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Como funciona o Facebook Marketplace: tudo o que você precisa saber para vender

Você já pensou em anunciar no Facebook Marketplace? A plataforma soma mais de 130 milhões de usuários ativos na rede social. Isso representa mais da metade da população brasileira!

Além disso, segundo dados da Statista, o Brasil é o país que mais acessa as redes sociais diariamente, com a marca de 3 horas por dia.

Ainda segundo a pesquisa, o Facebook lidera a preferência dos usuários brasileiros: 51% dos entrevistados usam esta rede social.

Por ser usada por milhões de internautas todos os dias, a plataforma também garante muitas oportunidades de vendas!

Então, se você quer aproveitar o potencial do Facebook para vender, vem com a gente, que vamos te explicar como funciona este marketplace, como vender por ele, vantagens e muito mais!

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O que é o Facebook Marketplace?

Os marketplaces funcionam como um shopping virtual e vieram para facilitar a vida de consumidores e empreendedores.

A popularidade desses canais é expressiva, tanto que um dos sites mais populares da internet é o Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina. Em 2021, por exemplo, foi o sétimo site mais acessado do Brasil segundo a SEMrrush.

Tendo isso em vista que o Facebook, a maior rede social do mundo, criou seu próprio espaço para anúncio de produtos.

Portanto, o Facebook Marketplace é um recurso destinado à compra e venda de produtos entre os usuários desta rede social. Para vender ou encontrar itens por lá, basta ter uma conta cadastrada.

Essa função agora possibilita que as pessoas pesquisem itens para comprar próximos à sua localidade, sem precisar sair da rede social. Já os vendedores conseguem anunciar para milhões de pessoas de forma simples.

Como funciona o Facebook Marketplace? 

Basicamente, o Facebook Marketplace funciona como uma vitrine online, similar a outros marketplaces, por exemplo, o OLX.

Basta ser inscrito na rede social para começar a publicar seus produtos na plataforma e atrair possíveis clientes.

Já para criar o anúncio, você precisará inserir algumas informações do item que deseja vender, como fotos, nome do produto e preço.

Em seguida, os consumidores interessados no produto encontrarão seu classificado e entrarão em contato com você pelo Messenger para negociar a forma de pagamento e a entrega.

Simples, não é? Contudo, vale te avisar que existem inúmeros anúncios na plataforma e você precisará reunir algumas estratégias para se destacar. Mas, fique tranquilo que vamos falar disso mais adiante!

Como é feita as entregas e pagamentos dos produtos?

A plataforma não se responsabiliza pelas negociações, pagamentos e entregas dos produtos. Ou seja, serve apenas para expor os produtos e conectar vendedores e compradores.

Isso significa que os preços, as condições de pagamento e os envios dos produtos ficam por conta do vendedor.

Então, você pode selecionar os meios de pagamento que irá aceitar, como link de pagamento, Pix e transferência bancária, além de decidir se o produto será entregue em mãos ou enviado pelos Correios e Transportadoras.

A melhor opção é contar com a Kangu na hora de enviar seus produtos. Em nosso site, você consegue comparar simultaneamente os prazos e preços dos fretes praticados por diversas transportadoras e pelos Correios.

Assim, fica fácil encontrar a opção que mais se adequa às suas necessidades e às do seu cliente.

Além de economizar em até 75% com os seus envios, você também ganha mais comodidade e agilidade. Temos quase 3 mil pontos Kangu espalhados pelo Brasil para você fazer a postagem da sua encomenda sem filas.

Mas, se for entregar os produtos pessoalmente, é recomendável que você busque um lugar público e bem iluminado, e avise pessoas próximas sobre a sua localização.

O que pode ser vendido no Facebook? 

Você pode vender os mais diversos produtos no marketplace do Facebook, desde itens comprados para revenda, mercadorias de produção própria, peças de brechó e até desapegos pessoais:

Alguns exemplo do que pode ser vendido no Facebook são:

  • roupas e sapatos;
  • utensílios domésticos;
  • produtos de higiene e beleza;
  • tecnologia;
  • itens de home office;
  • produtos para pets;
  • móveis e objetos de decoração;
  • acessórios para smartphones e computadores;
  • itens fitness;
  • e muito mais!

O que não vender no Facebook Marketplace?

Por outro lado, existem alguns itens que são proibidos de serem comercializados na plataforma. É preciso seguir as políticas comerciais do Facebook para que seu classificado seja publicado.

Confira agora os itens que não devem ser vendidos por lá:

  • bebidas alcóolicas;
  • cigarros eletrônicos e narguilés;
  • suplementos para ingestão;
  • assinaturas de produtos físicos e digitais;
  • prestação de serviços, por exemplo, consultorias, limpeza doméstica, etc;
  • animais à venda ou à doação;
  • itens relacionados a serviços de saúde, como kits de primeiros socorros;
  • produtos com imagens de antes e depois, como fotos que mostram perda de peso. 

Como anunciar no Facebook Marketplace? 

Existem muitas oportunidades de venda no Facebook devido a grande quantidade de usuários ativos nas redes sociais.

Contudo, também há uma imensidão de produtos anunciados por lá, já que muitas pessoas físicas e jurídicas já sabem do potencial da ferramenta para vendas.

Então, você precisa saber como anunciar no marketplace do Facebook para possibilitar que seus classificados sejam encontrados por clientes em potencial e chamar a atenção de quem visualiza os seus produtos.

Basicamente, para que seu anúncio seja encontrado pelos usuários é preciso que a publicação seja vista como relevante pelo Facebook.

Para isso, a plataforma analisa dois fatores: a taxa de cliques e a quantidade de mensagens enviadas pelos clientes interessados.

Quanto mais cliques e mensagens você receber, a rede social entenderá que este produto é relevante e entregará o seu classificado para mais pessoas. 

Mas, como fazer isso? Existem alguns truques para criar um bom anúncio no Facebook Marketplace. Veja só o passo a passo:

Crie o anúncio

O primeiro passo é entrar na sua conta e acessar a aba Marketplace do Facebook. Em seguida, clique no botão “ + Criar novo classificado”, no meu lateral esquerdo.

Depois, escolha o tipo de classificado que deseja criar. As opções são itens, veículos e imóveis.

Capriche na foto

Agora, adicione as fotos do produto que deseja vender. Lembre-se de caprichar na hora de fotografar os produtos, pois esse recurso é essencial para atrair a atenção do consumidor.

Aproveite também para tirar fotos de vários ângulos para que o consumidor conheça todos os detalhes do item à venda. A qualidade e quantidade das imagens pode ser crucial para a decisão de compra!

Escreva um bom título do produto

Um bom título deve deixar claro o que está sendo vendido, além de ter a palavra-chave que a pessoa poderia utilizar para pesquisar o seu produto. 

Por exemplo, em vez de escrever apenas “iPhone”, digite o modelo do celular, como ”iPhone 11s Pro Max” ou “iPhone XR 128 GB”.

Descreva o produto

Na descrição, adicione todas as informações complementares do seu produto para gerar mais confiança no comprador e tirar possíveis dúvidas.

Se você quer vender uma peça de roupa, por exemplo, informe a numeração da peça, medidas, material de fabricação, cores disponíveis, etc.

Determine o preço

Agora, informe o preço real do seu produto.

Alguns lojistas deixam o preço do item zerado para ganhar relevância na plataforma. Essa ação incentiva que os usuários cliquem no classificado ou mandem mensagem para verificar o preço.

Contudo, essa prática fere o código do consumidor. De acordo com o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, todo produto ou serviço anunciado para venda deve informar o preço.

Você pode até deixar o preço do item zerado para chamar mais atenção, mas é indispensável que ao menos tenha essa informação na descrição do anúncio para evitar problemas com a Lei.

Preencha a categoria do produto

Depois, selecione a categoria do seu produto dentre as opções. Eletrônicos e informática, Roupas e sapatos, Telefones celulares e Utilidades Domésticas são algumas das possibilidades.

É importante categorizar corretamente o item para facilitar que compradores em potencial encontrem o seu classificado.

Adicione tags (Etiquetas de Produtos)

No espaço “Etiquetas de Produto”, você pode inserir até 20 palavras-chave relacionadas ao item que você colocou à venda. 

Essas palavras-chave são importantes para ajudar um possível comprador a localizar o seu classificado.

Só para você entender, quando um usuário digita no campo de busca do Facebook Marketplace o que procura, a plataforma lista os resultados com base no nome do item e nas tags utilizadas no anúncio.

Compartilhe o anúncio

No final do cadastro do produto, terá um botão para compartilhar esse anúncio com os grupos que você participar. É uma ótima estratégia, pois assim você já sai na frente para começar a tornar seu anúncio relevante.

E, lembre-se, quanto mais relevância, mais visitas e mais probabilidade de vender.

Quais as diferenças das outras plataformas? 

Além do Facebook Marketplace, também existem diversas outras plataformas que você pode anunciar seus produtos. Cada uma delas possui suas particularidades, conheça:

OLX

O OLX é o que mais se assemelha ao Facebook, pois também age como um intermediador entre compradores e vendedores, e não se responsabiliza pelos pagamentos e envios. São, basicamente, classificados online.

Dentre os itens mais buscados na plataforma, os destaques são:

  • celulares;
  • notebooks;
  • ar condicionado;
  • sapatos femininos e tênis;
  • bicicletas;
  • instrumentos musicais;
  • casas e apartamentos;
  • videogames;
  • veículos.

Mercado Livre 

Já o Mercado Livre é um marketplace onde você pode vender praticamente tudo e que, diferente do Facebook, se responsabiliza pelo pagamento e envio das encomendas

O ponto forte da plataforma é a segurança e a confiabilidade, tanto para quem vende, quanto para quem compra. A visibilidade também é uma grande vantagem, pois o Mercado Livre é um dos sites mais acessados do Brasil.

Por outro lado, é preciso desembolsar uma taxa a cada venda realizada na plataforma. O anúncio em si é gratuito, mas é cobrado um percentual do produto que varia conforme a categoria e o tipo de anúncio.

Além disso, a Kangu é uma empresa do Mercado Livre, o que traz ainda mais segurança em nossos serviços!

Enjoei

Assim como o Mercado Livre, o Enjoei é responsável pelo pagamento e envio de produtos. O grande diferencial da plataforma é que se tornou referência quando o assunto é venda de desapegos, porém, também é possível comercializar itens novos por lá.

Dentre as vantagens, podemos destacar a visibilidade do site e a segurança nas vendas online. Porém, há a cobrança de duas taxas na hora de vender (tarifa fixa e comissão de vendas).

Os itens mais comprados por lá são:

  • roupas;
  • sapatos;
  • itens de decoração;
  • produtos de beleza;
  • móveis;
  • etc.

Quais as vantagens do Facebook Marketplace?

Agora que já sabe como anunciar seus produtos no Marketplace do Facebook, é hora de conhecer as vantagens de utilizar esse recurso:

Facilidade 

É uma ótima opção para quem quer começar a vender produtos na internet por ser prático e simples de usar. Não exige que você tenha um CNPJ, então, qualquer pessoa pode começar a vender.

Além disso, todas as negociações ocorrem diretamente no Facebook, sem necessidade de instalar aplicativos adicionais.

Alcance

Já são mais de 130 milhões de usuários ativos no Facebook. Desses, 61% usam a rede social para buscar novos produtos, segundo pesquisa realizada pela All iN/Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box.

Por essa razão, classificados feitos no Facebook possuem grandes chances de serem alcançados por muitos compradores em potencial.

Custo 

Outra vantagem, que se sobressai em relação a outros marketplaces, é que não há cobrança de taxas por venda. Ou seja, você não precisa repassar nenhuma porcentagem dos lucros para a plataforma. 

Conclusão

Neste artigo, você descobriu que pode ser vantajoso explorar o Facebook Marketplace. Agora que já sabe como anunciar e tornar seu classificado mais relevante na plataforma, pode dar início às vendas. 

Já para enviar os itens vendidos, conte com a Kangu! Além de garantir mais comodidade e praticidade para você e para o comprador, já que sempre existe um ponto de postagem e retirada por perto, também é possível economizar nos fretes.

Clique na imagem abaixo para acessar nossa calculadora de frete e comprove:

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Diogo Inoue

Head of Sales

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