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Método FIFO: aprenda como otimizar melhor seu estoque

Quem é dono de e-commerce, sabe: ter um estoque organizado e mapeado é uma das estratégias mais assertivas para diminuir perdas e aumentar lucros. E falar sobre gestão de estoque sem falar sobre método FIFO é praticamente impossível, certo?

Caso você seja um empreendedor iniciante e ainda não esteja familiarizado com o método FIFO – que também tem o nome de PEPS se traduzirmos para o português –, não tem problema! Neste artigo, nós vamos explicar tudo sobre a sigla, o quão importante ela é para trazer benefícios para a logística da sua empresa – do estoque às entregas para clientes – e como implementá-la no dia a dia da sua loja virtual.

Conheça, abaixo, tudo que você precisa saber sobre o método FIFO.

O que é método FIFO?

Essa palavrinha sonora, na verdade, é a sigla para “First In, First Out” – em tradução livre do inglês, “Primeiro a entrar, Primeiro a sair”. Por conta dessa versão em português, algumas empresas usam a sigla PEPS para fazer referência ao nome, então não estranha se você encontrar uma das duas siglas por aí, ok?

Como o próprio nome já diz, FIFO é uma maneira de organizar o estoque seguindo essa regra básica: os primeiros itens a chegar ao estoque são sempre aqueles que devem sair primeiro. O principal objetivo desse método é o foco em manter a ordem e a rotatividade dos produtos vendidos.

Se, na sua loja, você pretende vender ou já vende produtos que têm data de expiração, sabe melhor do que ninguém a importância dessa organização. Afinal, se você tem um fornecedor que entrega velas aromáticas toda semana, por exemplo, sabe que é melhor comercializar as que foram entregues antes para não correr o risco de, depois de um tempo, parte do perfume se dissipar, certo?

É graças ao FIFO que você vai saber qual lote deve comercializar primeiro para que nenhum produto possivelmente danificado – ou que não cumpra 100% do seu potencial – chegue ao seu cliente.

Vale pontuar também que o controle através do método FIFO pode ser automatizado e feito por meio de softwares de gerenciamento de armazém, também conhecidos como WMS. O programa usa tecnologia para reconhecer a data de entrada das mercadorias e, a partir disso, já ajusta a ordem no momento da expedição. Dessa forma, fica sob sua responsabilidade – ou da sua equipe – apenas ir até o local indicado pelo sistema e selecionar os itens que precisam ser vendidos antes. Fácil, né?

Benefícios do método FIFO?

Toda gestão inteligente de estoque contribui para a logística como um todo e, por sua vez, para a saúde financeira da empresa. No caso do método FIFO, os benefícios não se resumem apenas ao lado financeiro. Confira abaixo as vantagens de adotar o método no seu negócio:

Aumenta o lucro

Toda empresa, seja e-commerce ou qualquer outro tipo, tem como foco aumentar o lucro, certo? Usando o método FIFO (ou PEPS), você reduz consideravelmente as chances de desperdício e de quebra dos itens vendidos pela sua loja virtual. Sabe o que isso significa? Queda vertiginosa na necessidade de comprar mais produtos e mais matéria-prima para produzir. Isso tem impacto direto no fluxo de vendas, que aumenta e, por sua vez, aumenta também o faturamento.

Melhora os prazos de entrega

Falamos tanto sobre controle de estoque porque ter o armazenamento dos produtos organizado é fundamental para garantir que as entregas, parte fundamental do sucesso de um e-commerce, aconteça no tempo previsto. A loja virtual que cumpre os prazos de entrega estabelecidos e, mais do que isso, oferece prazos competitivos e mais curtos tem mais chances de se destacar e fidelizar o cliente.

Deixa os processos mais ágeis

Se pudéssemos resumir o método FIFO em uma palavra, ela seria “prioridade”. Com o FIFO, você sabe quais itens precisam ser comercializados primeiro e essa inteligência facilita a operação no dia a dia. Afinal, quando ele está em pleno funcionamento, você não precisa conferir as datas sempre que um novo pedido chega ao estoque. Quer mais praticidade do que isso?

Por isso, anote aí na sua lista: agilidade e planejamento antecipado são mais duas vantagens de implantar o método FIFO no seu negócio.

Menos desperdício

Falamos disso acima, mas vamos desenvolver um pouco mais: ao escolher o método FIFO para fazer a gestão do seu estoque, você garante também que o consumidor vá receber sua compra em bom estado e que tudo que você está vendendo está dentro da data de validade, aumentando as chances de satisfação e fidelização.

Uma boa maneira de começar a implantar o FIFO no seu estoque é criar um código de cores para as mercadorias armazenadas. Por exemplo: em vermelho as que estão mais próximas da data de validade e/ou da data limite de serem vendidas; em amarelo as que já chegaram há algum tempo, mas ainda mantêm 100% de seus atributos; e em verde as que acabaram de chegar.

Dessa forma, as prioridades do inventário ficam visualmente fáceis de serem percebidas pela equipe responsável pela organização das entregas.

Padroniza os processos

Processos são fundamentais para que as engrenagens da sua empresa funcionem sem problemas – e o FIFO tem uma importância enorme nessa parte! Porém, aqui vai um alerta: quando implementar o método FIFO no seu e-commerce, é fundamental comunicar todos os funcionários da empresa, em especial os envolvidos na logística, sobre as novas regras e o funcionamento do método. Isso é essencial para que todos conheçam o novo funcionamento e possam, assim, garantir a uniformidade dos processos logísticos da empresa.

Quando escolher o método FIFO para gerir meu estoque?

O FIFO é um dos melhores métodos para escolher na hora de pensar na organização do seu estoque, independentemente do tamanho da sua loja virtual ou da natureza do seu e-commerce. Mas, caso você não trabalhe com produtos perecíveis ou que têm uma data limite para venda, talvez ele não seja o mais indicado

Cabe a cada empreendedor entender qual método faz mais sentido para o negócio e tem maior potencial de dar certo com a equipe. Agora que já falamos bastante sobre o FIFO e você entendeu suas vantagens, apresentaremos mais dois métodos que podem ser interessantes para a gestão de estoque:

FEFO

Uma letra diferente que muda todo o significado. A sigla FEFO faz referência a “First Expired, First Out”. Em tradução livre para o português, estamos falando “primeiro a vencer, primeiro a sair”. Aqui, a data de validade é o principal critério: quando o produto se encontra próximo do vencimento, precisa ser comercializado o quanto antes. Não à toa, boa parte do setor de alimentos utiliza o método FEFO para organizar o estoque.

LIFO

A sigla LIFO significa “Last In, First Out”, que quer dizer “Último a entrar, primeiro a sair” – basicamente o oposto do FIFO! A principal característica, nesse caso, é ajudar na organização dos produtos e mercadorias não perecíveis, ou seja, que não possuem prazo de validade. Já que você não precisa se preocupar com o produto estragar ou ficar impróprio para o consumidor, pode despachá-lo para venda tão logo ele chegue no estoque.

Conclusão

Implantar o método FIFO – “First In, First Out” – em tradução livre do inglês, “Primeiro a entrar, Primeiro a sair” – na sua empresa pode ser uma maneira não só de organizar melhor o estoque, mas de evitar desperdícios e quebra de produtos em estoque, aumentando as chances de lucro.

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Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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