skip to Main Content

Custo fixo e variável: saiba as diferenças e como administrá-los!

Bons empreendedores têm de saber quais são as diferenças entre o custo fixo e variável.

É inescapável, pois ao conhecer esses conceitos com profundidade, é possível ter um entendimento mais amplo do próprio negócio e de como gerenciar as finanças da empresa.

Como ser empreendedor é começar todo o mês com uma dívida para pagar, é muito importante que você tenha esses conceitos muito bem estabelecidos, pois assim você vai poder organizar todos os gastos da sua empresa de maneira consciente e planejada.

Entenda as diferenças entre custo fixo e variável, exemplos, como administrá-los e muito mais no texto a seguir! Boa leitura!

Calcule quanto seu comércio pode economizar em frete eficiência nas entregas

Antes, entenda como os gastos são classificados

Antes de saber qual é a diferença entre custo fixo e variável, é preciso estabelecer algumas definições e classificações.

Quando nos referimos aos gastos de uma empresa, podemos estar falando de várias coisas, que vão desde a despesa mensal de um aluguel ou plano de marketing até ao custo exigido para a fabricação de um produto ou envio de mercadorias.

Entretanto, é possível classificar os gastos de uma empresa, essencialmente, usando 3 termos: custos, despesas e perdas. Entenda a diferença entre eles antes de continuarmos:

O que são custos?

Os custos são os gastos necessários para fornecer o produto ao cliente. Ou seja, pode ser a compra de mercadorias para o estoque, produção de um produto, o pagamento de funcionários, o frete, entre outros.

O que torna um gasto uma despesa?

Já as despesas são aqueles gastos que estão relacionados a questões administrativas da empresa, como o aluguel, o pagamento de impostos, os gastos com marketing, etc.

Nesse sentido, é interessante notar que existem dois tipos de despesas, as fixas (que não sofrem alterações de valor conforme o volume de vendas)  e as variáveis (que podem aumentar ou diminuir de acordo com o volume de vendas).

São  diferentes dos custos fixos e variáveis, mas logo mais falaremos deles em detalhes.

E as perdas?

Por fim, as perdas são os gastos que não foram previstos e que não oferecem nenhum tipo de retorno para a empresa.

Exemplos clássicos são defeitos em equipamentos, acidentes, produtos que venceram no estoque, produtos defeituosos que foram devolvidos, etc.

O que implica a classificação entre Fixos e Variáveis?

Agora que sabemos o que exatamente são os custos, é hora de entender a diferença entre custos fixos e variáveis.

Custos Variáveis: o que são, como calcular e exemplos

Os custos variáveis são aqueles que acontecem ocasionalmente e sem uma frequência certa. Geralmente, são custos relacionados à atividade da empresa, mas não necessariamente estão sempre vinculados a ela. 

Alguns exemplos são o pagamento de horas extras, comissões sobre número de vendas, juros pagos, multas, manutenção de equipamentos, etc.

Dessa forma, é possível calcular o custo variável de cada produto vendido, ou o custo variável por unidade.

Basta dividir o custo variável total pela quantidade de produtos vendidos e você terá o custo variável por unidade e vai poder precificar melhor os produtos da sua loja.

Custos Fixos: o que são, como calcular e exemplos

Já o custo fixo é aquele que uma empresa tem todo mês, independentemente de estar operando ou não. O fixo de “custo fixo” se refere a frequência em que esse custo incidirá.

Nesse sentido, ela pode ser semanal, mensal, semestral, anual, etc.

Exemplos desse tipo de custo são o aluguel, o salário dos funcionários (e o dinheiro que deve ser guardado para o décimo terceiro para trabalhadores CLT), energia elétrica, água, etc.

Eles podem até ser variáveis no sentido de que o valor de algum desses custos varie mensalmente, mas eles são fixos porque virão independente do que aconteça com a empresa.

Para calcular o custo fixo médio por produto da sua empresa, primeiro é preciso calcular o custo fixo total.

Depois de somar todos os custos fixos, é hora de calcular o custo médio por unidade. Para fazer isso, divida o total de custos fixos pelo número total de unidades.

Mas afinal, como classificar os custos pode ajudar meu negócio?

O principal benefício de classificar os custos entre fixos e variáveis é que isso vai te ajudar a precificar os seus produtos de forma muito mais eficiente e inteligente.

Sabendo os custos fixos e variáveis por unidade dos produtos que você vende, vai ficar mais fácil oferecer descontos em períodos de promoções, como a Black Friday, por exemplo.

Assim, você ganha vantagem competitiva dentro do mercado, uma vez que vai poder controlar esses gastos e oferecer descontos mais vantajosos que a concorrência, ganhar reputação no mercado e prospectar clientes.

Além disso, estabelecer bem os custos fixos e variáveis da empresa te ajuda no controle e administração do processo de planejamento e tomada de decisões.

Como incluir custo fixo no preço de venda?

Na hora de precificar os seus produtos, você precisa apurar todos custos fixos e descobrir o custo fixo por unidade que vimos anteriormente.

A partir disso, você deve fazer o cálculo assim: total anual de despesas fixas dividido pelo total anual de vendas vezes 100.

Essa conta indica o percentual que as despesas fixas representam nas vendas. Aí é só adicionar esse valor sobre o preço que será cobrado e você consegue cobrir esses custos e ter uma precisão mais exata da sua margem de lucro.

Conclusão

Como vimos, os custos fixos e variáveis são uma ferramenta muito importante tanto para a administração e processos de tomada de decisão da sua empresa quanto na hora de precificar os seus produtos no mercado.

O custo fixo representa aqueles custos que são frequentes independentemente do funcionamento da empresa, como o aluguel, contas de água e luz, o salário dos funcionários considerando-se o valor a ser guardado para o décimo terceiro, etc.

Já o custo variável é aquele que acontece ocasionalmente, sem uma frequência certa, como hora extra, juros, comissões por vendas, manutenção de equipamentos, etc.

Sabendo o custo fixo e o custo variável por unidade, é possível precificar melhor os seus produtos e, em temporadas de desconto, como a Black Friday, oferecer descontos maiores que o concorrente sem que isso impacte diretamente no seu faturamento.

Portanto, se você quer colocar as contas da sua empresa em dia a ponto de poder aproveitar as oportunidades de faturar com mais segurança, não deixe de aplicar todos os conceitos que aprendemos hoje na prática.

Uma vez que você estiver sendo inundado com vendas e precisar contratar um serviço de frete, lembre-se da Kangu! Vamos te ajudar a tornar a sua operação mais eficiente!

Reduza custos e torne sua operação mais ágil e eficiente, conheças agora as soluções da Kangu!

Back To Top