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Vendas de Natal: como sua loja pode aproveitar esta data

Quer potencializar as vendas de Natal neste final de ano? Saiba que essa é uma ótima oportunidade de negócios para o seu ecommerce, já que a data é a mais importante em termos de faturamento para o varejo online e offline. 

Segundo um estudo feito pela Ebit | Nielsen, o comércio eletrônico faturou R$ 3,8 bilhões entre 10 e 24 de dezembro de 2020.

Esse número, inclusive, reflete um aumento de 44,6% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2019.

Mas para aproveitar as oportunidades dessa época, sua loja virtual precisa estar preparada para atrair os clientes e fomentar as vendas.

Quer saber como? Vem com a gente, que contamos tudo para você tornar o seu e-commerce ainda mais atraente!

Descubra como tornar sua loja virtual mais sustentável!

A importância das vendas de Natal para sua loja virtual

Diante dos dados apresentados logo no início desse artigo, é possível entender a importância do Natal para lojas virtuais dos mais diferentes segmentos. 

Ao longo dos anos, mesmo em momentos de crise, essa época do ano é sempre um dos períodos que mais movimentam o comércio em geral, tanto em lojas físicas, como em negócios online

Mercado aquecido

Mesmo em um ano de pandemia, a expectativa é que as vendas de Natal também continuem aquecidas, assim como ocorreu nos anos anteriores. 

Ainda se levarmos em conta o avanço da vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais, o que favorece a retomada do patamar de consumo antes da pandemia.

Isso é o que revela uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

Segundo o levantamento, 77% dos consumidores brasileiros pretendem presentear alguém este ano!

Essa intenção é motivada também em razão do pagamento do 13º salário, que aquece ainda mais o mercado. 

Além disso, neste ano, será possível aproveitar as festas, eventos sociais e corporativos de final de ano, o que também estimula o consumo e as compras.

Como preparar a sua loja para as vendas de Natal?

Mas para aumentar as suas vendas nesse período, é preciso se diferenciar dos seus concorrentes com estratégias direcionadas e ações voltadas para a atração dos consumidores, já que a concorrência é ainda mais acirrada neste período.

Para te ajudar a montar uma estratégia consistente e que realmente traga bons resultados, confira as dicas que selecionamos para você. 

Monte um planejamento

Independentemente se e-commerce terá doces de Natal para vender ou qualquer outro produto, como roupas e calçados, por exemplo, saiba que o planejamento é o primeiro passo para ter boas vendas nesta época do ano. 

Nessa etapa, defina quais os produtos que têm maior adesão e que podem representar boas vendas para o seu commerce. Neste sentido, verifique quais deles estão em falta no seu estoque e quais precisam de reforço. 

Pense também nos processos internos e como se preparar para receber um aumento de visitantes no seu site. 

Inclua ainda no seu planejamento quais são as estratégias adotadas pelo seus concorrentes e tente oferecer produtos e serviços diferenciados para atrair seus consumidores. 

Prepare seu estoque

Imagine realizar uma venda e só depois perceber que não conseguirá entregar o produto combinado? 

Além de você perder uma oportunidade de venda, acabará frustrando o cliente, que pode até deixar de comprar no seu e-commerce em situações futuras.

Portanto, certifique-se de que seu estoque está realmente preparado para as vendas de Natal e que os dados do seu e-commerce estão atualizados de acordo com a real disponibilidade de produtos.

Vale ainda fazer os pedidos antecipados para o seus fornecedores para garantir que seus produtos estejam disponíveis em tempo hábil.

Ofereça descontos

Além de entender o que vender em época de Natal, saiba que oferecer descontos aos seus consumidores é igualmente importante. Isso porque, esse período é um dos mais concorridos para o comércio eletrônico do Brasil.

Saiba que se você não oferecer descontos, o seu concorrente fará isso e, provavelmente, ganhará a preferência do seu consumidor. 

Mas antes de sair oferecendo cupons indiscriminadamente, é importante que você faça uma análise interna para entender quais são os percentuais de descontos que são viáveis para o seu negócio. 

Além de ofertas e promoções de Natal, é possível oferecer outras vantagens para atrair o seu cliente, como frete grátis ou até brindes, que também são estratégias que dão muito resultado. 

Outra ação interessante, que contribui para a fidelização, é oferecer crédito em sua loja acima de determinado valor em compras para que o cliente volte a comprar com você em um outro momento.

Invista em ações de marketing para o Natal

E por falar em estratégias, saiba que investir em ações de marketing nessa época pode ser determinante para aumentar as vendas de Natal. 

De nada adianta ter produtos de qualidade, descontos, boas condições de pagamento e frete barato, se o seu público não ficar sabendo das vantagens de comprar na sua loja virtual.

Utilize suas redes sociais para a divulgação dos produtos e também outros canais, como e-mail marketing, blog e campanhas pagas, como o Facebook Ads e Google Ads, para alcançar um público ainda maior.

Entre no clima da festa

Outra estratégia para aumentar as vendas de Natal é tornar o seu e-commerce ainda mais atraente.

Entre no clima da festa e utilize banners,  imagens, elementos visuais e personagens com a temática de Natal. Isso gera mais identificação com o seu público, o que pode resultar em ótimas vendas. 

Não se esqueça do pós-venda

Além de atrair e efetivar uma boa venda, lembre-se que o processo de compra não termina nessas etapas. Você precisa garantir que o seu pós-venda seja realmente eficiente independentemente da época do ano.

Aliás, nas vendas de Natal isso é ainda mais importante, já que o volume de compras aumenta e muitos lojistas esquecem de dar a atenção devida para os clientes que já compraram. 

Nesta etapa, preocupe-se em entender como foi a experiência de compra do seu consumidor, envie um e-mail com uma pesquisa de satisfação e, se possível, ofereça descontos nas próximas compras.

Além disso, mantenha contato com seus clientes apresentando as promoções, ofertas e também conteúdos relevantes e que agreguem valor no dia a dia. Essas ações, com certeza, contribuirão para a retenção dos consumidores

Garanta uma entrega rápida

Garantir uma entrega rápida é uma das etapas mais importantes em um processo de venda, principalmente no Natal, já que o consumidor geralmente fica ansioso para receber as compras. 

Lembre-se que a demora ou o atraso no envio pode fazer com que seu e-commerce perca o cliente, que não vai querer mais fazer negócio com a sua loja, o que pode comprometer e muito as suas vendas. 

Certifique-se de contar com bons parceiros de envio de encomendas, que garantem segurança e entregas rápidas em todo o território nacional. 

Como aumentar as vendas de Natal?

Como vimos, o Natal é uma época muito importante para o comércio brasileiro. E, se você apostar nas estratégias certas, conseguirá vender mais e melhor neste período do ano. 

Para te ajudar a ampliar o volume de vendas e conquistar uma lucratividade maior, trouxemos mais algumas dicas de ouro:

Faça uma análise dos natais anteriores 

Antes de traçar estratégias e planos, separe um momento para analisar os resultados dos anos anteriores.

Se você já estava na ativa, pode encontrar insights interessantes para melhorar o desempenho das vendas de Natal deste ano.

Ao analisar dados, é possível entender mais sobre o comportamento do seu público-alvo, identificar ações que trouxeram melhores resultados e em que aspecto seu negócio pode melhorar.

Por exemplo, se as entregas atrasaram no ano anterior, você já sabe que neste Natal precisa encontrar melhores parceiros de frete para que este problema não se repita.

Ofereça novas condições de pagamento

Ao oferecer mais condições de pagamento, você amplia as possibilidades de público durante as vendas de Natal. Portanto, que tal aproveitar o período para diversificar ainda mais?

Pix, boleto bancário, diferentes bandeiras de cartão de crédito e cartão pré-pago são alguns meios de pagamento que seu e-commerce pode aceitar.

Além disso, leve em consideração que as pessoas estão dispostas a gastar mais nesse período.

Logo, ao oferecer parcelamento sem juros, você incentiva que o consumidor gaste mais em sua loja, já que poderá parcelar.

Treine sua equipe

As pessoas estão mais dispostas a fazer compras no final do ano. Com isso, o número de visitantes nas lojas físicas e virtuais tende a aumentar.

Para não perder oportunidades de venda, certifique-se de que toda a sua equipe esteja bem preparada para lidar com o aumento da demanda.

Lembre-se que oferecer uma boa experiência ao cliente é crucial para a efetivação de uma compra.

E, se você trabalha sozinho, precisa estar ainda mais preparado. Afinal, todas as vendas irão depender de você. Então, separe um tempo para estudar técnicas de venda para garantir mais conversões.

Contrate temporários 

Se necessário, não hesite em contratar uma equipe temporária para ajudar com o volume maior de vendas. Muitas lojas costumam fazer isso!

Porém, não se esqueça de que os colaboradores extras devem estar alinhados com o perfil da empresa, além de serem devidamente treinados.

Logo após a chegada dos novos membros, faça integrações de time e treinamentos. Assim, você garante que toda a equipe estará na mesma página.

Monte Kits de Natal

Outra estratégia para vender mais é criar kits temáticos, o que incentiva a venda cruzada de produtos e ajuda a aumentar o ticket médio das suas vendas de Natal!

Para isso, você pode combinar produtos semelhantes ou complementares, e até adicionar brindes personalizados ao mix.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode vender combos de sapatos e roupas ou peças em dobro, uma para a cliente e outra para a filha. 

Se tem um e-commerce de alimentos, é possível criar mix de chocolates ou vender cestas de queijos e vinho com decoração temática. 

Dê dicas de presentes

Muitas vezes, os consumidores não sabem como presentear os familiares e amigos. Nesta hora, sua loja tem uma grande oportunidade de ajudar e ainda gerar vendas de Natal.

Então, que tal criar conteúdos com sugestões de presentes vendidos pela sua loja virtual? Você pode distribuir essas dicas no e-mail marketing ou nos posts das redes sociais.

O mais interessante é que além de ajudar a sua audiência, você ainda pode alcançar clientes em potencial.

Conclusão

As perspectivas de vendas de Natal são muito boas e você não vai querer ficar de fora dessas oportunidades, vai? Então, não deixe de preparar a sua loja para a data. 

Elabore um bom planejamento, desenvolva ações de marketing para a divulgação das suas promoções e descontos, fique de olho no seu estoque e nos produtos que precisam ganhar reforço nesta época.

Não esqueça de decorar a sua loja com temas natalinos para gerar maior identificação com o seu público. Cuide também do seu pós-venda e garanta que o seu cliente fique realmente satisfeito com a compra feita na sua loja. 

Proporcione ainda uma entrega rápida e eficiente para os seus clientes, já que o atraso no envio pode prejudicar e muito o relacionamento com o seu consumidor que, dificilmente, voltará a comprar do seu e-commerce.

Na hora de encontrar os melhores parceiros de envio de mercadorias, conheça a Kangu, nossa plataforma que conta uma rede de transportadoras e pontos de retirada e entrega espalhadas por todo o país. 

Além de oferecer entregas rápidas e total segurança, garantimos ainda preços acessíveis para os mais diferentes portes de lojas virtuais. Entre em conosco conosco e saiba como podemos te ajudar nas vendas nessa época. 

 

A Kangu pode ajudar sua empresa nas vendas de Natal

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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