skip to Main Content
Tipos-de-frete

Tipos de frete que você precisa conhecer

A logística do seu negócio é muito mais complexa do que parece à primeira vista. Quando você transporta uma carga, precisa conhecer as principais áreas de logística, além de estar atento aos prazos de entrega, evitar produtos extraviados, e tem que pensar em custos de logística e não apenas: precisa escolher quais desses custos são de sua responsabilidade e quais ficam a cargo da outra parte.

Por exemplo, o que é melhor quando você traz um produto do exterior: o vendedor ficar com os custos de logística ou o comprador? Não existe resposta padrão, porque cada um desses modelos tem seus pontos positivos e negativos e é sobre isso que trata esse artigo.

A verdade é que, quando se lida com logística, mesmo quem trabalha com e-commerce percebe que o mundo material ainda tanto quanto ou mais do que o virtual – porque nele cada centímetro, assim como cada grama, possui um preço e um responsável legal – e ninguém quer pagar um frete caro. Vamos começar entendendo alguns conceitos-chave que impactam os custos da logística no seu negócio.


O que é cubagem?

Cubagem é um elemento-chave para a eficiência da logística de um empreendimento. No mundo da logística, a cubagem significa a relação entre o peso da mercadoria e o espaço que ela ocupa dentro do meio de transporte escolhido para fazer o frete.  O processo de cubagem significa a tecnologia e os cálculos necessários para aproveitar ao máximo o espaço físico disponível para transportar a sua mercadoria.

Quando precisa fazer o processo de cubagem?

A verdade é que a cubagem permite que você produza mais gastando menos, então você sempre pode aplicar esse conceito para melhorar seus custos. Mas é essencial fazer a cubagem sempre que existe um “desequilíbrio” entre o peso e a altura do produto, como um produto que é volumoso, mas muito leve (como colchões), ou um produto que é pequeno, mas extremamente pesado (como os eletrodomésticos). Nos dois casos existe o risco de o espaço físico para logística não ser plenamente aproveitado.

Como fazer cubagem?

É mais simples do que parece! Calcule o volume da carga multiplicando altura, largura e comprimento. Pegue esse valor e o multiplique por um número padrão chamado Fator de Cubagem, oferecido pela

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística:

  • 300 kg no transporte rodoviário;
  • 166,66 kg no transporte aéreo;
  • 000 kg no transporte marítimo.

Assim, você encontra o valor real do espaço a ser ocupado por uma carga em determinado veículo.

[H2] Como escolher o melhor frete?

Agora que você entende um pouco melhor a relação peso X espaço que a cubagem proporciona, existem ainda outras variáveis para se pensar como quantidade da carga, tipo, distância, se precisa contratar segurança externa e considerar qual documentação e tributos impactam no valor final do tipo de frete escolhido. Para começar a escolher, é preciso conhecer as duas modalidades de frete: CIF e FOB.

Frete tipo CIF: Cost, Insurance and Freight

O Cif significa a sigla que em inglês significa “Custos, Seguro e Frete”. Essa modalidade de frente é quando os custos recaem sobre o fornecedor, ou seja, o remetente daquela carga e o pagamento é feito na origem do transporte.

Isso significa que o único trabalho do comprador é fazer aquisição da mercadoria, as outras responsabilidades da operação ficam com quem vende e o compromisso só encerra na entrega final.

Neste caso os impostos incidem sobre o valor do frete e da mercadoria, sendo que o cliente paga um valor único (preço do produto, impostos, seguro e frete) que será utilizado como base para o cálculo do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Frete tipo FOB: Free on Board

Já o outro tipo de frete, FOB, significa “livre à bordo” em inglês, e, nessa variação, os custos do frete e do seguro dos itens enviados são de responsabilidade do comprador. Dessa forma, o pagamento só é feito quando o comprador recebe a mercadoria em boas condições.

O vendedor pode acionar esse transporte para que depois o comprador faça os pagamentos, e no caso de uma compra internacional, fica a cargo dele enviar a carga até o ponto em que ela será embarcada. Quando o modelo é FOB, os impostos são específicos dos serviços de transporte. Além do ICMS, incidem tributos como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS e Cofins.

Diferenças entre CIF e FOB

Para escolher o melhor tipo de frente para o seu negócio, considere em qual modelo está trabalhando.

Em geral, o frete CIF é recomendado para empresas que vendem diretamente para o consumidor final (B2C), como e-commerces.

Enquanto isso, o FOB é recomendado para o comércio realizado entre empresas (B2B), já que muitas vezes o comprador já tem seus próprios processos logísticos e uma rede parceiros que podem otimizar o prazo e custo de entrega até o cliente final.

Quais são os modelos de contratação de frete?

Contratação normal

A modalidade mais comum. Ele se dá quando o mesmo fornecedor de transporte coleta a carga no remetente e a entrega no destinatário sem que haja necessidade de envolver uma ou mais empresas no processo. A transportadora recolhe o produto no remetente e entrega para o destinatário.

Subcontratação

A transportadora opta por contratar outra empresa para realizar o envio. Essa parceria é uma forma que esses fornecedores encontraram de ampliar sua área de atendimento, com prazos justos e eficiência. Isso geralmente acontece quando a área de entrega está fora da rota de cobertura da transportadora ou prazos de entrega são muito curtos para viabilizar a operação.

Redespacho

O redespacho é quando o percurso de entrega é realizado por duas transportadoras. Apesar de parecido com a subcontratação, nesse caso a transportadora faz o percurso de A até B, enquanto o seu parceiro faz o trajeto do ponto B até C, por exemplo.

Redespacho intermediário

A empresa contratada não faz a coleta do produto nem a entrega no destino. A transportadora responsável pelo redespacho intermediário recebe a mercadoria de outra transportadora e realiza o transporte intermediário até o ponto em que outra transportadora que fará a entrega final.

Para decidir qual é o melhor tipo de frete para a sua empresa contate a Kangu, confiável para ajudar você a tomar a melhor decisão e comparar preços de diferentes transportadoras, clique abaixo e faça seu cadastro!

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top