skip to Main Content

Picking e Packing: importância no processo logístico e diferenças

Dentro de um processo logístico, o picking e o packing são operações distintas, apesar de soarem semelhantes, e que são fundamentais para a organização e armazenagem de produtos.

São dois termos que vêm do inglês, sendo picking traduzido como coleta e packing como embalar. Na prática, no entanto, os conceitos vão muito além e existem técnicas específicas para ambas as tarefas.

Quem possui e-commerce ou mesmo vende em marketplaces, precisa conhecer bem esses dois fundamentos logísticos, senão terá mais complicações na organização e também no despacho das suas mercadorias.

Portanto, vem com a gente entender melhor como funcionam, as diferenças e como otimizar as ações de picking e packing dentro da logística da sua empresa e conseguir uma maior eficiência na sua loja, tanto física quanto online. Boa leitura!

Saiba como tornar seus envios mais baratos para seus clientes

O que é Picking e Packing?

Para simplificar bem, o picking é a função de separar produtos no armazém, enquanto o packing é o processo de embalar as encomendas para facilitar o transporte e o manuseio.

Quando a gente entra nos procedimentos do dia a dia e nas suas particularidades, picking e packing vão além da simples tradução, inclusive existem várias técnicas distintas em cada uma delas a depender do tipo de produto, modal de transporte, etc.

Vamos conhecer separadamente o que é cada uma dessas atividades que são fundamentais para uma logística eficiente e um transporte mais seguro:

Picking

Na ação de picking está envolvido tudo que é necessário na hora de fazer a organização, separação e coleta das mercadorias dentro do estoque, pensando em otimizar os processos de embarque garantindo agilidade.

O objetivo final do picking é acelerar os processos de envio dos pedidos, ainda mais em empresas que operam com volumes gigantescos diariamente.

Para isso, foram sendo desenvolvidas técnicas e aplicadas tecnologias para tornar tudo mais eficiente.

O processo beneficia empresas de todos os tamanhos. A diferença é que o passo a passo será maior ou menor a depender do volume que você transaciona, mas para ser competitivo, é preciso fazer também um bom packing.

 o que é picking e packing

Packing

O packing já é um estágio que vai se beneficiar do picking, mas seu objetivo é mais voltado para garantir a integridade da carga do que com a velocidade do embarque e desembarque.

Nesse processo são feitas embalagens adequadas para cada tipo de produto, também associadas com algumas técnicas que de fato facilitam o manuseio da carga.

Unitizar as cargas, por exemplo, é uma maneira de reduzir volumes variados em pacotes únicos que facilitam não só o manuseio, mas também colabora para minimizar perdas, evitar roubos e quaisquer outros sinistros envolvidos.

Picking e Packing para o e-commerce: entenda a importância

picking e packing no e-commerce

O e-commerce no Brasil é forte há mais de uma década. Nos últimos 5 anos houve uma ascensão absurda com o auxílio de tecnologias e processos que vieram facilitar a adesão das empresas.

A pandemia também acelerou esse processo, pois lojas tradicionais do mundo físico tiveram que se render ao movimento e passar a vender também no mercado online.

Os e-commerces começaram a permitir que pequenas empresas pudessem escalar suas vendas, com volumes antes impensáveis.

Para trabalhar com essas quantidades de cargas sendo manuseadas e transportadas, o empreendedor precisa se adequar.

Portanto, deve saber algumas técnicas, ainda que básicas, de picking e packing  para se manter competitivo neste mercado acirrado.

Caso você esteja começando no e-commerce ou não conseguiu se consolidar em outra tentativa, considere incorporar esses conceitos nas operações do seu estoque que verá que tudo ficará mais simples de executar e mais eficiente.

Como tornar os processos de Picking e Packing mais eficazes?

Os processos de picking e packing envolvem algumas etapas pré-definidas, até porque, o objetivo é colocar mais agilidade na hora do manuseio e do embarque da carga, mas não basta ser rápido e correr o risco de danificar as mercadorias.

Então, para uma implementação gradual das técnicas, separamos algumas dicas simples para que você possa implementar um passo a passo de picking e packing que seja eficiente e encaixe na realidade atual da sua empresa.

Limitar o número de movimentos e pontos de contato

Eficiência tem a ver com simplificar processos para que possam ser executados em poucos passos, com menor tempo e mais assertividade.

Esse é um caminho que vai variar de cada empresa, mas a ideia é você sempre pensar o que pode ser eliminado para facilitar e agilizar o picking e o packing.

É difícil dizer quantos movimentos e pontos de contato serão necessários para sua operação, pois vai variar do volume que você opera e dos prazos de entrega.

Entretanto, o ideal é criar soluções para que em no máximo cinco movimentos o processo todo seja concluído com eficiência.

Analisar a eficiência do método de picking

Uma vez implementado o método de picking é ideal que você avalie a sua eficiência, não apenas na questão de tempo, mas também da qualidade dessa separação.

Por isso reforçamos reduzir o picking apenas a separação de mercadorias, pois o processo visa:

  • facilitar o manuseio;
  • criar uma ordem de prioridades;
  • organizar o armazém de uma forma que o processo de carga seja facilitado.

Desta forma, é possível criar exatamente um roteiro para que a equipe possa coletar os produtos na ordem que facilite também a descarga no destino final.

Avaliar soluções de automatização

A melhor forma de realmente garantir eficiência é automatizar o que for possível. Afinal, alguns processos são feitos mais rapidamente e com mais precisão por maquinários específicos.

O processo de packing pode ser automatizado mediante a um investimento que, se couber no planejamento financeiro da sua empresa, vale muito a pena, pois reduz o tempo de carga.

Os líderes desse mercado hoje em dia são gigantes do e-commerce, que já têm centros de distribuição espalhados em vários países, como o Mercado Livre, Aliexpress e outros, que já tem armazéns enormes aqui no Brasil.

Então, você que tem sua loja de pequeno ou médio porte, pode se beneficiar das mesmas soluções, inclusive aproveitar a estrutura que eles oferecem por meio dos marketplaces.

Picking e Packing: como implementar?

omo implementar picking e packing

O picking e o packing são operações maravilhosas para otimizar a gestão logística da sua empresa e conferir mais qualidades aos transportes das suas mercadorias.

Conforme já falamos, esses processos não são intuitivos apesar de serem conceitos bem básicos, pois já existem técnicas bem estabelecidas para serem feitas de forma eficiente, técnicas essas que são específicas para cada tipo de produto.

Confira a seguir alguns métodos e técnicas de picking e packing para você já começar a implementar no dia a dia da sua loja.

Métodos de Picking (separação de pedidos)

O picking se baseia na coleta e combinações de cargas não unitárias e funcionam quase como uma decoupagem dos pedidos que uma loja recebe, para que o processo de embarque possa ser agilizado.

Sendo assim, cada tipo de produto vai exigir uma abordagem distinta no momento do picking, pensando nas características únicas da mercadoria.

Por exemplo, em um supermercado, o picking tem que ser bem planejado, pois vai envolver produtos de maior e menor perecibilidade.

Alguns não poderão ficar armazenados por muito tempo fora da refrigeração, e para isso tem metodologias de organização para não deteriorar tais alimentos.

Além disso, dentro dos modelos tem alguns tipos de picking que podem ser utilizados na separação de pedidos.

Picking discreto

O picking discreto pode ser considerado a forma de separação mais tradicional e talvez até mais intuitiva, pois consiste na coleta de um pedido por vez, sendo algo bastante simples, porém ineficiente.

É uma maneira de separação de cargas com pouca margem para erros, por ser um processo mais lento, porém, deixa o nível de produtividade lá em baixo.

Pense assim, você tem dez pedidos na linha de produção que tem na lista o mesmo item misturado a outros.

No modelo de picking discreto, o operador vai no local onde está o produto dez vezes, uma vez para cada pedido, sendo que, poderia ir uma única vez e já trazer os dez.

Mas isso vai ser melhor explorado em outros modelos que vamos discutir.

Picking por área, zona ou departamento

A modalidade de picking por zona ou departamento é um modelo que divide o estoque ou armazém em áreas separadas. O supermercado que já citamos é um bom exemplo, pois já é naturalmente dividido em setores.

Ou seja, o operador responsável pelo departamento de frios receberá uma lista para fazer os pickings do seu setor e levar a uma área específica de packing onde esses serão destinados aos seus pedidos originais.

É uma forma um tanto mais ágil, porém talvez não seja a mais eficiente. Vale lembrar que isso depende muito de como está organizado seu armazém, senão corre o risco de ter mais de um operador procurando mercadorias no mesmo local, e isso é altamente contraproducente.

Picking zona na prática

Na prática, o picking por zona tende a ser mais eficiente quando já há uma boa organização dentro do armazém para que a movimentação das mercadorias siga uma ordem lógica.

Então, quando temos um pedido onde tem produtos de limpeza e também carnes bovinas, é ideal que a disposição dos produtos tenha a carne ao final da coleta, pois se trata do produto mais perecível da lista.

Esta ideia de hierarquia ajuda a organizar e otimizar melhor o picking por zona.

Picking por lote

Essa opção já privilegia a maior agilidade do processo, pois nela cada operador coleta mercadorias específicas de um grupo de pedidos de forma simultânea.

Sendo assim, agrupam em um lote vários pedidos que têm itens em comum entre si e enviam os operadores para pegar produtos suficientes para cumprir com a montagem de todos os pedidos do lote em questão.

É o tipo de técnica de picking que vai funcionar melhor em lojas que não tem tanta variedade de artigos e que sejam de pequenas dimensões, senão pode haver muita margem para erros na montagem dos pedidos.

processos de picking

Picking por onda

Para empresas que precisam manejar grandes volumes de produtos diariamente, o picking por onda vai ser de grande ajuda para o processo.

Isso porque visa atender um certo número de requisições dentro de um período estipulado, geralmente o de um turno de trabalho.

Então, nesse modelo os operadores terão como tarefa coletar um tipo de produto de cada vez e vai progredindo de categoria em categoria até que o lote seja devidamente concluído.

É uma boa modalidade de picking para ser combinada em simultâneo com os processos de packing.

Bucket Brigades

O bucket brigades é uma estratégia de picking que foi desenvolvida e popularizadas mais recentemente, com esse aumento repentino do e-commerce mundial.

Consiste em uma estratégia que visa auto balancear as linhas produtivas dentro de uma empresa, com base no aumento e diminuição dos volumes de pedidos recebidos.

A ideia é que ao final do expediente ou da finalização dos pedidos, as taxas de requisição sejam menores.

Tudo isso é feito de forma automatizada para garantir uma eficiência maior sem que se perca qualidade do processo.

Organização na divisão dos pedidos por Packing

divisão de pedidos por packing

Pense nos processos de picking como uma etapa que vai culminar no packing, então ambos precisam ser planejados juntos, pois o tipo de picking vai impactar muito na hora de embalar.

Por isso, ao organizar os processos de separação, é preciso já ter uma divisão pensada para que o packing seja o mais ágil e seguro possível.

A função primária do packing é proteger a integridade da carga, e isso implica em saber que cada insumo precisará de um nível e tipo de embalagem específicos.

Sendo assim, organize as estações de packing de forma que trabalhe em simultâneo com o picking, ou seja, os produtos têm que chegar devidamente separados para que o operador apenas o coloque na embalagem correspondente.

Conclusão

Você viu que picking e packing são duas estratégias que atuam no cerne de um processo logístico, sendo determinantes para a velocidade do processo.

Principalmente no mercado online, você está concorrendo não mais com a outra loja do bairro, mas sim com o mundo todo. Portanto, ter uma entrega rápida é determinante para o consumidor escolher o seu produto.

Por essa razão, busque soluções logísticas inovadores como o picking e packing, mas principalmente, busque parceiros que são referência no envio de mercadorias, como a Kangu

Nós garantimos envio ágeis, seguros e econômicos para sua loja virtual e ainda proporcionamos diversos benefícios aos lojistas.

Cotação de frete com diversas transportadoras simultaneamente, mais de 2.800 pontos de entrega e coleta e contratação de entregas sem necessidades de contratos são algumas das facilidades que você terá acesso.

Se você quer agilizar suas entregas e ainda economizar no frete, além de proporcionar um serviço de alta qualidade ao seu cliente, use a Kangu na hora de enviar seus produtos!

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top