skip to Main Content
Transporte-sustentavel

Transporte sustentável: razões para aderir agora mesmo

A sustentabilidade ainda é tratada como novidade pelo setor de transporte e logística, mas, apesar de não ser o primeiro tema na mente de qualquer empreendedor, a sustentabilidade faz parte da cadeia de abastecimento e precisa entrar na sua pauta.

É possível tornar seu negócio mais sustentável ao inovar desde a forma de embalar sua encomenda até as as rotas de transporte dos produtos, fazendo da sustentabilidade uma ferramenta para conseguir mais agilidade nas entregas enquanto diminui o impacto do transporte no meio ambiente.

O que é logística sustentável?

A logística sustentável é um conjunto de práticas que pode ser adotado para diminuir a pegada ecológica das suas atividades de transporte de mercadorias, como emissões de CO2, poluição sonora e acidentes. Nesse sentido, os fornecedores logísticos devem buscar o equilíbrio entre crescimento financeiro, cuidado com o meio ambiente e saúde da sociedade.

Durante a coletiva de imprensa de seu relatório “Delivering Tomorrow: Towards Sustainable Logistics”, Frank Appel, CEO do Deutsche Post DHL, disse que a sustentabilidade é uma questão essencial para a logística, especialmente quando se trata de reduzir as emissões de carbono, e deve ser incorporada à estratégias corporativas porque “clientes em todo o mundo exigem cada vez mais uma logística mais amiga do ambiente”. Graças à sua experiência e contribuição estratégica para as cadeias de suprimentos, o setor de logística está desempenhando um papel importante nesses esforços ao lado de outras práticas corporativas e da sociedade que visam reduzir as emissões de carbono.

Transformação do suporte e logística

A cada ano, o setor de logística apresenta mais soluções para proteger o meio ambiente e, de quebra, conseguir fretes mais baratos e mais rápidos. Um dos exemplos são as inovações no Last Mile, ou última milha, a última etapa de uma entrega quando o pacote sai de um ponto mais próximo ao destino, que no caso é o cliente final. Atualmente, é possível criar um last mile mais sustentável usando fornecedores e estoques locais espalhados perto dos clientes para diminuir o combustível que é usado em cada entrega, por exemplo.

A logística e o aquecimento global

As emissões de CO2 do transporte rodoviário de cargas aumentaram mais de 20% desde 1995, embora os veículos sejam mais eficientes hoje. E enquanto o volume continua a crescer sem parar, uma redução grande é realmente necessária para atingir as metas climáticas acordadas.

O aquecimento global já é uma realidade, e, ao mesmo tempo, a pandemia de coronavírus deixou clara a vulnerabilidade das cadeias globais de valor e logística e da mobilidade. O setor de transporte e logística está se mostrando essencial em dois aspectos: primeiro, para buscar soluções de transporte compatíveis com o clima, o meio ambiente e o social que ajudem a achatar ajudando a achatar a curva climática.

Logística e sustentabilidade

Os clientes estão se tornando mais exigentes: principalmente quando se trata dos clientes B2B, que esperam entrega no prazo, mas também transparência, flexibilidade e confiabilidade em tempo real. A maioria das empresas grandes já colocou seus departamentos de planejamento para fazer as contas na ponta do lápis e percebeu que a sustentabilidade é um bom negócio: significa economia de dinheiro e investimento indireto em branding.

Para atender a essa demanda as cadeias de suprimentos estão mudando, com a inteligência artificial podemos criar rotas cada vez mais inteligentes, personalizando fretes e outros meios de transporte – como o uso de bicicletas para trajetos mais curtos, ou de carros e vans elétricas nas zonas urbanas.

A importância de incluir a logística sustentável em seu negócio

A logística, a partir das startups e dos grandes players, está cada vez mais competitiva. Novos players, como plataformas de transporte digital, estão fazendo incursões no mercado. Enquanto isso, clientes como a Amazon estão se tornando concorrentes das transportadoras, testando entregas curtas com drones, estoques distribuídos pelos centros urbanos e rotas inteligentes.

A excelência operacional e a eficiência de custos que a sustentabilidade oferece garantem que as empresas permaneçam competitivas. A digitalização e os veículos autônomos são uma realidade cada vez mais presente e com a capacidade de transformar toda a indústria de logística. Ferramentas e plataformas digitais podem ajudar a conservar recursos, e os exemplos incluem dirigir com economia de combustível e evitar transportes vazios dentro das cidades, para citar apenas alguns.

O papel da legislação no transporte sustentável

A combinação de novas regulamentações governamentais e o aumento da demanda pública por responsabilidade estão forçando o setor a buscar opções sustentáveis ​​de logística e cadeia de suprimentos.

Quem começar a pensar em soluções sustentáveis agora se torna mais propenso a ganhar licitações com licitações em um futuro muito próximo. Afinal, se existem dois fornecedores, o produto é o mesmo e o preço é competitivo, a sustentabilidade será cada vez mais um critério de desempate.

Cada vez mais licitações de logística agora incluem a demanda por dados de emissões de carbono das empresas e de seus parceiros. Assim, as empresas que poluem menos têm maiores chances de conquistar contratos. Outros fatores que podem ajudá-lo a ganhar propostas de frete incluem: Ter um sistema de gestão de logística digital bem projetado, desenvolver uma rede de subcontratados de baixo custo, e integrando cálculos de tempo confiáveis ​​e dados de posicionamento GPS da carga.

Vários stakeholders (municípios, cidadãos e governos) estão cada vez mais pedindo soluções de mobilidade mais sustentáveis. Portanto, quanto mais cedo as empresas de frete embarcarem nessa tendência, maiores serão os lucros. Outro benefício é que o uso de sistemas de gestão de logística sustentável e a redução de sua pegada de carbono aumentam a afinidade do cliente com sua marca e você ganha publicidade. Quando você tem uma solução que beneficia os municípios, os cidadãos, as partes interessadas e o meio ambiente, se torna um amigo da sua comunidade, e fica fácil falar bem da sua empresa, não é mesmo?

Ser sustentável é lucrativo!

O planejamento logístico inteligente oferece uma alta margem de lucro. A importância da logística sustentável é que ela oferece recursos úteis, como rastreamento em tempo real de frete, que ajuda a identificar simultaneamente interrupções de serviço e melhorar os sistemas para o futuro.

Quanto mais eficiente for o seu sistema, melhores serão os seus dados, mais inteligentes serão as suas rotas, menores os prazos de entrega e maiores serão as suas margens de lucro.

Por exemplo, o uso de veículos verdes (como bicicletas ou carros elétricos) reduz o custo do combustível, especialmente para empresas que operam em regiões onde os preços da gasolina e do diesel são mais altos que a média. Pesquisas mostram que, à medida que os preços das baterias elétricas caem, os veículos pesados ​​elétricos custarão de 25 a 30% menos para possuir, operar e manter do que caminhões a diesel até 2030. Com empresas como Rivian, Ford e BYD (que entregaram mais de 100 caminhões elétricos a bateria apenas para os EUA) estão avançando na corrida de produção de caminhões elétricos, e, como sempre, essas tendências vão atravessar as fronteiras por conta da economia em combustível e manutenção que esses meios oferecem.

Dá para começar hoje

Para entender como ser mais sustentável na sua logística, contate a Kangu! Temos estratégias para você inovar no last mile, diversos pontos de coleta fixos espalhados em grandes centros urbanos e possibilitamos que você compare diversos transportadores para conseguir fazer as rotas mais inteligentes – gastando menos combustível, poluindo menos o meio-ambiente e ainda economizando. Além de sustentável, a Kangu é confiável e está aqui para você!

Economize no frete com a Kangu

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top