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Vendas de Natal: como sua loja pode aproveitar esta data

Quer potencializar as vendas de Natal neste final de ano? Saiba que essa é uma ótima oportunidade de negócios para o seu ecommerce, já que a data é a mais importante em termos de faturamento para o varejo online e offline. 

 

Segundo um estudo feito pela empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, Compre&Confie, o comércio eletrônico faturou R$14,1 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro de 2019. 

 

Esse número, inclusive, reflete um aumento de 29,9% em comparação com o mesmo período de 2018.

 

Mas para aproveitar as oportunidades dessa época, sua loja virtual precisa estar preparada para atrair os clientes e fomentar as vendas. Quer saber como? Vem com a gente, que contamos tudo para você tornar o seu e-commerce ainda mais atraente!

 

Descubra como um cupom de desconto pode ajudar suas vendas

A importância das vendas de Natal para sua loja virtual

Diante dos dados apresentados logo no início desse artigo, é possível entender a importância do Natal para lojas virtuais dos mais diferentes segmentos. 

 

Ao longo dos anos, mesmo em momentos de crise, essa época do ano é sempre um dos períodos que mais movimentaram o comércio em geral, tanto as lojas físicas como os negócios online

Mercado aquecido

Mesmo em um ano de pandemia, a expectativa é que as vendas de Natal também continuem aquecidas, assim como ocorreu nos anos anteriores. 

 

Isso é o que revela uma pesquisa realizada pela Teads em parceria com a Netquest. Segundo o levantamento, 82% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras natalinas. 

 

Essa intenção é motivada também em razão do pagamento do 13º salário, que aquece ainda mais o mercado. 

Como preparar a sua loja para as vendas de Natal?

Mas para aumentar as suas vendas nesse período, é preciso se diferenciar dos seus concorrentes com estratégias direcionadas e ações voltadas para a atração dos consumidores, já que a concorrência é ainda mais acirrada neste período.

 

Para te ajudar a montar uma estratégia consistente e que realmente traga bons resultados, confira as dicas que selecionamos para você. 

Monte um planejamento

Independentemente se e-commerce terá doces de Natal para vender ou qualquer outro produto, como roupas e calçados, por exemplo, saiba que o planejamento é o primeiro passo para ter boas vendas nesta época do ano. 

 

Nessa etapa, defina quais os produtos que têm maior adesão e que podem representar boas vendas para o seu commerce. Neste sentido, verifique quais deles estão em falta no seu estoque e quais precisam de reforço. 

 

Pense também nos processos internos e como se preparar para receber um aumento de visitantes no seu site. 

 

Inclua ainda no seu planejamento quais são as estratégias adotadas pelo seus concorrentes e tente oferecer produtos e serviços diferenciados para atrair seus consumidores. 

Ofereça descontos

Além de entender o que vender em época de Natal, saiba que oferecer descontos aos seus consumidores é igualmente importante. Isso porque, esse período é um dos mais concorridos para o comércio eletrônico do Brasil.

 

Saiba que se você não oferecer descontos, o seu concorrente fará isso e, provavelmente, ganhará a preferência do seu consumidor. 

 

Mas antes de sair oferecendo cupons indiscriminadamente, é importante que você faça uma análise interna para entender quais são os percentuais de descontos que são viáveis para o seu negócio. 

 

Além de promoções e ofertas, é possível oferecer outras vantagens para atrair o seu cliente, como frete grátis ou até brindes, que também são estratégias que dão muito resultado. 

Invista em marketing

E por falar em estratégias, saiba que investir em ações de marketing nessa época pode ser determinante para aumentar as vendas de Natal. 

 

De nada adianta ter produtos de qualidade, descontos, boas condições de pagamento e frete barato, se o seu público não ficar sabendo das vantagens de comprar na sua loja virtual.

 

Utilize suas redes sociais para a divulgação dos produtos e também outros canais, como e-mail marketing, blog e campanhas pagas, como o Facebook Ads e Google Ads, para alcançar um público ainda maior.

Entre no clima da festa

Mesmo se a intenção é ter sobremesas de Natal para vender no seu site, lembre-se de tornar o seu e-commerce ainda mais atraente. 

 

Entre no clima da festa e utilize banners,  imagens, elementos visuais e personagens com a temática de Natal. Isso gera mais identificação com o seu público, o que pode resultar em ótimas vendas. 

Não se esqueça do pós-venda

Além de atrair e efetivar uma boa venda, lembre-se que o processo de compra não termina nessas etapas. Você precisa garantir que o seu pós-venda seja realmente eficiente independentemente da época do ano.

 

Aliás, nas vendas de Natal isso é ainda mais importante, já que o volume de compras aumenta e muitos lojistas esquecem de dar a atenção devida para os clientes que já compraram. 

 

Nesta etapa, preocupe-se em entender como foi a experiência de compra do seu consumidor, envie um e-mail com uma pesquisa de satisfação e, se possível, ofereça descontos nas próximas compras.

 

Além disso, mantenha contato com seus clientes apresentando as promoções, ofertas e também conteúdos relevantes e que agreguem valor no dia a dia. Essas ações, com certeza, contribuirão para a retenção dos consumidores

Garanta uma entrega rápida

Garantir uma entrega rápida é uma das etapas mais importantes em um processo de venda, principalmente no Natal, já que o consumidor geralmente fica ansioso para receber as compras. 

 

Lembre-se que a demora ou o atraso no envio pode fazer com que seu e-commerce perca o cliente, que não vai querer mais fazer negócio com a sua loja, o que pode comprometer e muito as suas vendas. 

 

Certifique-se de contar com bons parceiros de envio de encomendas, que garantem segurança e entregas rápidas em todo o território nacional. 

Conclusão

As perspectivas de vendas de Natal são muito boas e você não vai querer ficar de fora dessas oportunidades, vai? Então, não deixe de preparar a sua loja para a data. 

 

Elabore um bom planejamento, desenvolva ações de marketing para a divulgação das suas promoções e descontos, fique de olho no seu estoque e nos produtos que precisam ganhar reforço nesta época.

 

Não esqueça de decorar a sua loja com temas natalinos para gerar maior identificação com o seu público. Cuide também do seu pós-venda e garanta que o seu cliente fique realmente satisfeito com a compra feita na sua loja. 

 

Proporcione ainda uma entrega rápida e eficiente para os seus clientes, já que o atraso no envio pode prejudicar e muito o relacionamento com o seu consumidor que, dificilmente, voltará a comprar do seu e-commerce.

 

Na hora de encontrar os melhores parceiros de envio de mercadorias, conheça a Kangu, nossa plataforma que conta uma rede de transportadoras e pontos de retirada e entrega espalhadas por todo o país. 

 

Além de oferecer entregas rápidas e total segurança, garantimos ainda preços acessíveis para os mais diferentes portes de lojas virtuais. Entre em conosco conosco e saiba como podemos te ajudar nas vendas nessa época. 

 

A Kangu pode ajudar sua empresa nas vendas de Natal

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