skip to Main Content

Custos de fretes: um pesadelo logístico (e como resolvê-lo)

O impacto na saúde financeira do seu e-commerce pode ser imenso – então, é bom aprender economizar nos fretes

Quem está no mercado de e-commerce, sabe: a logística é uma das partes mais importantes para garantir que a empresa fique no azul e que, quando essa área está organizada, os lucros tendem a aumentar. Além de trabalhar com os fornecedores corretos e de encontrar oportunidades de melhoria nesse setor, entender os custos de frete e fazê-los trabalhar a seu favor pode ser o segredo para otimizar a saúde financeira da sua empresa.

Mas o que são custos de frete? Eles são variáveis ou fixos? Será que existe alguma maneira de negociar com as transportadoras? E onde eu encontro os melhores preços e o melhor parceiro para me ajudar nessa área? Vamos responder todas essas perguntas neste artigo, mas já entregamos logo de cara um spoiler: com a Kangu, o pesadelo logístico dos custos de frete vira sonho rapidinho!

O que são custos de frete?

Custos de frete ou taxas de frete são os valores acordados entre o embarcador e a transportadora referentes aos gastos para movimentar a carga – ou seja, o produto do seu e-commerce – da origem até o destino.

Os custos de frete costumam ser compostos por diversas variáveis, em escalas quase sempre acordadas antes de fechar o contrato com cada transportadora. Para que o cenário fique justo para ambas as partes, é bastante comum que exista uma tabela de fretes como base para chegar nos valores combinados.

Essa tabela de frete também é uma ferramenta importante para garantir que nenhum erro aconteceu no processo de cobrança. Com base nela, a transportadora pode realizar os cálculos de cobrança e o embarcador (ou empreendedor digital, ou dono de e-commerce), conferir as faturas enviadas para pagamento.

Vamos conferir alguns dos custos de frete mais comuns?

Frete peso

O frete peso, como o nome já entrega, consiste no peso bruto das mercadorias. É uma das variáveis principais na hora do cálculo, já que é algo que impacta diretamente no transporte.

Frete valor

Calcula-se o frete valor com base na relação entre o peso bruto e o peso cubado – ou seja, o espaço que é realmente ocupado pela carga dentro do veículo. Para conhecer o peso cubado, usa-se uma fórmula que envolve o comprimento, a largura e altura da embalagem, além do fator de cubagem que a transportadora informa.

A regra aqui costuma ser a seguinte: o peso maior – bruto ou cubado – é que entra no cálculo.

Impostos

Você achou que o frete ia ficar isento? Infelizmente, não. As taxas de frente também sofrem incidência de imposto – no caso, estamos falando do famoso ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A alíquota varia entre os estados e, em alguns, pode chegar a 18% do valor da nota fiscal.

Taxas e Generalidades

Outro nome que já entrega tudo de primeira: estamos falando aqui de taxas que podem ser aplicadas aos fretes para ressarcir algum custo extra que a transportadora pode ter ao realizar a entrega.

Por exemplo: a SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), possui a Taca de Dificuldade na Entrega, uma generalidade cobrada para empresas que atuam na região do Amazonas, já que muitas vezes é difícil de realizar entregas nas partes mais inóspitas da região.

Abrangência

Esse é um valor que relaciona os locais atendidos pela transportadora. Normalmente, a abrangência é definida por regiões e cidades – as distâncias entre a origem e o destino, claro, também são fatores considerados na hora de calcular o frete.

Prazos

Esse ponto está diretamente ligado à abrangência. Também conhecido no mercado como transit time (tempo em trânsito, em tradução livre), nada mais é do que o tempo gasto entre o ponto de origem e a entrega no cliente.

Como você bem sabe, para entregas expressas e mais rápida, com transit time baixo, os valores costumam ser mais altos.

Tabela de frete: o que tem nela?

Os referenciais que compõem uma tabela de frete podem variar conforme o tipo de contrato realizado entre o lojista e a transportadora. Independentemente do acordo, existem alguns itens básicos que costumam aparecer em toda tabela de frete.

Ad Valorem

O Ad Valorem é um índice que considera as características da carga, o tempo de trânsito, o valor da mercadoria, a distância percorrida para a entrega, entre outras questões que podem estar ligadas à segurança e integridade dos produtos.

Para calcular o Ad Valorem, é comum que a base de cobrança seja um percentual sobre o valor da carga – valor que pode chegar a até 1,20% no caso de grandes distâncias.

GRIS

Outra taxa muito importante e que existe em todos os estados do Brasil. GRIS é a sigla para Gerenciamento de Risco. Ou seja, esse é um custo de frete criado para cobrir as despesas que a transportadora pode ter ao adotar medidas para prevenir e combater roubos e furtos das mercadorias transportadas. Também é cobrada em formato de percentual sobre o valor da nota fiscal – ou seja, independentemente da distância percorrida para realizar a entrega, esse valor não vai mudar.

O valor de referência do GRIS é de 0,30% sobre o valor da nota fiscal, sendo o mínimo de R$ 3,00.

TDE: Taxa de Dificuldade na Entrega

Falamos desse tipo de taxa acima, mas vamos mais a fundo aqui. A TDE – Taxa de Dificuldade de Entrega – também tem nome autoexplicativo: existe para ressarcir as transportadoras de custos adicionais que podem ser gerados por conta de dificuldades na hora de realizar uma entrega.

Além do exemplo já citado, que fala sobre regiões mais inóspitas e dificuldade de acesso, também podem gerar uma TDE exigências do cliente e/ou atrasos no processo de descarga da mercadoria.

Normalmente, a TDE é negociada entre a transportadora e o lojista e essa taxa pode chegar a 20% sobre o valor do frete.

TRT: Taxa de Restrição ao Trânsito

Já viu, na sua cidade, alguma placa indicando que caminhões ou veículos de carga não podem circular em determinados dias ou horários? Pois bem: é por conta desse tipo de restrição que existe a TRT, Taxa de Restrição ao Trânsito.

Esse custo de frete foi criado para cobrir gastos adicionais que as transportadoras assumem ao atuar em municípios que restringem a circulação de veículos de carga, assim como atividades relacionadas à carga e descarga de mercadorias em determinados locais.

Como isso incide sobre diversas entregas – cada veículo de carga costuma transporta muita coisa, certo? – o valor cobrado pela TRT é em formato de percentual sobre o valor do frete original e também pode chegar a até 20%, dependendo da localidade.

Taxa mínima

Também conhecida como frete mínimo, a cobrança é feita de forma a ressarcir as transportadoras dos custos referentes às cargas com um peso inferior ao ideal. No momento da contratação o peso mínimo é estabelecido e todas as cargas que estiverem abaixo dessa faixa pagam o valor mínimo — que costuma ser de R$ 50.

Pedágio

Os pedágios são cobrados nas rodovias, que podem ser administrados pelo poder público ou privado, e a quantidade e o valor desses pedágios no percurso para realizar a entrega podem gerar mais custos para o lojista.

Ao transportar cargas diversas de lojistas diversos, o ideal é que a transportadora faça o rateio de todos os pedidos existente no veículo e cobre proporcionalmente dos embarcadores.

Como a Kangu te ajuda com os custos de frete?

Ufa! Agora que já passamos pelos custos de frete mais comuns, como calculá-los, seus valores base e outros detalhes importantes para entender esse assunto, vamos ao que mais interessa: dica boa, fácil e prática para otimizar as taxas de frete no dia a dia. E o nome dessa dica é: Kangu!

A Kangu é uma empresa de logística que nasceu para revolucionar o mercado de fretes através de uma plataforma de envios que conecta vendedores a transportadoras com diversos pontos e modalidades de postagem.

E, com a Kangu, o que não faltam são soluções para encontrar a melhor forma de enviar uma encomenda. Olha só:

Calculadora de fretes

Vamos começar com a nossa queridinha: a calculadora de fretes! Você a encontra logo na nossa homepage e, com ela, fica fácil de calcular o valor de entrega para diversos lugares do Brasil. Basta preencher origem e destino da encomenda, as dimensões da caixa, o valor do produto e o peso bruto e clicar em “Calcular”.

Feito isso, pronto: em instantes, a calculadora de fretes da Kangu mostra diversas modalidades de entrega com várias transportadoras parceiras para você comparar, em um mesmo lugar, os preços e os prazos de entrega, deixando bem mais fácil de decidir por qual parceiro optar. Graças a essa tecnologia e às parcerias, é possível enviar para todo o Brasil e economizar até 75% nos fretes!

Pontos Kangu de coleta e retirada

Essa é uma novidade da Kangu que beneficia não só o lojista, mas toda a cadeira produtiva. No Brasil, o sistema de postagem e retirada em pontos de coleta é novo, mas essa já é uma modalidade que existe na Ásia e na Europa há bastante tempo e trouxe benefícios para micro e pequenos empreendedores de e-commerce e para pequenos negócios locais.

A tendência no mercado global ganhou o nome de PUDO: sigla para pick-up and drop-off. A metodologia foi desenvolvida para otimizar a logística de entrega ao fornecer ao criar um local em que o cliente pode realizar tanto a retirada de mercadorias (pick up) como o depósito de produtos (drop off) para troca.

Além de economizar o tempo e o dinheiro de quem deixa suas mercadorias nos pontos, existem diversos benefícios também para o estabelecimento que armazena as mercadorias. Os Pontos Kangu têm sua renda extra e ainda proporcionam maior circulação de pessoas dentro das lojas do bairro, aumentando a possibilidade de vendas e garantindo que o nome da sua marca circule mais pela região.

Hoje, já existem mais de 40 mil lojistas pelo Brasil que utilizam os pontos de coleta e retirada Kangu, que hoje somam mais de 2.800 estabelecimentos.

Na prática, funciona assim: se uma loja de e-commerce que atua na região é parceira da Kangu e faz uma venda, ela pode utilizar os Pontos Kangu para facilitar o envio. Neles, tudo é feito de forma digital, com QR Codes que você ativa e registra pelo celular.

Uma vez entregue, é só esperar o recolhimento das mercadorias pelos motoristas da Kangu e pronto: sua venda logo chegará para quem comprou ou em outro ponto de retirada mais próximo do cliente. Rápido, sem filas e sem stress.

Conclusão

Conhecer todas as etapas e as características de um processo é o segredo para dominá-lo e otimizá-lo. Com a logística, não é diferente. Entender os custos de frente, como eles são aplicados, sua base de cálculo e outros pormenores é fundamental para traçar um plano de crescimento e vendas  mais factível e também para negociar com as transportadoras parceiras.

Outro ponto relevante é que, ao conhecer as taxas de frete, você também pode realizar auditorias e conferência de faturas com mais facilidade, evitando cobranças indevidas e minimizando as chances de perder dinheiro por isso.

Vale lembrar, claro, que compilamos aqui as taxas de frete mais comum e como a Kangu pode te ajudar a otimizar todo esse processo logístico que pode ser um pesadelo. No entanto, existem outras modalidades de custos de frete que podem ser cobradas por transportadoras. Por isso a negociação é tão importante: esclareça todas as questões antes de fechar um contrato!

 

link pro ebook de vendas!

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top