisar o alcance do profissional;
  • AEM (Average Engagement Per Month ou Média de Engajamento Mensal), dados sobre com as publicações;
  • ER (Engagement Rate ou Taxa de Engajamento).

 

Essas métricas são importantes para que você possa medir se o influenciador contratado está dando um bom retorno para a sua marca. 

Como encontrar digital influencers? 

Agora que você entende o que são influenciadores digitais e de que forma eles podem dar resultados para a sua empresa, é preciso encontrar aqueles que realmente se encaixam no perfil do seu negócio, seja ele um e-commerce ou uma prestadora de serviços.

 

Saiba que, hoje em dia, há muitas ferramentas que são usadas para localizar essas autoridades na internet, dando ainda mais agilidade e praticidade para as marcas na hora de encontrar os influenciadores certos. 

 

Uma das ferramentas mais usadas no mercado é a Influency.me, considerada uma das mais práticas e eficientes da atualidade. 

 

Nessa plataforma, as marcas têm acesso a um completo banco de dados com cerca de 80 mil personalidades do mundo digital das mais diversas áreas.

 

A vantagem é que a Influence.me permite que você faça buscas a partir de uma série de características, possibilitando, inclusive, o uso de filtros com base em reputação nas redes sociais, gênero, faixa etária, entre outros dados. 

 

O mais legal é que a ferramenta apresenta também o desempenho do profissional, mostrando números de alcance nas redes sociais. 

 

A IAirfluencers também é um recurso bem legal para localizar influenciadores digitais, tendo recursos parecidos com a Influency.me. Nele, é possível analisar o desempenho do profissional, o impacto da sua campanha, além de outras métricas.

 

Nele, você pode analisar o impacto da sua campanha e o desempenho do profissional que contratou. A ferramenta calcula métricas como curtidas,  comentários, visualização e compartilhamento. 

 

Outra ferramenta muito utilizada pelo mercado é a Celebryts que pode ser muito útil para encontrar as autoridades ideais para as intenções da sua marca.

 

Essa plataforma é indicada para MEI e ME e também para grandes empresas, já que possui uma base de 40 mil influenciadores de segmentos específicos, como moda, por exemplo. 

 

Grandes marcas do comércio eletrônico, como o marketplace Mercado Livre, também utilizam os recursos das Celebryts para encontrar o digital influencer mais relevante do mercado. 

 

E como eu posso me tornar um influenciador digital?

Se você quer saber como ser digital influencer, o  primeiro passo é escolher o nicho que pretende atuar e começar aos poucos, tornando-se conhecido de maneira gradual. 

 

Comece divulgando o seu trabalho para amigos, depois conhecidos e vai avançando em várias regiões da sua cidade até ganhar espaço no cenário digital. A intenção é despertar o interesse do seu público aos poucos.

 

Para ter sucesso, dê prioridade para um poucos canais, como o Instagram e Facebook, por exemplo. 

 

Lembre-se que você não precisa estar presente em todas as redes sociais se tornou um influencer famoso. A ideia é escolher, pelo menos, dois canais para focar as suas ações e pode dar maior atenção para essas redes. 

 

Se você quer estar entre os influenciadores digitais famosos, não deixe de investir em networking. 

 

Tente se relacionar com pessoas e profissionais do seu segmento de atuação e participe de eventos que reúnam pessoas que podem ter interesse em consumir seus conteúdos. 

 

Lembre-se que contatos no mundo real são importantes para tornar-se uma autoridade na internet, o que pode te ajudar a conquistar cada vez mais seguidores. 

 

Esteja também sempre atento aos temas da atualidade, novidades e tendências do segmento. Além disso, ao firmar parceria com uma determinada marca, mantenha-se sempre autêntico à essência da empresa. 

 

Seja criativo na hora de divulgar os produtos ou serviços, mas esteja sempre atento se a sua linguagem é coerente com o perfil do seu anunciante. 

Conclusão

Os influenciadores digitais estão entre as melhores estratégias para conquistar novos seguidores para marcas de diferentes portes e segmentos, aumentar a reputação junto ao seu público-alvo, além de fomentar as vendas de diferentes tipos de negócios.

 

Mas para que essas autoridades possam realmente trazer resultados para a sua empresa tanto em termos de engajamento quanto em vendas, é preciso escolher aqueles influencers que mais se encaixam com o perfil da sua empresa.

 

Lembre-se que, de nada adianta fazer parceria com um influencer muito famoso no mercado, se ele não tiver relevância para o seu público. 

 

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes perfis de influenciadores, como celebridades, fitness, blogueiras de moda e maquiagem, autoridade de nicho, trendsetter e mídia. 

 

Para localizar o digital influencer ideal para a sua marca, não deixe de usar ferramentas, como Influency.me, Airfluencers e Celebryts, que te ajudam a escolher a pessoa certa.

 

Além de escolher os melhores influencers para divulgar seus produtos e serviços na internet, lembre-se que a sua marca deve oferecer uma boa experiência de compra para o seu cliente, que vai desde a atração até a entrega do produto no destino. 

 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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