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Avaliação De Produtos: Importância E Como Fazer Em Sua Loja

Avaliação de produtos: importância e como fazer em sua loja

Você sabia que a avaliação de produtos é capaz de impulsionar as vendas na sua loja virtual? É por isso que essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada por quem vende produtos online.

As avaliações funcionam como um indicador de qualidade e é útil tanto para os consumidores, quanto para o empreendedor

Por meio delas, os clientes em potencial que ainda não conhecem uma loja virtual sentem-se mais seguros para fazer sua primeira compra. 

De acordo com o estudo E-commerce Quality Index (EQI), para o consumidor, o atributo mais importante dentro de uma página de produto é, justamente, as avaliações.

Já o lojista também se beneficia, pois poderá medir a satisfação de seus clientes e, assim, trabalhar melhor no pós-venda do seu e-commerce para garantir a satisfação e fidelização do público.

Já deu para perceber a importância de utilizar esse recurso em seu comércio eletrônico, não é? Então, acompanhe este artigo para entender como funciona e como utilizá-lo. 

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O que é a avaliação de produtos?

A avaliação de produtos, também chamada de reviews, é o feedback dado por um cliente após adquirir um produto ou serviço, seja para avaliar o item comprado ou a empresa em si. 

Geralmente, essas avaliações são feitas utilizando-se uma nota, que varia de 1 a 5.

Além da pontuação, os consumidores também podem avaliar o produto ou a empresa por meio de comentários sobre a sua experiência de compra.

Por que é importante oferecer avaliação de produtos na sua loja?

A avaliação de produtos é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas no seu e-commerce!

Isso porque os feedbacks de quem já testou o item são extremamente úteis para a tomada de decisão, pois permitem que o cliente veja o ponto de vista de outras pessoas sobre um produto ou sobre a marca em si.

Ao perceberem que outros clientes já tiveram sucesso na aquisição daquela mercadoria e naquele estabelecimento, o consumidor está mais propenso a finalizar uma compra.

Vale lembrar que os consumidores confiam na opinião de outras pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Capterra mostrou que:

  • 52% dos consumidores sempre leem reviews de produtos ou serviços antes de realizar uma compra;
  • 49% afirmam ter um nível de confiança alto ou muito alto nesse tipo de avaliação.

O estudo ainda apontou que 53% dos entrevistados consideram a avaliação online de usuário como a fonte de informação mais confiável, à frente da opinião de amigos (9%) e até de especialistas (26%). 

E não acaba por aí! A avaliação de produtos também é importante para as empresas, pois mostram se os clientes estão satisfeitos com as mercadorias vendidas por sua loja virtual e com a sua marca como um todo. 

Portanto, é uma métrica necessária para quem vende online e deve ser monitorada constantemente pelo empreendedor.

Assim, é possível garantir que os clientes permaneçam satisfeitos com o serviço prestado e voltem a comprar de você. E, caso haja problemas, você poderá identificá-los e solucioná-los o quanto antes.

importância de oferecer reviews em sua loja virtual

 

Como a avaliação de produtos pode ajudar a aumentar suas vendas?

Uma avaliação positiva pode te ajudar a vender mais na sua loja, pois funciona como uma prova social. 

Ela demonstra aos clientes em potencial que outras pessoas compraram e gostaram dos produtos da sua loja, o que os incentiva a comprar também.

Os potenciais clientes que ainda não conhecem a sua marca se sentem mais seguros ao fazer sua primeira compra quando perceberem que outras pessoas já tiveram sucesso na transação.

E tem mais! A avaliação de produtos também pode ser utilizada como uma poderosa estratégia de marketing para atrair novos clientes.

Isso porque as pessoas costumam confiar mais nas avaliações de outros consumidores do que em um anúncio da marca ou indicação de um influenciador digital.

Além disso, a avaliação de produtos, especialmente quando envolve conteúdo textual, também pode ajudar a melhorar o posicionamento da loja virtual nos mecanismos de busca, como o Google.

Como funciona a avaliação de produtos no e-commerce?

A avaliação de produtos no e-commerce funciona da seguinte forma: o cliente faz uma compra na sua loja virtual e, após recebê-la, conta como foi sua experiência de compra e mensura seu grau de satisfação com o produto recebido.

Já para sua loja colher essas informações do cliente, você pode aderir a diferentes métodos, como enviar questionários online ou disponibilizar uma área de comentários na página de produtos.

Inclusive, existem ferramentas próprias para reviews, como o Trustvox e a Yourviews, que oferecem integração com as principais plataformas de e-commerce do mercado. 

Desta forma, os feedbacks ficam disponíveis nas páginas de produtos e podem até mesmo exibir a média de notas recebidas dos clientes.

Por meio desses formulários e ferramentas, você pode colher diversas outras informações, além do grau de satisfação com o produto. É possível perguntar se o cliente ficou satisfeito com outros aspectos em relação ao seu e-commerce, como:

  • entrega;
  • atendimento;
  • facilidade de uso da loja virtual;
  • meios de pagamento disponíveis;
  • entre outros.

O que muitos e-commerces costumam fazer é combinar diferentes métodos de avaliação de produtos. Por exemplo, usar ferramentas de reviews dentro da loja virtual e também enviar pesquisas de satisfação aos clientes por e-mail e de forma esporádica.

 como funciona avaliações de produtos no e-commerce

Principais benefícios da avaliação de produtos

Só de ajudar a vender mais você já deve ter visto como a avaliação de produtos pode ser vantajosa para sua loja virtual, não é? Mas ainda há muitos outros benefícios, além do impacto nas vendas. Confira:

Conquista de reputação e confiança

Ainda que cada vez mais pessoas comprem online, ainda há consumidores que ficam com receio de realizar uma transação na internet, especialmente quando nunca compraram em determinada loja.

Por isso, é essencial construir uma reputação no ambiente digital e demonstrar ao consumidor que ele pode confiar em seu e-commerce. E uma das formas de fazer isso é, justamente, por meio da avaliação de produtos.

Atração de novos clientes

Como vimos, as avaliações também podem ser utilizadas como uma ferramenta de marketing para atrair novos clientes, já que os consumidores tendem a confiar na opinião de outras pessoas.

Para potencializar seus resultados, use os reviews ao seu favor e divulgue-os nos canais de comunicação da sua marca, como nas redes sociais.

Melhora do posicionamento nos mecanismos de busca

Os reviews, principalmente quando possuem textos, podem ajudar o seu site a conquistar melhores resultados orgânicos. 

Isso é possível por duas razões principais. A primeira é porque o consumidor pode usar alguma determinada palavra-chave e, assim, ajudar o seu site a ranquear nos mecanismos de buscas, como o Google.

A segunda é porque o Google deseja proporcionar o melhor resultado possível ao usuário e uma das métricas utilizadas é a reação dos internautas. Se seu produto é bem avaliado, maiores as chances de seu site ser indicado nas pesquisas.

Auxilia na tomada de decisão

As avaliações de produtos podem ser muito úteis para as pessoas que ainda não conhecem a loja virtual, nem seus produtos ou, então, estão indecisas sobre qual item comprar.

As opiniões dos consumidores que já compraram em sua loja e testaram seus produtos podem ajudar na tomada de decisão. Inclusive, essa é uma boa estratégia para evitar devoluções.

vantagens do review de produtos no e-commerce

Identificação de problemas

Já as avaliações negativas podem te ajudar a identificar problemas no e-commerce, como produtos defeituosos, atrasos na entrega ou falta de estoque.

Isso permite que os problemas sejam solucionados o quanto antes para proporcionar uma experiência online cada vez melhor ao seu público.

Fidelização de clientes

As avaliações positivas contribuem para a fidelização do cliente, pois mostram que a loja se preocupa com a satisfação dos clientes.

Além disso, como você conseguirá identificar problemas, pode aplicar soluções com mais agilidade e, assim, garantir a satisfação da sua clientela, o que também favorece a fidelização.

Como obter boas avaliações em seu site?

Existem algumas formas de incentivar os consumidores a avaliarem seus produtos para que você consiga aproveitar todas as vantagens dessa estratégia. Veja, a seguir, boas táticas que você pode utilizar:

Peça ao seu cliente

Uma maneira simples de incentivar as avaliações é, simplesmente, pedir ao seu cliente. Para isso, você pode enviar um e-mail após a compra, solicitando a avaliação do produto. Isso pode ser feito de forma automatizada pelo sistema da sua loja virtual.

Simplifique o processo

Quanto mais simples for o processo, maiores as chances dos clientes deixarem sua opinião. Portanto, fuja de formulários longos, complicados e com muitas perguntas.

Algumas lojas virtuais já oferecem avaliações em um único clique, o que facilita muito a aderência do público.

Permita que o cliente envie fotos

Uma forma de tornar as avaliações de produtos ainda mais úteis e práticas é permitir que o cliente envie fotos.

Assim, outros consumidores podem ver como o produto realmente é e tomar a decisão de compra de forma mais assertiva.

Ofereça recompensas

Você também pode oferecer recompensas para quem criar reviews, especialmente quando for solicitar pesquisas mais extensas. Descontos, cupons ou brindes são boas pedidas para incentivar a participação do público.

Mostre as avaliações recebidas

Também é importante mostrar as avaliações que você recebeu para que os clientes vejam que a loja se preocupa com a satisfação dos consumidores e também tenham vontade de registrar sua opinião.

Além de divulgar nas redes sociais, você pode utilizar um widget na página inicial da loja e sempre listá-los nas páginas de produtos.

Disponibilize uma caixa de texto

Outro ponto importante na hora de fornecer a possibilidade de avaliações para seus clientes é disponibilizar uma caixa de texto para que ele escreva mais sobre sua experiência, caso queira.

Nesse espaço, ele poderá registrar elogios, críticas e contar os motivos que o fizeram avaliar sua loja e seu produto daquela maneira.

Assim, o feedback será mais completo, o que é vantajoso para os clientes em potencial e para a sua loja.

Aposte no modelo de avaliação por estrelas

O modelo de avaliação de produtos por estrelas é o mais utilizado na internet para medir o grau de satisfação dos clientes.

Ele mede a satisfação em um nível de zero a cinco e também é traçada uma média entre o número de avaliações e o número de estrelas. Por ser simples, prático e fácil de entender, é uma ótima opção para e-commerces.

como obter boas avaliações em seu site?

Engaje sua audiência

Para que sua audiência fique mais propensa a avaliar seus produtos, é preciso mantê-la engajada todos os dias. Para alcançar um bom engajamento, existem alguns métodos que você deve aplicar, como:

  • conhecer bem sua audiência;
  • investir em ações de marketing;
  • criar conteúdos personalizados;
  • saber quais são os melhores canais para se comunicar com seu público;
  • interagir com seu público, por exemplo, responder comentários e mensagens nas redes sociais.

Conclusão

Não importa qual seja o tamanho e o nicho da sua loja virtual, a avaliação de produtos é um recurso importante para conquistar mais vendas online.

Afinal, elas podem influenciar diretamente na reputação e confiança da sua loja, além de ajudar a fidelizar os clientes e aumentar as conversões.

No entanto, é necessário recorrer a algumas estratégias para incentivar os consumidores a avaliarem seus produtos, como manter sua audiência engajada, oferecer recompensas e simplificar o processo de review. 

Já para receber avaliações positivas, você precisa garantir uma boa experiência de compra ao seu cliente, principalmente no pós-venda.

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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