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Tendência de Frete para 2022 que sua empresa precisa conhecer

Toda empresa deseja crescer no mercado e aumentar sua vantagem competitiva diante dos concorrentes, não é verdade?

Porém, essa ação não acontece sem esforço. É necessário garantir a excelência nas  operações logísticas ao acompanhar e implementar as principais tendências de frete.

Assim, sua marca consegue promover a produtividade, reduzir custos e, ainda, aumentar o nível de satisfação dos consumidores.

Afinal, dentre as principais reclamações dos consumidores está justamente a ineficiência logística, que gera atrasos na entrega.

Então, se você quer acompanhar as mudanças aceleradas pelo isolamento social e o pelo aumento dos e-commerce, confira as principais tendências de frete para o próximo ano:

1. Sustentabilidade 

A sustentabilidade já apareceu como uma tendência de frete anteriormente, mas é inegável que a preocupação com o meio ambiente continuará ganhando força.

Este ano, por exemplo, aconteceu a 26ª reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), com 190 líderes mundiais.

Dentre as ações acordadas, o Brasil se comprometeu em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030.

Somado a isso, os consumidores também estão mais conscientes e se preocupam com os impactos que suas demandas causam ao meio ambiente.

Isso reflete diretamente na cadeia logística, já que um dos principais emissores de gases poluentes são justamente os veículos.

Portanto, a sustentabilidade nas entregas é um fator que deve ser levado em consideração pelas organizações.

Segundo pesquisa da NIelsenIQ, as empresas que adotam soluções sustentáveis não apenas fazem sua parte para preservar os recursos naturais, como também ganham mais em termos de lucro e retenção de clientes.

Já em relação às práticas verdes podemos destacar:

  • logística flexível: que consiste em direcionar o veículo adequado para cada entrega;
  • rotas inteligentes: para diminuir o tempo de entrega e o uso de gasolina;
  • uso de meios de transporte alternativos de baixa emissão de carbono.

No futuro, é provável que ainda surjam outras alternativas, como caminhões elétricos e até entregas de drones.

2. Logística Reversa

Cada vez mais mercadorias são compradas online, o que significa que as devoluções e trocas também precisam ser feitas por esse canal.

E é aqui que muitas empresas ainda pecam. Para se manter competitivo e não frustrar o cliente, é crucial oferecer uma logística reversa otimizada para devoluções de produtos, trocas e até mesmo para o retorno de embalagens vazias à cadeia produtiva.

O fluxo de mercadorias que voltam ao estoque precisa ser tão eficaz quanto os produtos que saem.

Porém, existem alguns desafios a serem vencidos. O custo da logística reversa não pode superar o valor do produto, e é importante que as mercadorias não se percam no caminho.

Para superá-los, a empresa precisa garantir o máximo de eficiência logística ao contar com bons parceiros de negócio, como a Kangu.

Nós contamos com mais de 2.800 pontos Kangu para você enviar, receber ou devolver as encomendas, que garantem todo o cuidado e segurança necessário.

Desta forma, além de gerar maior praticidade para o empreendedor e para o cliente, também ajuda a reduzir os custos e o tempo com o processo.

3. Tecnologia

Com a pandemia da Covid-19 e o crescimento disparado dos e-commerces, o setor logístico precisou adotar estratégias inovadoras e tecnológicas para atender às mudanças.

Por isso, a tecnologia é uma grande tendência de frete para 2022, especificamente a IoT (Internet of Things).

A Internet das Coisas, em tradução para o português, é definida como a interconexão de dispositivos físicos e objetos para permitir uma troca contínua de dados de forma online.

Dentre esses processos está o monitoramento de entregas e rotatividade de produtos, que são fundamentais para cumprir prazos de entrega e melhorar a experiência do consumidor.

Inclusive, a tendência de frete é que cada vez mais as entregas possam ser acompanhadas em tempo real pelos clientes.

4. Entrega no mesmo dia 

Os clientes estão querendo entregas cada vez mais rápidas e a agilidade na entrega é um fator determinante para o consumidor fechar a compra.

Para conseguir adotar essa estratégia é preciso diminuir o tempo entre a aprovação do pagamento e a entrega do pedido.

Algumas das maneiras de fazer isso é restringir a algumas localidades próximas ao estoque do e-commerce ou utilizar as lojas físicas como centros de distribuição por meio de um sistema de integração de estoques, 

Outra alternativa, que inclusive é mais uma tendência de frete, é a entrega antecipada. Trata-se de uma evolução da entrega no mesmo dia.

O método consiste em prever as saídas de estoque e os pedidos de compra por meio de algoritmos que analisam os comportamentos do consumidor, como:

  • número de vezes que observou o produto;
  • tempo de permanência na página do produto;
  • abandono de carrinho;
  • histórico de pedidos.

Quando o algoritmo calcula o envio antecipado, o produto é embalado e enviado antecipadamente para o centro de distribuição mais próximo do potencial cliente.

Ao finalizar a compra, o produto é enviado para o endereço do cliente. Assim, a entrega fica ainda mais rápida.

5. Retiradas em pontos estratégicos

Alguns consumidores já adotam a retirada das suas compras em pontos estratégicos, seja para diminuir o custo com o frete, para ter o produto em mãos mais rapidamente ou por nunca ter alguém em casa para receber a encomenda.

Neste caso, a empresa pode oferecer a retirada na loja ou em outros pontos parceiros para oferecer maior flexibilidade ao consumidor.

Como seguir as tendências de frete? 

A Kangu te ajuda a aderir às principais tendências de frete com envios mais econômicos, ágeis e sustentáveis.

Por meio da nossa plataforma, nós conectamos você às principais transportadoras do Brasil. Conheça as vantagens de contar com a gente:

Conclusão

A escolha de como a sua empresa aproveitará o próximo ano é toda sua. Você pode acompanhar as tendências de frete e conquistar um diferencial competitivo ou deixar que outra marca faça isso por você.

Então, se você quer aderir às próximas tendências, clique agora mesmo no link abaixo e cadastre-se na Kangu.

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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