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Soluções Logísticas Para Ecommerce

Soluções logísticas: 11 ideias para inovar e impulsionar as vendas no e-commerce

Você sabia que boas soluções logísticas podem te ajudar na alavancagem de vendas? Quando bem aplicadas, essas estratégias impulsionam as conversões, ajudam a fidelizar clientes e garantem uma boa imagem da marca no mercado.

No entanto, muitos empreendedores, por mais experientes que sejam, ainda não dão o devido valor à logística da empresa.

Essa atitude pode causar sérios problemas para uma loja virtual e até comprometer a continuidade da marca no mercado digital que, diga-se de passagem, está cada vez mais competitivo.

Atrasos na entrega, problemas com controle de estoque e extravios de encomendas são alguns erros que comprometem a experiência de compra do cliente e afetam a lucratividade de uma empresa.

Já deu para perceber que aplicar soluções logísticas eficientes em sua loja virtual é muito mais importante do que você imaginava, não é? Então, vem com a gente entender tudo sobre o assunto e saiba como impulsionar suas vendas.

Melhore seu processo de trocas e devoluções

O que são soluções logísticas?

As soluções logísticas são inovações criadas para facilitar a gestão de e-commerce no âmbito logístico, desde a gestão de fornecedores e controle de estoque até às entregas dos produtos ao consumidor final.

Para exemplificar, pense no envio das suas encomendas. Antes do surgimento de novas tecnologias, era preciso fechar contratos com os Correios ou transportadoras para conseguir preços melhores ou, então, enviar cada encomenda individualmente.

Os envios individuais costumam ter custos maiores que inviabilizam o frete grátis e desencorajam o cliente a fechar a compra, caso esse custo seja repassado ao comprador.

Já os contratos podem ser até mesmo inviáveis para lojas pequenas e novos negócios, pois geralmente determinam algumas especificações, como envios mínimos por mês.

Já por meio de plataformas de frete, como a Kangu, o processo se torna bem mais barato e prático. Você só paga pelo envio que usar e tem acesso a diferentes transportadoras, sem burocracias.

Portanto, o uso dessas inovações tecnológicas simplifica diversos processos logísticos e traz muitos benefícios para lojas virtuais, como:

  • economia de recursos financeiros;
  • diminuição de erros e contratempos;
  • praticidade no gerenciamento do negócio;
  • elevação da qualidade do serviço prestado pela loja virtual;
  • melhora da experiência de compra do cliente;
  • aumento da fidelização;
  • alavancagem das vendas.

Como obter um olhar estratégico sobre a logística? Confira 11 ideias inovadoras

Para garantir a competitividade da sua loja virtual, você precisa olhar para a logística de forma mais estratégica.

Por isso, confira agora soluções logísticas inovadoras para implementar em sua empresa e gerar bons resultados:

1. Logística reversa

Nos e-commerces, a logística reversa engloba principalmente as trocas e devoluções de produtos. Oferecer soluções rápidas e simples nestes casos é essencial para melhorar o relacionamento com o consumidor.

Inclusive, vale lembrar que todo cliente tem direito de realizar devoluções em até sete dias após a chegada do produto, de acordo com o Código do Consumidor.

Porém, o que muitos empreendedores não sabem é que a logística reversa vai muito além das trocas e devoluções. Envolve também o retorno das mercadorias ao ciclo produtivo no pós-consumo.

Ou seja, depois que o produto chega ao fim da sua vida útil, ele é devolvido para a empresa para que seja reciclado, reformado ou para ser descartado corretamente.

Essas ações tornam a sua empresa mais sustentável, contribuem com a preservação do meio ambiente e melhoram a reputação da marca no mercado. Além disso, também ajuda a reduzir custos com compras de novas matérias-primas.

2. Tracking

O tracking nada mais é do que o processo de rastreamento de encomendas. Essa solução logística é importante para os clientes, já que proporciona maior segurança, transparência e comodidade.

Por meio de um código de rastreamento fornecido pela empresa de frete, o vendedor e o comprador podem acompanhar o status do envio durante todo o processo logístico, desde a postagem até a rota de entrega.

 tracking rastreamento de encomenda

3. Logística colaborativa

O transporte colaborativo é um dos principais destaques quando falamos sobre soluções logísticas eficientes, pois possibilita agilizar e otimizar os processos de entregas.

Como o nome já sugere, trata-se de um modelo de negócios que funciona por meio de uma rede de colaboração entre fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços.

Com a logística colaborativa, um mesmo entregador realiza entregas para diferentes empresas com intuito de otimizar cargas e rotas. 

Outro bom exemplo são os pontos Kangu, que são estabelecimentos comerciais de bairro devidamente treinados para oferecer serviços de postagem e retirada de mercadorias.

Esses estabelecimentos recebem e armazenam seus produtos até a coleta da transportadora. Além de gerar praticidade aos vendedores, a solução também impulsiona o comércio local.

4. Gestão integrada

Não tem como falar sobre soluções logísticas eficientes, sem mencionar a gestão integrada. Afinal, em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, o e-commerce precisa adotar metodologias ágeis para fidelizar clientes e se destacar.

Por meio da integração dos processos logísticos com um sistema ERP, toda a cadeia — desde a realização do pedido, o armazenamento, estoque e envio — estará conectada. 

Desta forma, é possível simplificar tarefas, agilizar processos, aumentar a produtividade e reduzir erros.

Você ainda poderá garantir que os estoques informados no seu site estejam condizentes com a realidade e controlar melhor a necessidade de reposição de mercadorias.

5. Automação de processos

Outro conceito inovador no setor é a automação de processos, que pode ser feita com diferentes ferramentas digitais e softwares. Os principais são:

  • WMS: sistema de controle de estoque que auxilia no gerenciamento, recebimento, armazenamento e distribuição de mercadorias;
  • TMS: ferramenta para otimizar a rotina de transportante, como roteirização, contratação de transportadoras e controle de frete;
  • ERP: permite a gestão integrada de diversas áreas da empresa e automatiza a comunicação entre elas.

Essas soluções logísticas possibilitam a redução de trabalhos manuais, o que agiliza processos, aumenta a produtividade na empresa e reduz erros e retrabalhos.

6. Pontos de coleta e retirada

O frete é uma das maiores dores do consumidor, que deseja envios cada vez mais rápidos e baratos. 

Pensando nisso, é de se esperar que as entregas demoradas e os fretes caros sejam responsáveis por 65% dos carrinhos abandonados, segundo o relatório CX Trends 2022, feito pela Octadesk e Opinion Box.

Os pontos de coleta e retirada surgem como uma das principais ideias criativas para logística. Nesses locais, o seu cliente pode ir buscar o produto que comprou na internet ao invés de contratar um serviço de frete que leva a encomenda até o seu endereço.

Inclusive, essa é uma boa solução para aqueles consumidores que não estão em casa em horário comercial para receber suas compras.

Além de baratear o frete, ainda é possível agilizar as entregas. E também há vantagens para o vendedor ao adotar essas soluções logísticas. Você poderá despachar em diferentes locais, sem filas e em horários flexíveis.

ponto de coleta e retirada

7. Fulfillment 

Mais uma solução logística inovadora para quem vende online, principalmente lojas virtuais que não possuem espaço físico para armazenar produtos.

Por meio da contratação de serviços de fulfillment, você não precisará se preocupar com estoque e envio de produtos. Basicamente, a operadora contratada será responsável pelas seguintes atividades:

  • recebimento dos produtos dos fornecedores;
  • armazenagem;
  • gestão de estoque;
  • separação dos produtos vendidos,
  • expedição e preparação de pacotes para envio;
  • entrega das encomendas.

Um exemplo desse serviço é o Mercado Envios Full, do Mercado Livre, disponível para lojistas que vendem no marketplace.

8. Pick to Light

Grandes e-commerces que atuam com estoques mais robustos podem se beneficiar de soluções logísticas que garantem agilidade, como é o caso do pick to light.

Trata-se de um sistema que utiliza indicadores luminosos nas prateleiras dos produtos armazenados em estoque. 

Quando uma compra é efetuada e o pedido começa a ser preparado, o visor se acende, indicando ao operador o item que deve ser extraído e a quantidade.

Assim, é possível preparar vários pedidos simultaneamente, diminuir erros e agilizar a preparação dos pacotes.

9. Roteirização

Para garantir maior eficiência logística, é preciso planejar as entregas. Desta forma, é possível determinar trajetos inteligentes que trazem melhores resultados em questão de tempo e de custo.

Para roteirizar, diversos fatores são levados em consideração, como:

  • endereços dos destinatários;
  • quantidade de entregas;
  • perfil do veículo;
  • trânsito nas cidades.

Essa tecnologia também permite que as entregas sejam realizadas dentro dos prazos estipulados para não comprometer a experiência do consumidor.

roteirização solução logística

10. Metodologia Lean

Você ainda pode recorrer a soluções logísticas mais complexas para melhorar a operação do seu e-commerce como um todo e reduzir custos. Com a metodologia Lean, o propósito é fazer cada vez mais com menos esforço, espaço, custo e tempo.

Para aplicá-la e conseguir reduzir seus custos logísticos, é preciso seguir um passo a passo:

  • identificar produtos e serviços que agregam valor ao seu cliente;
  • detectar desperdícios e excessos para encontrar soluções, como é o caso do estoque parado;
  • buscar alternativas para minimizar os estoques, sem comprometer sua operação, por exemplo, ao avaliar as previsões de venda antes de comprar mercadorias;
  • analisar os motivos das trocas e devoluções de produtos para evitá-las.

Além disso, outros processos que já falamos anteriormente também contribuem para a aplicação da metodologia Lean, como a roteirização e automatização de processos.

11. Envios sustentáveis

Os consumidores estão cada vez mais engajados com as questões ambientes. Por essa razão, tornar seus envios sustentáveis é uma das principais soluções logísticas para gerar um impacto positivo no meio ambiente e se tornar prioridade do cliente.

Uma pesquisa feita pela Union + Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostrou que 87% da população brasileira prefere adquirir produtos de empresas que adotam práticas sustentáveis.

Já para tornar seus envios mais sustentáveis, você pode aderir a diferentes práticas, como o bike courier, que são entregas realizadas por bicicletas e utilizar embalagens sustentáveis para enviar suas encomendas.

A roteirização de entregas e a logística colaborativa, que mencionamos no início do texto, também contribuem para garantir entregas com menos impacto ambiental.

envios sustentáveis

Dica bônus: Kangu, a melhor solução logística para e-commerce

A Kangu é uma plataforma de envios que conecta vendedores, transportadoras e consumidores por meio de diversas soluções logísticas eficientes, como:

  • gestão de envios em um único lugar;
  • logística reversa ágil e simplificada;
  • rastreamento de encomendas em tempo real;
  • calculadora de frete para encontrar o melhor preço e prazo;
  • mais de 2.800 pontos de entrega e coleta espalhados pelo país;
  • meios de transporte alternativos de baixa emissão de carbono, como o bike courier;
  • inteligência digital para criar rotas estratégicas e direcionar o tipo de veículo adequado para cada trajeto;
  • integração com as principais plataformas de e-commerces e sistemas ERP do mercado.

E o melhor: tudo isso sem necessidade de assinar contratos, nem pagar mensalidades ou realizar envios mínimos por mês. Você só paga pelo frete que utilizar e ainda garante envios até 75% mais baratos e com prazos de entrega exclusivos.

Conclusão

Aplicar todas essas soluções logísticas em sua loja virtual parece difícil à primeira vista. No entanto, se você contar com os parceiros certos, fica muito mais fácil dar o primeiro passo.

Com a Kangu, por exemplo, você tem acesso a várias das estratégias que mencionamos ao longo do texto de forma simples e gratuita. 

Rastreamento de entregas em tempo real, pontos de coleta e retirada, logística reversa descomplicada e bike courier são algumas das funcionalidades da Kangu que te ajudam a impulsionar suas vendas.

Então, se você quer aproveitar todos esses benefícios e adotar ideias criativas para logística do seu e-commerce, venha para a Kangu.

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Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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