skip to Main Content

Como fazer entrega pelo Mercado Livre? [Dicas e passo a passo]

No maior marketplace da América Latina, você pode expor seus produtos para que os consumidores façam suas compras.

Só para você ter uma ideia do potencial da plataforma, já são mais de 211 milhões de usuários ativos, além de nove vendas realizadas por segundo, de acordo com dados do Mercado Livre.

Após criar sua conta, cadastrar suas mercadorias e conquistar suas primeiras vendas, o próximo passo é descobrir como fazer entrega pelo Mercado Livre.

Existem diferentes formas para que os produtos vendidos cheguem até seus clientes e nós vamos te explicar tudo neste artigo. Vamos lá?

Quer enviar suas encomendas com agilidade e segurança? Saiba como a Kangu pode te ajudar!

Como fazer entrega pelo Mercado Livre?

Basicamente, existem quatro opções para você entregar ou enviar um produto vendido neste marketplace: usar o Mercado Envios ou o Mercado Envios Full, realizar o envio por conta própria e até mesmo fazer uma entrega pessoalmente.

Confira agora como fazer entrega pelo Mercado Livre de diferentes maneiras:

Entrega pelo Mercado Envios

O Mercado Envios é o meio de entrega da própria plataforma e há parcerias com diferentes transportadoras.

Se optar por essa modalidade, você precisará imprimir a etiqueta disponibilizada no site e colá-la na embalagem do produto. Depois, é só levar a encomenda até um ponto de coleta.

Para começar a usar o Mercado Envios, você deve ir até o anúncio do produto que deseja oferecer esse tipo de envio e editar a forma de entrega nos detalhes do anúncio.

Agora, se quiser aplicar a modalidade em todos os seus envios, basta acessar “Minhas preferências” na lista de anúncios e clicar em “Oferecer Mercado Envios” na coluna “Forma de entrega”.

Mas, atenção! A regra da plataforma é que o envio do produto pelo Mercado Envios seja feito dentro de 24 horas, se não será caracterizado como atraso e isso impacta sua reputação dentro do marketplace.

Entrega pelo Mercado Envios Full

Outra alternativa para fazer entrega pelo Mercado Livre é por meio do Mercado Envios Full , um serviço mais completo oferecido pelo marketplace.

Além da entrega ocorrer de forma mais rápida, o Mercado Livre cuida do armazenamento e da logística do envio dos produtos. 

O estoque dos seus produtos ficam armazenados em centros de distribuição do marketplace. Após vender um produto, o Mercado Envios prepara os pacotes e realiza as entregas.

Para vender pelo Full, você precisará criar um envio para o centro de distribuição na seção “Gestão de Estoque Full” e escolher os produtos que serão vendidos por esse serviço.

Depois, é só preparar os produtos para enviar ao centro de distribuição, que devem estar devidamente embalados e identificados. 

O transporte fica por conta do vendedor ou é possível solicitar que o Mercado Envios retire os produtos em seu endereço. Viu só como fazer entrega pelo Mercado Livre é fácil?

Entrega pessoal 

A entrega pessoal consiste em levar pessoalmente o produto até o consumidor. Neste caso, você deve combinar um encontro em um local seguro e sempre pedir para o comprador assinar a nota fiscal do produto.

Na nota fiscal, devem constar os seguintes dados: número do pedido, título do produto, data de entrega, além de nome completo, CPF e assinatura de quem recebeu o produto.

Quando o pedido estiver nas mãos do comprador, marque “Entreguei o produto” em sua lista de vendas.

Envio por minha conta 

Você também pode se responsabilizar pelo envio dos produtos aos seus clientes e escolher a opção que é mais vantajosa para sua loja virtual

Para isso, você precisará reunir algumas informações básicas sobre a encomenda e o destinatário, como:

  • CEP de origem (seu endereço);
  • CEP de destino (endereço do comprador);
  • dimensões da embalagem;
  • peso do pacote.

Com esses dados em mãos, você consegue calcular o frete, comparar opções e descobrir como fazer entrega pelo Mercado Livre da melhor forma possível. 

Lembre-se de embalar sua encomenda corretamente. As caixas de papelão são sempre boas opções para enviar diversos tipos de produtos.

Devo me preocupar com a entrega dos produtos?

Você sabia que as entregas são um dos fatores mais importantes para a fidelização do cliente?

Já a constância de atrasos ou longos períodos de espera, bem como fretes caros, estão entre as principais razões para a desistência e cancelamento de pedidos.

Garantir que tudo chegue dentro do prazo estipulado, com segurança e frete justo, é crucial para aumentar a satisfação do cliente e melhorar a experiência do consumidor.

Por essa razão, busque por empresas confiáveis para firmar parceria na hora de despachar suas encomendas.

Como economizar nas minhas entregas? 

Agora que você já sabe como fazer entrega pelo Mercado Livre, é hora de descobrir como conseguir um frete mais barato e aumentar a sua competitividade no mercado.

Para enviar suas mercadorias com mais conveniência, conte com uma plataforma tecnológica que conecta vendedores a transportadoras, como a Kangu.

Em nosso site, você pode cotar fretes simultaneamente com várias transportadoras e comparar preços diretamente do seu computador ou smartphone.

Além de aproveitar toda essa praticidade, você ainda terá acesso a preços de frete reduzidos!

Como funciona a Kangu? 

A Kangu veio para descomplicar suas entregas. Para enviar sua encomenda para todo o Brasil, é só seguir o passo a passo:

  1. Cadastre-se na Kangu;
  2. Calcule seu frete;
  3. Escolha a opção de frete que funciona melhor para cada entrega;
  4. Escolha o ponto Kangu mais conveniente para despachar sua encomenda;
  5. Gere sua etiqueta Kangu e prepare seu pacote;
  6. Leve seu encomenda até o ponto Kangu escolhido e despache rapidamente, sem filas;
  7. Sua mercadoria será coletada e levada para o centro de distribuição, onde será direcionada para a transportadora escolhida entregar no destino;
  8. Você vai receber um código de rastreio para acompanhar seu pedido em nosso site desde o ponto Kangu até a casa do seu cliente. Pronto!

É seguro usar a Kangu para realizar as entregas? 

É muito seguro usar a Kangu para despachar suas entregas. Todos os envios Kangu contam com seguro contra roubo e extravio.

Além disso, os pontos Kangu são estabelecimentos devidamente capacitados para receber e armazenar suas encomendas até a coleta.

Depois, nossas transportadoras parceiras se encarregam de enviar seus produtos com total segurança até a entrega ao cliente. 

Conclusão

Depois de descobrir como fazer entrega pelo Mercado Livre e conhecer diferentes formas de enviar seu produto, fica mais fácil traçar estratégias logísticas para melhorar a experiência do consumidor. 

Se você quer enviar suas encomendas com agilidade, economia e segurança, conte com a Kangu. Acesse agora mesmo o nosso site e veja como podemos ajudar sua loja do Mercado Livre!

 

Cadastre-se na Kangu e economize com o envio de encomendas!

Back To Top