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O Que é Mercado Ads

O que é Mercado Ads e quais as vantagens de usar a ferramenta? [Guia completo]

Sabia que o Mercado Ads é uma boa solução para vender mais dentro do maior marketplace da América Latina?

Trata-se de um serviço de publicidade online que permite anunciar produtos de forma patrocinada e ter mais destaque dentro da plataforma. O funcionamento é simples e você pode divulgar seu negócio de um jeito rápido e eficiente.

Afinal, estamos falando de um marketplace que já conta com mais de 10 milhões de vendedores, segundo dados do próprio Mercado Livre. Logo, encontrar meios de se destacar é essencial para concretizar mais vendas.

No entanto, será que realmente vale a pena investir em publicidade paga no Mercado Livre? Quais as vantagens, preços e como funciona essa ferramenta? Neste artigo, vamos tirar todas essas dúvidas. Acompanhe!

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O que é o Mercado Ads?

O Mercado Ads é a ferramenta de publicidade paga do Mercado Livre que serve para divulgar produtos dentro do marketplace.

Por meio dela, os seus anúncios ganham mais visibilidade no site e, assim, alcançam um número maior de potenciais clientes. Consequentemente, mais chances você terá de conquistar vendas.

Isso é possível porque as campanhas patrocinadas são exibidas em posições relevantes e estratégicas dentro do próprio marketplace, como nos resultados de buscas e dentro de outros anúncios do site.

Além disso, os anúncios são direcionados para usuários que já mostraram interesse em produtos similares, o que aumenta as chances de conversão.

Como funciona o Mercado Livre Ads?

Os anúncios do Mercado Livre são gratuitos, há apenas a cobrança da tarifa por cada venda concretizada. Entretanto, os vendedores também podem pagar para patrocinar seus produtos para exibi-los em destaque no site.

Funciona de forma similar aos anúncios pagos das redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube Ads.

Esses anúncios, chamados de Product Ads ou Mercado Ads, têm um custo por clique (CPC), ou seja, o vendedor paga quando um usuário visita a página do produto.

Também é possível definir um orçamento diário para a campanha, ou seja, quanto você quer investir por dia para destacar seus produtos no site.

Você pode patrocinar todo tipo de produto. Para começar, é bem simples: basta fazer login em sua conta do Mercado Livre e acessar o campo “Publicidade”. Explicaremos o passo a passo com mais detalhes no decorrer do artigo. 

Em seguida, personalize a sua campanha da forma que achar melhor para o seu negócio. Em até 24 horas, os anúncios ficam disponíveis em diversos locais do site, como:

  • resultados de buscas;
  • página principal de categorias;
  • páginas de produtos de outros vendedores.

Por exemplo, se você vende bicicleta no Mercado Livre e decide patrocinar seus anúncios, assim que o usuário pesquisar por esse item, seus produtos aparecerão logo nos primeiros resultados da busca, devidamente identificados como patrocinados. Observe:

 mercado ads exemplo de resultados de buscas

Além disso, os anúncios pagos também ficam disponíveis nas páginas de produtos dos seus concorrentes.

Desta forma, quando um comprador visitar um item semelhante ao que você vende, o seu anúncio aparecerá como recomendação. Veja só este exemplo:

exemplo de anúncio patrocinado no mercado livre

Vantagens do Mercado Ads

As principais vantagens do Mercado Ads são a possibilidade de alcançar um grande número de potenciais compradores, a praticidade na hora de criar o seu anúncio e a possibilidade de acompanhar métricas e indicadores.

A seguir, conheça melhor cada um dos benefícios de patrocinar seus anúncios no Mercado Livre:

Visibilidade

Os anúncios patrocinados são uma ótima maneira de fazer seus produtos aparecerem para milhões de pessoas.

Por meio deles, você consegue promover suas mercadorias dentro do Mercado Livre, melhorar sua visibilidade na plataforma e, consequentemente, impulsionar suas vendas.

Estamos falando de um marketplace que já possui 10 milhões de vendedores ativos. Portanto, conseguir se destacar em meio a concorrência te ajudará a conquistar resultados melhores ao vender na plataforma.

Flexibilidade

Você pode criar uma campanha com diferentes objetivos, como crescimento, rentabilidade e visibilidade. Além disso, consegue definir o seu orçamento diário e o quanto você está disposto a investir em sua campanha em relação à receita esperada com publicidade.

Praticidade

Com apenas um clique, você consegue ativar suas campanhas. O Mercado Livre sugere quais produtos divulgar e se encarrega de mostrar seus anúncios ao público certo.

Isto é, eles reconhecem seus potenciais compradores e divulgam seu produto como a melhor opção. Portanto, é bastante simples gerenciar sua campanha na plataforma.

Métricas e indicadores

Além disso, outra vantagem do Mercado Ads é que você pode mensurar os resultados de suas campanhas com métricas e indicadores.

Dessa forma, é possível determinar se suas campanhas são eficazes e fazer os ajustes necessários para alcançar resultados cada vez melhores. 

Você pode acompanhar, por exemplo:

  • quantidade de vendas com e sem publicidade;
  • número de cliques em seus anúncios;
  • número de impressões, isto é, quantas pessoas visualizaram;
  • valor da receita obtida por vendas diretas pelo Product Ads;
  • valor total do seu investimento em publicidade.

Ainda é possível gerar relatórios dos anúncios, das campanhas e das suas vendas para um período específico. 

Custo-benefício

Os anúncios do Mercado Livre também têm um custo vantajoso quando comparado com outras formas de publicidade online, como o Instagram Ads.

Além disso, eles identificam e recomendam anúncios que precisam de menos cliques para gerar vendas. Assim, você otimiza os seus gastos com publicidade, além de não precisar pagar nenhuma tarifa fixa. Você só paga pelos resultados. 

vantagens do mercado livre ads

Como anunciar no Mercado Ads?

Para começar a usar o Mercado Ads, você precisa acessar a sua conta no Mercado Livre. Em seguida, vá em “Minha Conta”, clique no ícone “Vendas”, no menu lateral esquerdo, e vá até “Publicidade”.

Os seus anúncios patrocinados serão criados automaticamente pela plataforma, com foco na otimização dos seus resultados.

Como falamos, o Meli sugere os produtos com maior potencial de vendas para serem patrocinados e mostra seus anúncios para as pessoas certas, sem você precisar configurar o público-alvo da campanha.

Automaticamente aparecerá um orçamento recomendado por dia com base no cálculo de quantos cliques você poderá receber no anúncio. No entanto, é possível alterar esse valor de acordo com a sua necessidade.

Você ainda pode pausar a campanha quando desejar, além de conseguir determinar o objetivo da ação para controlar seu nível de competitividade.

Além disso, é importante que você saiba que existem dois modos de gerenciar sua campanha:

Automático

No modo automático, você cria uma única campanha com todos os seus anúncios patrocinados e com um único orçamento.

O Mercado Livre adiciona e ativa automaticamente os produtos que tenham um bom nível de vendas. No entanto, você também pode patrocinar outros produtos por conta própria.

Esse modelo foi criado para otimizar a gestão de anúncios e, assim, possibilitar que o vendedor foque em outras áreas do negócio, como vendas e atendimento ao cliente.

Personalizado

Ainda é possível mudar o modo de gestão de campanha para o personalizado. Desta forma, você consegue criar múltiplas campanhas e agrupar seus anúncios da forma que preferir.

Nesse modelo, cada campanha tem seu próprio orçamento e você precisa adicionar os produtos na campanha desejada.

Quais requisitos para patrocinar no Mercado Ads?

A funcionalidade não está disponível para todos os vendedores. Para usar o Product Ads, você precisa atender a alguns requisitos. São eles:

  • reputação amarela ou superior;
  • não ter faturas vencidas no Mercado Livre;
  • estar cadastrado há mais de 7 dias na plataforma;
  • já ter concretizado ao menos 20 vendas no site.

Como ter bons resultados no Mercado Livre Ads?

O Mercado Ads aumenta a visibilidade dos seus produtos dentro da plataforma para que seus anúncios alcancem mais pessoas.

No entanto, para ter bons resultados, também é preciso criar um anúncio de qualidade. Assim, você conseguirá despertar o interesse do cliente em potencial, receber cliques e, consequentemente, vender mais.

Para isso, separamos algumas dicas importantes para você seguir na hora de criar seus anúncios no Mercado Livre:

Capriche nas imagens de produto

Em um anúncio, a foto do produto é o elemento que mais chama a atenção do cliente em potencial. Por isso, use imagens profissionais e de alta qualidade. Certifique-se também de que a fotografia escolhida mostra o item de forma clara, real e atraente. 

Crie um bom título 

Definir um bom título para o seu anúncio aumenta as chances dele ser encontrado pelo usuário durante as buscas na plataforma. 

Lembre-se que o título deve ser sucinto, mas ao mesmo tempo descrever as principais características do item, como marca e modelo. 

Defina também uma palavra-chave que define a mercadoria da forma como você imagina que o cliente buscaria pelo produto. Para te ajudar nessa tarefa, você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner ou o Google Search Console.

Faça uma descrição completa

A descrição do produto deve fornecer todas as informações relevantes sobre a mercadoria, como características principais, informações técnicas e dimensões. 

Já o grande truque de mestre para impulsionar as conversões é ressaltar os benefícios do produto que você está vendendo. Descreva como o item pode melhorar a vida do cliente, quais problemas ele resolve e as vantagens que oferece.

Você ainda pode usar o espaço para responder às principais dúvidas e preocupações do seu público.

Defina um bom preço para o seu produto

O preço do produto é outro fator importante para os clientes. Portanto, você precisa definir um valor competitivo. Pesquise os preços dos produtos semelhantes no Mercado Livre para ter uma ideia do que está sendo cobrado por aí. 

No entanto, não se esqueça que a plataforma cobra uma taxa por cada venda concretizada e ainda há os custos com os anúncios patrocinados. É importante considerar esses gastos na hora de precificar suas mercadorias para não sair no prejuízo.

Monitore seus resultados

Por fim, monitore constantemente os resultados dos seus anúncios no Mercado Ads e faça as alterações necessárias para garantir um melhor retorno sobre o seu investimento publicitário.

Vale ressaltar que as vendas realizadas podem demorar até 72 horas para aparecerem nos resultados.

como ter bons resultados com product ads do mercado livre

Mercado Ads preço: quanto custa patrocinar anúncios?

O preço do Mercado Ads é determinado de acordo com o orçamento da campanha, valor do produto a ser anunciado e categoria do item. Além disso, vale lembrar que o anúncio é cobrado por clique.

Ao configurar seus anúncios, a plataforma estima um orçamento diário com base na quantidade de cliques que você poderá receber, mas você pode alterar esse valor. 

Também é possível determinar o tempo de duração. Entretanto, a empresa recomenda que você deixe a campanha ativa por, no mínimo, 30 dias.

Logo, é difícil determinar quanto custará o patrocínio dos seus produtos, já que esse o valor varia conforme o preço dos seus produtos, categoria da mercadoria e orçamento.

Vale testar a ferramenta e analisar os resultados obtidos para entender se os custos cabem no orçamento da sua empresa.

Mercado Ads vale a pena?

Para começar, o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e tem uma base de usuários gigantesca. No Brasil, já são mais de 82 milhões de usuários ativos.

Além disso, é um dos sites mais acessados do país. Isso significa que há grandes chances de você encontrar compradores para suas mercadorias.. 

Porém, ao mesmo tempo que há muitas oportunidades de vendas, a concorrência também é acirrada. Como vimos, há milhões de vendedores anunciando seus produtos por lá.

Por essa razão, o Mercado Ads se torna uma boa solução para a sua loja se destacar dentro da plataforma e impulsionar as vendas.

Segundo dados do próprio Mercado Livre, anúncios patrocinados com o Mercado Ads geram 20% a mais em vendas.

Entretanto, vale deixar claro que se seus anúncios são de baixa qualidade, dificilmente você terá bons rendimentos com a estratégia, apenas gastará dinheiro.

Portanto, o Mercado Livre Ads vale a pena para gerar mais vendas na plataforma, mas é indispensável otimizar seus anúncios para aproveitar todos os benefícios da ferramenta.

Conclusão

O Mercado Ads é uma ferramenta que pode te ajudar a aumentar as vendas no Mercado Livre. Por meio dela, você consegue aumentar a visibilidade dos seus produtos no site e, assim, alcançar um público maior.

Entretanto, para tirar o máximo proveito dessa estratégia, é essencial criar anúncios de alta qualidade e estabelecer um preço competitivo para os seus produtos.

Além disso, é importante monitorar os resultados de suas campanhas para que você possa realizar os ajustes necessários para otimizar suas ações.

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