skip to Main Content
Omo Funciona A Logística Do Mercado Livre

Como funciona a logística do Mercado Livre: guia completo e atualizado!

Se você é um empreendedor que está começando a expandir suas vendas e atividades pelo e-commerce, precisa entender como funciona a logística do Mercado Livre e como ela pode facilitar sua rotina. 

Todo o seu processo de vendas e entrega pode ser otimizado ao contar com a empresa certa, que te ajudará a garantir a satisfação do cliente e o envio dentro do prazo. 

Caso você ainda não saiba, 59.22% dos consumidores desistem da compra devido a dificuldades na etapa de entrega, conforme dados do Baymard Institute

Para não ser mais uma empresa que atrasa entregas e decepciona clientes, medidas estratégicas precisam ser tomadas. 

Uma delas é conhecer os planos de logística de grandes empresas, como o Mercado Livre, e escolhê-los para o seu próprio negócio. 

Pensando em te ajudar a entender tudo sobre o tema, nós, da equipe Kangu, desenvolvemos este artigo completo. Vem conferir! 

Mercado Livre: o que é e como funciona?

Mercado Livre, também conhecido pelo apelido Meli, é uma empresa que conecta compradores e vendedores em uma plataforma online, ou marketplace

Ela também oferece suporte ao vendedor parceiro desde o pedido até a logística de entrega e o pós-venda. 

O principal objetivo dessa plataforma é democratizar o acesso ao comércio eletrônico. Assim, os anúncios e ofertas de produtos podem ser visualizados por cada vez mais potenciais clientes. 

A empresa argentina, fundada em 1999, já atua em mais de 18 países. Isso a classifica como o maior marketplace da América Latina — já são mais de 34 milhões de compradores ativos! 

Nela, você pode comercializar diversas categorias de produtos, como:

  • tecnologia;
  • casa e móveis;
  • eletrodomésticos;
  • ferramentas e construção;
  • saúde, beleza, cuidado pessoal e moda;
  • e até mesmo veículos e imóveis.

O sucesso da plataforma é tanto que, em um dia, a empresa já vendeu mais de 1 milhão de itens. Incrível, não acha? 

Tantos pedidos demandam um nível de organização altíssimo e um sistema de logística altamente eficaz para que as entregas sejam feitas no prazo, com segurança. 

No quesito logística, o Meli também se destaca. É por isso que vale a pena entender como funciona a logística do Mercado Livre. 

O investimento em melhorias e em otimizações não para, e a empresa conta com centros de distribuição, pontos de retirada e transporte impecável. 

Como funciona a logística do Mercado Livre: entenda

 entrega do Mercado Livre

Assim que um pedido é confirmado e a compra é realizada na plataforma, outras etapas são executadas: desde a embalagem até a armazenagem do produto e transporte, com o menor tempo possível. 

Cada etapa precisa ser prezada, afinal, o cliente precisa se sentir respeitado e valorizado, tendo sua entrega garantida dentro do prazo e em perfeitas condições.

Antes, o Mercado Livre apenas intermediava a compra e venda por seu marketplace. Mas, ao perceber que a maior parte das reclamações se tratavam de atrasos e problemas com a entrega, decidiram oferecer também soluções logísticas. 

Dessa forma, o vendedor passa a se preocupar apenas em criar o anúncio e disponibilizar o produto, enquanto que a coleta, embalagem e distribuição do mesmo pode ser feita pelo Meli. 

O Mercado Envios é o programa responsável por todo este ciclo, viabilizando a entrega de mais de 7 milhões de produtos por mês. Ele contempla todo o processo de entregas:

Com isso, você pode ter mais tempo para pensar em estratégias de vendas e marketing, por exemplo, ao invés de se preocupar com as entregas de produtos. 

Tudo só é possível graças a um tripé fundamental que o Meli investe a fim de coletar, armazenar, embalar e transportar os produtos de seus vendedores, conforme você verá a seguir. 

Centro de distribuição

É nos centros de distribuição que a “mágica” acontece, e facilita nosso entendimento de como funciona a logística do Mercado Livre. 

Estes locais são responsáveis por garantir toda a infraestrutura de armazenagem e categorização das mercadorias dos vendedores. 

Segundo dados do portal Mercado e Consumo, o Mercado Livre já conta com: 

  • 12 centros de distribuição (CDs) com estratégia de fulfillment;
  • 1 Receiving Center;
  • 17 Cross Dockings;
  • 100+ Services Centers;
  • e 3 mil Agências. 

Caso você não saiba, fulfillment é a modalidade que contempla todos os aspectos da logística para os vendedores, até mesmo o atendimento pós-venda. 

Receiving Center, como o próprio nome sugere, é o local responsável por receber todos os produtos dos vendedores Meli e distribuir para os CDs de fulfillment. 

De modo similar, Cross Docking é o método de receber a encomenda e destiná-la ao transporte o mais rápido possível, de modo a otimizar tempo e não ocupar espaço com a armazenagem. 

Os Service Centers, por sua vez, são locais em que os pacotes são recebidos e enviados aos consumidores por meio de automóveis menores, como vans. 

No Brasil, o Meli está em expansão e inaugurou diversos centros de distribuição nos últimos meses, incluindo em Belo Horizonte (MG), Guarulhos, Barueri, Franco da Rocha e Araçariguama, todos em São Paulo. 

O objetivo é garantir a entrega mais segura no menor tempo possível, contribuindo para a satisfação total do cliente.

Pontos de retirada

Os pontos de retirada de mercadoria são indispensáveis para os consumidores que não podem receber o produto em casa, ou que preferem buscá-lo em um ponto próximo. 

Em alguns casos, até mesmo o valor do frete pode ser reduzido, já que o cliente mesmo será responsável pela retirada do produto. 

Muitos estabelecimentos comerciais são pontos de retirada do Mercado Livre, facilitando a mobilidade e o acesso. 

A Kangu facilita esses pontos de distribuição desde 2019, com quase 3 mil estabelecimentos cadastrados em todo Brasil, e agora é oficialmente uma empresa do Mercado Livre. 

Tanto para retirar quanto para postar encomendas, você receberá um atendimento ágil e prático, sem filas ou burocracias enfadonhas. 

Encontre agora mesmo o ponto Kangu mais perto de você!

Malha logística nas estradas

Ao entender de modo mais profundo como funciona a logística do Mercado Livre, notamos que para tornar todo o sistema logístico ainda mais eficiente, ele conta com frotas próprias, que vão desde carros elétricos e vans até carretas e aviões. 

Conforme uma notícia publicada pela CNN Brasil, a empresa adquiriu 46 novas carretas sustentáveis, movidas a gás biometano, que transportarão mais de 230 mil pedidos por dia. 

Além de otimizar o transporte com as frotas próprias, o Meli se preocupa também com o impacto ambiental que seus veículos geram. 

Por isso, o investimento em veículos sustentáveis é alto, com o objetivo de garantir operações limpas e ecologicamente corretas, com a menor implicação ambiental possível. 

As estratégias logísticas são diferentes para cada tipo de envio contratado pelo vendedor, que pode escolher a solução completa ou fazer a entrega por conta própria. 

Tipos de envio do Mercado Livre

envio do mercado livre

Existem vários planos disponíveis para atender às necessidades do vendedor, bem como seu orçamento e porte da empresa.

Afinal, existe uma grande diversidade entre os vendedores que optam pelo Mercado Envio, desde aqueles mais iniciantes, que ainda recebem poucos pedidos mensais, até grandes instituições, com alto faturamento. 

Por isso, o Meli disponibiliza quatro opções centrais de logística, que envolvem coleta, armazenamento e distribuição. 

Para te ajudar a entender como funciona a logística do Mercado Livre, reunimos aqui as principais informações. 

Mercado Envios Full

O Mercado Envios Full é um programa de fulfillment, ou seja, contempla todas as etapas de processamento do pedido até a sua entrega e atendimento pós-venda. 

Nessa modalidade, basta se cadastrar, escolher seus produtos e enviá-los aos centros de distribuição. Logo em seguida, a equipe Meli administrará em seu estoque e enviará ao comprador. 

Um diferencial muito interessante é o atendimento e suporte para tirar dúvidas dos clientes, que também fica por conta da própria empresa. 

Isso faz com que o vendedor precise se preocupar apenas com a disponibilidade dos produtos e a gestão de pedidos e vendas através do seu painel de controle. 

Outro benefício é a agilidade de entrega: a maioria dos pedidos são enviados em até 24 horas! 

Para usufruir de tantos benefícios, você pagará um valor diário por cada unidade sob a proteção do Mercado Livre, que varia de R$0,003 a R$0,083, dependendo do tamanho do produto. 

É importante informar também que, caso você passe 2 meses ou mais com o estoque parado, ou seja, sem vendas, novos custos podem ser acrescentados. 

Também existem penalidades para descumprimentos de regras e recomendações do programa, como envio de produtos divergentes com o que foi informado ao cadastrar, por exemplo. 

O primeiro passo é criar a sua conta no Meli, ou fazer login, caso já tenha, e preencher o formulário online com dados básicos, como:

  • seu nome;
  • telefone;
  • endereço;
  • tipo de empresa (se optante pelo simples nacional ou regime normal);
  • inscrição estadual;
  • CNPJ;
  • certificado digital;
  • e e-mail.

Após preencher, a equipe entrará em contato com você para disponibilizar mais informações sobre o plano. 

Mercado Envios Flex

Com o Mercado Envios Flex, você garante que seus clientes receberão seus pedidos no mesmo dia da compra. 

Ainda, seus anúncios se destacam entre os resultados possíveis, subindo de posição por conta da tag “chegará hoje”, aumentando o interesse do consumidor. 

Você também pode oferecer as entregas “instantâneas” mesmo nos finais de semana, a fim de aumentar suas vendas. 

Tudo depende apenas do horário limite que você mesmo estabeleceu para as entregas no mesmo dia. E não se preocupe: você pode alterá-los sempre que precisar. 

Para te ajudar, a plataforma oferece cobertura de frete grátis para produtos novos a partir de R$ 79 têm envio grátis para o comprador.

A empresa ainda cobre até 10% da tarifa do envio para vendedores classificados como Mercado Líderes, Lojas Oficiais e Reputação Verde.

Os custos de envio são calculados conforme a sua localização e distância do comprador:

  • R$ 8,90 para a mesma região;
  • R$ 13,90, para regiões próximas;
  • R$ 15,90, para regiões distantes. 

Nessa modalidade, você pode decidir fazer as entregas com veículos próprios, ou contratar transportadoras sugeridas pelo Meli — a responsabilidade pela entrega é toda sua! 

Para facilitar sua experiência, você pode contar com a ajuda da Kangu. Aqui, você pode escolher as melhores transportadoras do Brasil para entregar seus produtos com segurança e tranquilidade. 

Mercado Envios Coleta

O programa Mercado Envios Coleta busca no endereço do vendedor todos os pacotes e produtos para serem entregues aos clientes. 

Com ele, seus anúncios de venda serão classificados como “chegará amanhã” e também se destacarão nas buscas. 

Por ser um contato direto com o vendedor, esta modalidade é um pouco mais criteriosa que as anteriores, e alguns passos específicos precisam ser seguidos:

  • sempre consultar os horários de coleta e informações sobre o motorista;
  • preparar os pacotes que serão despachados com 1 hora de antecedência ao horário da coleta;
  • emitir e anexar as notas fiscais das vendas no exterior do pacote;
  • colar a etiqueta de envio correspondente, com o nome “entregar na coleta”;
  • entregue ao motorista, que escaneará a etiqueta e emitirá seu comprovante de envio.

Agências Mercado Livre

Como última opção, os vendedores também podem enviar suas vendas pelas Agências Mercado Livre, em endereços próximos. 

São mais de 2 mil agências espalhadas pelo Brasil, com horários flexíveis e atendimento rápido, geralmente sem filas. 

Basta levar seus pacotes até a Agência Meli mais próxima, que serão levadas a um centro de distribuição (CD) e distribuídos ao cliente. Ao final do processo, você receberá um comprovante de envio. 

Para usar essa modalidade, porém, é preciso entrar em contato com o Mercado Livre e identificar quais são os horários limite para o seu tipo de mercadoria e volume de itens. 

É muito importante ficar atento às restrições de tamanho e peso das mercadorias:

  • elas devem pesar até 50 kg;
  • ter dimensões de até 200 cm de lado (o maior);
  • e até 300 cm na soma dos três lados.

Preste atenção também ao que é proibido. Os itens não pode, em hipótese alguma:

  • estarem molhados;
  • em mau estado de conservação;
  • com embalagem mal feita ou danificada;
  • sem a etiqueta correspondente, coberta ou danificada;
  • com mais de uma etiqueta no mesmo pacote.

Vantagens de usar a transportadora do Mercado Livre

vantagens de usar o Mercado Livre

Como você pôde notar, as vantagens em usar o sistema de logística do Mercado Livre são imensas: tudo funciona de modo organizado e ágil. 

Ao escolher qualquer uma das modalidades do Mercado Envios, especialmente a entrega Full, você passa a ter tempo suficiente para cuidar de outros setores do seu negócio, como vendas, marketing e finanças. 

Poder contar com uma empresa que valoriza tanto a sua carteira de clientes, e tem objetivos nobres, alinhados aos seus, é um grande diferencial. 

Vale a pena vender pelo Mercado Livre?

Sim! Vale a pena vender pelo Mercado Livre, especialmente se o seu volume de vendas está crescendo e você deseja se destacar ao anunciar, se mostrando a melhor opção ao seu cliente. 

As taxas e o custo-benefício dos programas do Meli são altamente atrativos e vantajosos. 

Como você já entendeu como funciona a logística do Mercado Livre, já sabe que pode contar com a parceria de transportadoras qualificadas para fazer suas entregas. 

Quanto custa vender no Mercado Livre?

Você pode anunciar gratuitamente, desde que seu produto custe mais de R$7. Em algumas categorias, tarifas por venda serão cobradas.

Apesar disso, as chances de venda são muito maiores com planos de assinatura, como o Clássico e o Premium, confira:

Ainda que as tarifas dos anúncios sejam gratuitas em todos os casos, existem tarifas de vendas para os planos Clássico e Premium, como você pode ver a seguir: 

Você pode conferir ainda outras categorias acessando a página de ajuda “Quanto custa vender um produto”, no site oficial.

Então se você ainda tinha dúvidas quanto à confiabilidade e os custos de vender usando o Mercado Livre, pode ficar tranquilo!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu como funciona a logística do Mercado Livre, e também conferiu como são benéficos os planos de envio disponíveis pelo Mercado Envios. 

Entendeu também quanto custa vender no Meli e quais são as vantagens de fazê-lo. Não se esqueça que ainda existe a possibilidade de contratar transportadoras por conta própria para fazer suas entregas. 

Aqui na Kangu, empresa do Mercado Livre, você encontra as melhores opções de parceiros para entregar seus produtos. 

Enviar seus pacotes com a gente é muito simples, basta informar os dados do produto e simular seu frete gratuitamente com diversas transportadoras. Escolha o melhor preço ou prazo e leve ao ponto Kangu mais próximo de você.

Ainda tem dúvidas? Clique no banner e entenda como utilizar a Kangu para baratear os seus fretes: 

Saiba como tornar seus envios mais baratos para seus clientes

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top